Quem é Savinho? Novidade na lista de Dorival é sensação na Espanha e foi elogiado por Ancelotti

4 min read
Atacante ganhou primeira oportunidade pelo Atlético-MG aos 16 anos, foi lapidado por Sampaoli e vai realizar sonho de trabalhar com Guardiola Um garoto de 19 anos apareceu como a grande novidade da primeira convocação do técnico Dorival Júnior na Seleção Brasileira. Savinho tem despertado a atenção do futebol europeu pela temporada que tem feito no Girona – surpresa do Campeonato Espanhol. Ele foi chamado para participar dos amistosos contra Inglaterra e Espanha, no final de março.
Savinho é destaque no Campeonato Espanhol e está na mira do Barcelona
Confira a lista completa da convocação para a seleção brasileira
Palmeiras dá aval à CBF para fechar com o gerente Cícero Souza e aguarda desfecho do negócio
A história
Savinho é natural do Espírito Santo e joga futebol desde pequeno. Aos 12 anos, foi descoberto pelo Atlético e viveu a primeira grande mudança pelo sonho de se tornar jogador.
A caminhada pela seleção iniciou cedo – no sub-15, e seguiu até a categoria sub-20. Agora, ele dá o primeiro passo na principal. Aos 16 anos, o atacante despertou a atenção do então treinador do Galo, Jorge Sampaoli, e começou a treinar com o elenco. Ali, a história no profissional começava a ser escrita.
– Ele me adotou como um filho, me ajudou bastante dentro e fora do campo. Ele pegava muito no meu pé.
Savinho e Sampaoli, do Atlético-MG
Pedro Souza / Atlético-MG
Em 2020, o garoto teve a primeira oportunidade com o treinador argentino. Com isso, entrou em uma lista seleta de atletas, do Galo, que debutaram no profissional antes mesmo de completar 17 anos. Uma lista que tem Reinaldo, um dos maiores ídolos da história do clube.
Savinho disputou oito jogos, sempre tratado como uma joia. No ano seguinte, logo iniciou as conversas para ser vendido ao Grupo City. Enquanto o acordo não se desenrolava, o atacante seguiu no Alvinegro e marcou o seu primeiro gol pelo profissional diante Independiente del Valle, pela fase de grupos da Libertadores.
A venda do atacante foi confirmada em junho de 2022. O Galo negociou 87,5% dos direitos por 6,5 milhões de euros, com possibilidade de receber mais 6 milhões de euros em bônus.
Na Libertadores, Atlético-MG vence com gols de Hulk e de Savinho
No primeiro momento, o atacante foi inscrito no Troyes, da França, mas atuou inicialmente pelo PSV, da Holanda. A passagem no futebol holandês não foi positiva. Savinho teve um problema de lesão e atuou pouco.
Em 2023, passou por um novo empréstimo, agora ao Girona, da Espanha. Deu certo. Não demorou muito para Savinho virar protagonista e agitar os bastidores do futebol europeu. O Girona chegou a liderar o Espanhol ao bater o Barcelona por 4 a 2, pela La Liga.
Pelo clube, disputou 30 partidas, marcou nove gols e anotou sete assistências. Não à toa entrou em uma lista de prováveis contratações do Barcelona e foi elogiado pelo técnico Carlo Ancelotti, do Real Madrid.
– É um jogador jovem que está indo muito bem e mostrando muita qualidade.
Savinho marca dois e o Girona volta a vencer em LaLiga
David Ramos/Getty Images
Em fevereiro, Savinho foi comprado pelo Manchester City, que pertence ao grupo City. A imprensa europeia indicou que o brasileiro teve ofertas de grandes clubes da Alemanha e outros da Premier League. As propostas chegariam aos 40 milhões de euros (R$ 214 milhões).
Segundo o ge apurou, não está descartada a permanência de Savinho no Girona por mais uma temporada emprestado pelo Manchester City. O ponta disputaria a Champions League com a equipe catalã antes de ir para o time de Pep Guardiola. Porém, tal possibilidade ainda vai ser discutida.
Savinho revela foco em trabalhar com Guardiola: “Objetivo é chegar no Manchester City”
Assista: tudo sobre o Atlético no ge, na Globo e no Sportv
t
🎧 Ouça o podcast ge Atlético 🎧

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours