‘Barbie’, ‘Transformers’, ‘He-Man’ e mais: conheça filmes e séries baseados em brinquedos

7 min read
Saiba onde assistir a 10 filmes e séries baseados em brinquedos icônicos Barbie, Transformers e He-man: veja filmes e séries baseados em brinquedos
Divulgação
Nem sempre o lugar de um brinquedo será na estante – e Hollywood sabe muito bem disso. Produções para os cinemas ou para a TV já ajudaram a dar vida às histórias de brinquedos queridos por diferentes gerações de crianças, expandido os universos associados a esses produtos e atingindo novos públicos.
Por vezes, adaptações se tornaram tão bem sucedidas que as produções conseguiram ter mais impacto cultural que os próprios produtos nos quais são inspirados.
Abaixo, relembre 10 filmes e séries baseados em brinquedos:
Barbie
Margot Robbie e Ryan Gosling em Barbie
IMDB/Divulgação Warner Bros.
Dirigido por Greta Gerwig, “Barbie” (2023) foi um dos grandes fenômenos do cinema em 2023, com uma bilheteria bilionária, aclamação da crítica especializada e múltiplas indicações ao Oscar e Globo de Ouro. Com Margot Robbie no papel da icônica boneca da Mattel, o longa-metragem une comédia, fantasia e drama, apresenta os dilemas existenciais da Barbie, que aparenta levar uma vida perfeita na Barbielândia até perceber que precisa ir para o mundo real em busca de respostas sobre quem ela é de verdade.
Onde ver: Max
Barbie: descubra como surgiu a boneca mais famosa do mundo
Transformers
Cena de ‘Transformers’
Divulgação
Os filmes da saga “Transformers” acompanham a eterna disputa do bem contra o mal representada por dois clãs de robôs-alienígenas que lutam pelo controle do universo. Personagens clássicos como Optimus Prime, Bumblebee e Megatron são baseados na linha de brinquedos produzida pela empresa americana Hasbro, que licenciou os brinquedos originais criados pela companhia japonesa Takara Tomy. Ainda nos anos 80, os personagens ganharam suas primeiras séries animadas (ao todo, 28 temporadas já foram produzidas). Em live-action, a franquia provou ter ainda mais apelo comercial. Quem deu o pontapé nas adaptações com atores da saga foi o cineasta Michael Bay, que comandou “Transformers” (2007), estrelado por Shia LaBeouf e Megan Fox, e outras quatro sequências da franquia.
Onde ver: Globoplay, Netflix, Star+ e Paramount+
Shia LaBeouf teria intenção de se tornar diácono depois de ingressar na Igreja Católica, diz site
He-Man e os Defensores do Universo
He-Man e os Defensores do Universo
Divulgação
A Mattel começou a desenvolver as figuras de ação do He-Man ainda no final da década de 1970, após recusar uma oferta para produzir brinquedos oficiais do universo Star Wars, franquia que se tornou um imenso sucesso. Disposta a criar uma linha bem sucedida de brinquedos para compensar o erro de não ter capitalizado o sucesso de Star Wars, a empresa desenvolveu o personagem He-Man, um guerreiro do planeta Eternia famoso por bradar a frase “Pelos poderes de Grayskull! Eu tenho a força!” ao empunhar a Espada do Poder.
A versão mais conhecida do personagem ganhou as telinhas com a animação “He-Man e os Mestres do Universo” (1983-1985), mas o universo da franquia também ganhou outras produções, como uma saga reimaginada lançada em 2021, “Mestres do Universo: Salvando Eternia” (2021), “Mestres do Universo: A Revolução” (2024) e “She-Ra e as Princesas do Poder” (2018-2020).
Onde ver: Netflix
Trolls
Filme Trolls
Reprodução/IMDb
Repleto de canções de sucesso e com Justin Timberlake, Anna Kendrick e Zooey Deschanel no elenco de vozes originais, a animação musical “Trolls” (2016) conquistou o público infantil ao apresentar as aventuras de criaturas felizes que amam cantar em um universo multicolorido. O filme é baseado em uma famosa linha de brinquedos criada na Dinamarca inspirada em figuras do folclore escandinavo.
Onde ver: Prime Video
G.I. Joe
Snake Eyes em ‘G.I. Joe: A Origem de Cobra’
IMDB
Produzidos pela Hasbro, os brinquedos da linha G.I. Joe chegaram a ficar conhecidos no Brasil como “Comandos em Ação”, que chegou a inspirar uma série de desenho animado exibida pela Globo entre 1986 e 1995. Em live-action, os personagens ganharam as telonas com o filme de ação “G.I. Joe – A Origem de Cobra” (2009), sobre uma equipe de soldados de elite que enfrenta uma organização misteriosa liderada por um traficante de armas. O filme ganhou a sequência “G.I. Joe: Retaliação” (2013, foto) e o spin-off “G.I. Joe Origens: Snake Eyes” (2021)
Onde ver: Prime Video (assinatura premium)
My Little Pony
Cena de ‘My Little Pony: A Amizade é Mágica’
Divulgação
Os brinquedos da linha My Little Pony foram criados pela Hasbro em 1981 e logo se expandiram para outras mídias. Após diferentes versões da série animada ganharem a TV nos anos 1980 e 1990, a série “My Little Pony: A Amizade É Mágica” fez a unicórnio Twilight Sparkle e suas amigas ganharem mais popularidade do que nunca. A saga foi adaptada para um filme em 2017 e, anos depois, a atração virou mais uma série animada, “My Little Pony: Deixe sua Marca” (2022-2023) e um novo longa-metragem, “My Little Pony: Nova Geração” (2021).
Onde ver ‘My Little Pony: A Amizade É Mágica’ (2010-2019): Globoplay
Onde ver ‘My Little Pony: Deixe sua Marca’ (2022-2023) e ‘My Little Pony: Nova Geração’ (2021): Netflix
Uma Aventura LEGO
‘Uma Aventura LEGO’
Divulgação
Um dos filmes mais aclamados entre os longa-metragens baseados em brinquedos é “Uma Aventura LEGO” (2014), baseado na popular linha de blocos de montar produzida na Dinamarca. Com direção de Phil Lord e Christopher Miller, que venceram o Oscar de melhor animação pelo trabalho em “Homem-Aranha: No Aranhaverso”, o filme traz a jornada do pacato Emmet, apontado como o destinado sujeito que irá cumprir uma profecia e liderar as miniaturas do universo LEGO contra um tirano.
Onde ver: Max
Ursinhos Carinhosos
‘Ursinhos Carinhosos’
Divulgação
Inicialmente criados para estampar uma linha de cartões comemorativos em 1981, os Ursinhos Carinhosos logo viraram uma trupe de ursinhos de pelúcia que inspirou diversas séries animadas a partir da década de 1980. Na trama, eles espalham bons sentimentos e protegem o Reino do Carinho do vilão Coração Gelado. A atual versão da série animada – a nona até o momento – leva o título de “Ursinhos Carinhosos: Libere a Magia” e estreou em 2019.
Onde ver: Globoplay
Playmobil: O Filme
‘Playmobil: O Filme’
Divulgação
“Playmobil: O Filme” leva o universo dos brinquedos criados na Alemanha para as telonas em uma trama sobre uma jovem que embarca em uma aventura ao lado de um agente secreto para salvar seu irmão e resolver um mistério. O elenco original de vozes conta com nomes como Anya Taylor-Joy, Daniel Radcliffe, Adam Lambert e Meghan Trainor.
Onde ver: Netflix
Max Steel
‘Max Steel’
Divulgação
Criado em 1999, o boneco Max Steel foi promovido pela Mattel em séries de TV e diversos filmes animados até ganhar um filme live-action em 2016. Com Ben Winchell no papel principal, o filme mostra como o adolescente Max McGrath desenvolve poderes especiais após entrar em contato com uma criatura alienígena chamada Steel.
Onde ver: disponível para locação no YouTube, Google Play e Apple TV
Leia também
Live-action de animes: séries fazem novas versões de histórias conhecidas; veja lista

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours