Lucro dos bancos soma R$ 145 bilhões em 2023 e bate recorde, revela Banco Central

O lucro líquido dos bancos subiu 5% em 2023, para R$ 145 bilhões, e bateu novo recorde histórico, informou nesta quinta-feira (6) o Banco Central. A instituição não informou qual o valor ajustado exato do lucro de 2022.
O aumento do lucro das instituições financeiras aconteceu em um ano no qual a taxa básica de juros da economia, fixada pelo Banco Central para conter a inflação, ficou em 13,75% ao ano até meados junho do ano passado — o que representou patamar elevado, em termos reais, na comparação internacional.
A taxa Selic começou a cair somente em agosto de 2023, terminando o último ano em 11,75% ao ano, nível ainda alto na comparação internacional.
O patamar da taxa básica de juros da economia brasileira tem sido criticada recorrentemente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O BC goza de autonomia em sua atuação, sendo que a atual diretoria, inclusive Roberto Campos Neto, presidente da instituição, foi indicada, em sua maioria, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
O Banco Central tem argumentado que sua atuação, na fixação da taxa de juros, é técnica, e busca conter a inflação. Em seus documentos, informa que a pressão inflacionária prejudica, principalmente, a população de baixa renda.
“Ao longo de 2023, o retorno do crédito aumentou, influenciado pelo peso das safras recentes nas receitas de crédito contratadas a taxas mais altas. O custo de captação também se elevou no período, mas apresentou redução no quarto trimestre em decorrência da queda da taxa Selic a partir de agosto”, informou o BC.
Segundo a instituição, a margem bruta de lucro das instituições financeiras “tende a continuar à medida que os efeitos da queda da taxa Selic permaneçam reduzindo o custo de captação de forma maisr rápida que o retorno do crédito”.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours