Produção de amendoim mais que triplica no Brasil, ganha o mundo e pesquisadores já criam tipos mais saudáveis

A partir de estudos genéticos, pesquisador Ignácio Godoy desenvolveu amendoins com baixa taxa de triglicérides e de colesterol ruim, além de variedades mais produtivas. Brasil já exporta para mais de 40 países e investe em máquinas mais modernas. Produção de amendoim mais que triplica no Brasil, ganha o mundo e pesquisadores já criam tipos mais saudáveis
A produção brasileira de amendoim mais que triplicou nos últimos 14 anos, após anos de investimentos em máquinas mais modernas e em estudos genéticos que tornaram o grão nacional mais produtivo e, em alguns casos, até mais saudável.
O pesquisador Ignácio Godoy, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), desenvolveu, por exemplo, 17 novas variedades de amendoim, algumas, inclusive, com baixa taxa de triglicérides e de colesterol ruim.
Ele está para lançar, agora, a variedade IAC 677, que é mais rústica e altamente produtiva.
A tecnologia de maquinário também tem impulsionado o setor. Um dos grandes avanços na área é uma colheitadeira que consegue separar a vagem do resto da planta.
Todas essas inovações fizeram o país sair de uma safra de 227 mil toneladas em 2010, para 840 mil toneladas neste ano. Parte dessa produção ganhou o mundo e chega, hoje, em mais de 40 países.
Veja a reportagem completa no vídeo acima.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours