Imposto de Renda 2024: veja o calendário dos lotes de restituição

Prazo de entrega do IR 2024 começa em 15 de março e se estende até 31 de maio. Quem usar o modelo pré-preenchido ou a restituição via PIX terá prioridade na restituição. A Secretaria da Receita Federal publicou nesta quarta-feira (6), juntamente com as regras do Imposto de Renda 2024, ano-base 2023, o calendário de restituições.
Recebe primeiro a restituição do Imposto de Renda quem envia a declaração mais cedo, após a abertura do prazo de entrega, que vai de 15 de março a 31 de maio em 2024 – sem erros ou omissões.
Entretanto, assim como em anos anteriores, porém, o recebimento dos valores só ocorrerá após o pagamento aos grupos prioritários, que são (por ordem):
idosos acima de 80 anos;
idosos entre 60 e 79 anos;
contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Após o pagamentos dos grupos prioritários, serão pagas, ainda, as restituições de contribuintes que adotarem o modelo pré-preenchido para declarar o Imposto de Renda 2024, ou que optarem por receber a restituição via PIX (sistema de transferências em tempo real).
▶️ Por exemplo: um contribuinte que não está nos grupos prioritários entrega a declaração em 15 de março, logo no início do prazo legal, e não apresenta declaração pré-preenchida ou informa o PIX. Ele receberá a restituição depois de outra pessoa que enviou o documento no último dia do prazo legal, em 31 de maio (que tenha usado esses procedimentos).
A explicação da Receita Federal é que foi criada, desde o ano passado, uma outra faixa de prioridade, incluindo os contribuintes que entregaram a declaração pré-preenchida ou que informaram o PIX para recebimento dos valores.
Veja o calendário de restituições do IR em 2024
1º lote: 31 de maio
2º lote: 28 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 30 de agosto
5º lote: 30 de setembro

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours