Rolê aleatório: confusão nas Laranjeiras fez torcedor do Athletico comemorar derrota do próprio time por queda do Flu

3 min read
Briga generalizada acirrou rivalidade entre os times em 1996; cariocas contavam com ajuda na última rodada, mas Criciúma levou a melhor em Curitiba. Para o delírio dos rubro-negros
A última rodada do Campeonato Brasileiro de 1996 proporcionou um cenário inusitado na antiga Arena da Baixada. O Athletico perdeu para o Criciúma por 2 a 1, mas os torcedores do Furacão celebraram a derrota do próprio time e a permanência dos catarinenses na elite. O resultado rebaixou (ou quase) o Fluminense para a Série B.
Personagens relembram Athletico x Criciúma de 1996
+ Mais notícias do Athletico
+ Mais notícias do Criciúma
+ Mais notícias do Fluminense
A festa dos atleticanos se explica por uma confusão generalizada em um jogo nas Laranjeiras semanas antes. O Fluminense saiu na frente com Leonardo, mas o Furacão virou com Luís Carlos Matos e Paulo Rink, duas vezes.
O pivô da briga foi o goleiro Ricardo Pinto, do Athletico, e com passagem de quase dez anos pelo Flu. Provocado pela torcida durante o jogo, Ricardo vibrou com o resultado, e os torcedores invadiram o campo para agredi-lo — o goleiro ficou gravemente ferido e foi internado na UTI com traumatismo craniano e edema cerebral.
– Quando aquilo aconteceu, eu estava assistindo pela TV com os amigos, e nós ficamos revoltados. De pensar: sorte que esses caras não vêm jogar aqui esse ano. Se a gente pudesse ajudar a rebaixar, tava ótimo. Fomos para fazer festa – relembra Hugo Pantoni, torcedor do Athletico.
– A torcida do Athletico começou a torcer pelo nosso time. Subimos no alambrado e comemoramos com a torcida dos caras. Foi um jogo inesquecível – conta Paulo Henrique, ex-jogador do Criciúma.
Briga nas Laranjeiras e agressão a Ricardo Pinto em Fluminense x Atlético-PR
Reprodução
+ Siga o GEPR no Facebook
Semanas depois, o Fluminense chegou à última rodada precisando de uma combinação de resultados para evitar a queda. Além de vencer o seu jogo contra o Vitória, no Espírito Santo, contava com triunfos de Flamengo e Athletico sobre Bahia e Criciúma, respectivamente.
Desfalque nas rodadas anteriores por conta das agressões sofridas no Rio de Janeiro, Ricardo Pinto fez questão de reaparecer na Arena da Baixada. Antes da partida, desfilou para a torcida e jogou bonés em direção às arquibancadas.
No campo, o time catarinense venceu por 2 a 1, confirmou a permanência na elite e ajudou a decretar o rebaixamento do Flu. Um dos gols, inclusive, foi marcado por Marcão, auxiliar fixo do time carioca atualmente.
– Parte da torcida começou a valorizar e comemorar nossa vitória. Muita gente interpretou que o Athletico facilitou o jogo para o Criciúma. Pelo contrário. Foi uma partida muito difícil, mas felizmente conseguimos virar – conta Wilsão, ex-zagueiro da equipe catarinense.
Em 1996, o Fluminense cai para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro
Meses depois, após o caso Ivens Mendes, a CBF decidiu anular os rebaixamentos de Fluminense e Bragantino. Na edição seguinte, porém, o Flu acabou rebaixado novamente e teve que disputar a Série B em 1998.
Athletico e Criciúma duelam nesta quinta-feira, pela oitava rodada, às 20h (de Brasília). O ge acompanha em tempo real.
Ricardo Pinto Fluminense x Atlético-PR
Reprodução
Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours