Idealizador do Prêmio da Música Brasileira explica homenagem a Tim Maia e revela pedidos de ‘preferidas’ do cantor nos bastidores do evento

3 min read
Vinte e seis anos após sua morte, legado do cantor continua vivo e será celebrado na 31ª edição da premiação Tim Maia
Reprodução
Considerado um cantor e compositor extraordinário, Tim Maia, que morreu em 1998, aos 55 anos, marcou a música brasileira com sua voz potente e jeito original. Pioneiro ao mesclar ritmos como o baião brasileiro e o soul americano, Tim deixou uma coletânia de sucessos de herança para a música.
Não é à toa que seu legado foi escolhido para ser homenageado na 31ª edição Prêmio da Música Brasileira, que acontece dia 12 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
✅ Clique aqui e participe do canal do gshow no Whatsapp
Em conversa com o gshow, José Maurício Machline, idealizador do prêmio, contou que reconhecer a grandiosidade de Tim Maia no PMB foi unânime por conta da sua influência e por seu estilo único de cantar.
“A gente tem uma regra básica que está no nosso regulamento, que é um ano um homenageado vivo e, no outro ano, um falecido. O ano passado foi Alcione, e esse ano foi sugerido ao conselho Tim Maia, que foi votado por unanimidade. Por quê? Pela importância que ele tem na história da música brasileira. Por ele ser o grande difusor da música preta brasileira, por ter um estilo de cantar único que é repetido até hoje por gerações de novos músicos e pelo número de sucessos que ele tem”, explicou Machline.
“Se você for a festas de qualquer tipo de comemoração, de qualquer geração, sempre acabar numa música do Tim Maia, com toda a pista efusiva dançando alegre e feliz. Isso é de uma importância que poucos artistas têm na história das suas carreiras.”
Artistas que se apresentarão ao vivo na 31ª edição do Prêmio da Música Brasileira
Divulgação
Disputa por clássicos
Este ano, a homenagem a Tim Maia na premiação terá Marisa Monte, Xamã, Gloria Groove, Pedro Sampaio e Seu Jorge, entre 28 nomes consagrados e revelações que farão interpretações inéditas de Tim.
“Olha, e esse ano foi tão difícil fazer o roteiro com as músicas do Tim Maia, porque ele é um compositor que tem tantos sucessos, um intérprete tão rico, que pra gente chegar nesse roteiro final já foi uma luta diária e demorada”, explica Machline.
José Maurício Machline
Divulgação
Outra dificuldade de Machline foi na hora de distribuir alguns clássicos para os artistas que vão participar da premiação em 2024. Segundo ele, mesmo com o roteiro já fechado, ainda rolaram alguns pedidos.
“Várias pessoas pediram para participar, ‘eu quero a música tal’, ou ‘eu quero a música Y’, ‘deixa eu cantar aquela outra?’. Até agora, que a gente já tem o roteiro todo fechado, artistas me ligam e pedem: ‘deixa eu cantar tal música'”, contou rindo.
E para quem não for ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, será possível conferir a premiação e toda a homenagem a Tim Maia pela transmissão do Canal Brasil pelo Globoplay +Canais a partir das 20h45.
✅Assista a transmissão no dia 12 de junho no Canal Brasil pelo Globoplay +Canais
+Prêmio da Música Brasileira

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours