Análise: excesso de nervosismo faz Cruzeiro ter nova lição no ano

4 min read
Falta de maturidade de jogadores experientes pode custar caro ao time na sequência da temporada Não é dia para analisar escalação, esquema tático, postura em campo ou jogadas. O descontrole emocional quase fez o Cruzeiro sair de campo derrotado no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Mineiro. Falar em fatores externos e outros argumentos, é deixar de olhar para os próprios problemas.
+ ✅ Clique aqui e siga o canal da torcida do Cruzeiro no WhatsApp!
Tombense 0 x 0 Cruzeiro | Melhores momentos | Campeonato Mineiro 2024
Mais notícias do Cruzeiro
Atuações do Cruzeiro: time sofre após expulsão e não sai do 0 a 0
Contratações do Cruzeiro para 2024: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
Diante do Tombense, no Ipatingão, o empate sem gols precisa ser valorizado pela equipe do técnico Nicolás Larcamón. E mais do que isso, é necessário tirar lições a respeito do comportamento de jogadores experientes em partidas decisivas.
O torcedor do Cruzeiro vem de enorme frustação diante da eliminação para o Sousa, na Paraíba, na primeira fase da Copa do Brasil, quando o time não entendeu as condições de jogo e foi penalizado ao ter a meta vazada pelos adversários na reta final da partida.
Tombense e Cruzeiro ficaram no 0 a 0 no jogo de ida das semifinais do Campeonato Mineiro
Staff Images / Cruzeiro
Nesse domingo, o Cruzeiro começou melhor a partida. Diante das condições do gramado, Larcamón optou por escala Rafael Elias como titular, preservando o titular Juan Dinenno. Segundo a assessoria da Raposa, o atacante argentino ficou no banco, por causa de “excesso de carga”, que poderia ocasionar em uma lesão.
Se o treinador foi cauteloso, o mesmo não se pode dizer do experiente zagueiro Zé Ivaldo. Aos 11 minutos, ele levou o cartão amarelo ao cortar um lançamento com o braço. Não houve protesto dos companheiros nesse lance.
Aos 33, o zagueiro foi imprudente na disputa de bola com Rafinha. O zagueiro errou ao entrar de maneira brusca em uma jogada na intermediária. Não era necessário, o excesso de força naquele lance.
Aos 31 min do 1º tempo – Zé Ivaldo é expulso no Cruzeiro contra o Tombense após revisão do VAR
Com o auxílio do VAR, que recomendou a revisão da jogada, Zé Ivaldo recebeu o cartão vermelho direto. Foi o sétimo cartão do defensor em oito partidas na temporada. Fica claro que a atitude do zagueiro, que tem se destacado também no setor ofensivo, precisa ser revista, principalmente pela importância do defensor no elenco.
Os minutos finais do primeiro tempo foram de pressão do Tombense. Méritos aí para Rafael Cabral. O goleiro seguiu como figura importante no segundo tempo. Com Lucas Romero recuado ao lado de João Marcelo na zaga, o time de Tombos seguiu em busca do gol.
O Cruzeiro demorou, mas recuperou o domínio das ações em campo e passou a pressionar a defesa rival. O time de Larcamón era superior na reta final do segundo tempo, até que veio a expulsão do lateral Marlon.
Aos 39 min do 2º tempo – cartão vermelho de Marlon do Cruzeiro contra o Tombense
O jogador se excedeu ao reclamar com o auxiliar e levou o cartão amarelo. Era o momento de se conter diante da advertência, mas preferiu seguir protestando e recebeu o segundo amarelo, que gerou o vermelho.
O time terminou a partida com dois jogadores a menos. Mesmo assim ainda teve chance de fazer o gol, que poderia significar a vitória no Ipatingão. O jogo terminou com o placar de 0 a 0 e uma sensação de alívio, apesar de alguns protestos contra a arbitragem após o apito final.
“Mais polêmica que futebol no jogo do Cruzeiro”, analisa Fernanda | Voz da Torcida
Durante a coletiva, Larcamón citou a palavra inteligência em uma das respostas. O treinador precisa absorver e transmitir essa lição ao grupo. Apesar de estar na fase decisiva do Campeonato Mineiro, ainda é começo de temporada.
É momento de se tirar lições e aprender. O destempero emocional e a imprudência podem custar caro no trabalho, que ainda não fechou o primeiro trimestre. Se o Campeonato Mineiro está acabando, ainda teremos Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana. Tempo para repensar não falta.
Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv
🎧 Ouça o podcast ge Cruzeiro 🎧

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours