Dengue: Sorocaba decreta situação de emergência e amplia horário de atendimento em três UBSs

4 min read
UBSs Fiori, Simus e Hortência vão atender exclusivamente pacientes com sintomas de dengue entre 19h e 22h. Cidade confirmou 1.348 casos da doença neste ano. Prefeitura de Sorocaba anuncia medidas de combate ao avanço da dengue nesta segunda-feira
Devido ao avanço da dengue em Sorocaba (SP), a prefeitura decretou situação de emergência, conforme anunciado durante coletiva nesta segunda-feira (4). Duas mortes por suspeita da doença são investigadas e o primeiro caso de chikungunya foi registrado este ano na cidade.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Segundo a prefeitura, três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão atender em horário ampliado para realização de exames, protocolo de hidratação de pacientes e atendimento de pessoas com sintomas da doença. São as unidades:
Fiori;
Hortência;
Simus.
As UBSs funcionarão das 7h às 22h, mas com exclusividade de atendimento a pacientes com sintomas de dengue das 19h às 22h.
De acordo com o secretário de Saúde de Sorocaba, Cláudio Pompeo, o número de casos nas próximas semanas deve aumentar significativamente. Por isso, a prefeitura determinou a ampliação no atendimento nas UBSs.
“Já sabendo que podemos enfrentar um aumento na procura de atendimento médico, nós decidimos pela ampliação em três unidades para garantir atendimento a todos os moradores”, aponta.
O secretário também ressalta que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) permanecem atendendo pessoas com sintomas da doença e que a mudança é apenas um reforço diante do cenário epidemiológico.
Cláudio Pompeo, secretário da saúde de Sorocaba (SP)
Jamie Rafael/TV TEM
O decreto municipal, que tem duração de 90 dias e será publicado na edição desta segunda-feira do Jornal O Município de Sorocaba, autoriza as equipes a entrarem em imóveis abandonados e autuar moradores, além de permitir a contratação de profissionais temporários para atuar no combate ao mosquito.
A prefeitura informou que vai intensificar ações educativas, visitas às casas e nebulizações noturnas com caminhonetes da Vigilância em Saúde.
Aedes aegypti: zoonoses encontra focos do mosquito transmissor da dengue em planta
‘Nave’ mata mosquito
Um drone que foi desenvolvido em parceria com o Parque Tecnológico de Sorocaba e duas empresas agrícolas deve começar a ser usado nesta segunda-feira, após um voo teste, realizado no dia 26 de fevereiro.
A “nave” faz a pulverização de inseticida em terrenos e regiões de difícil acesso ou isoladas. O aparelho tem capacidade de armazenar 40 litros de inseticida e voa a uma altura máxima de 100 metros.
O uso do equipamento é uma das medidas de reforço no combate à proliferação do mosquito, segundo a prefeitura.
Cenário epidemiológico
Nesta segunda-feira, a cidade confirmou 1.348 casos, sendo 1.252 autóctones, 95 importados (contraídos em outra cidade) e um indeterminado. Em todo o ano passado, foram registrados cerca de 4,6 mil casos e três mortes.
Sorocaba registra cerca de 4.600 casos de dengue neste ano
Reprodução/TV TEM
Prevenção e cuidados
De acordo com o biólogo entomologista Giuliano Zacarin, o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, é mais propenso a atacar durante o período da manhã e no fim do dia.
“O horário propício para picadas do mosquito é entre 7h30 e 10h. Depois, entre 15h30 e 19h. Ele também pode atacar durante o período noturno, porém, as chances são menores”, explica.
Dengue: médico infectologista fala sobre riscos da doença
Para se prevenir, o profissional recomenda usar repelentes à base de icaridina. Além disso, as pessoas que possuem uma alta transpiração devem redobrar o cuidado:
“Todos devem tomar o cuidado possível, através do repelente de icaridina. É importante passar na região da cintura para baixo, na altura do voo do mosquito. Aqueles que transpiram bastante devem se cuidar mais ainda, já que o ácido lático e a temperatura mais elevada o atraem”, finaliza.
A população também deve contribuir com as ações de prevenção à proliferação do mosquito, evitando deixar objetos que acumulem água parada e limpa, limpando quintais, áreas verdes e outras imóveis que sirvam de criadouros do Aedes aegypti.
Equipes da Vigilância Epidemiológica fazem visita nas casas para identificar criadouros do mosquito da dengue
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours