Madonna no Rio: veja 10 momentos marcantes na carreira da cantora

9 min read
Faltam 10 dias para o show da artista na Praia de Copacabana! Com isso, o gshow inicia hoje uma contagem regressiva para o espetáculo Madonna no Rio: veja 10 momentos marcantes na carreira da cantora
BANG Showbiz/Sonia Moskowitz/Getty Images
Ansiosos? A partir desta quarta-feira (24), faltam exatamente 10 dias para o aguardado show de Madonna na Praia de Copacabana. O Rio será a única cidade da América do Sul a receber a elogiada turnê “The Celebration”.
Essa será a quarta passagem de Madonna para shows no Brasil e o público também poderá conferir a apresentação ao vivo na Globo, no Multishow e no globoplay. Enquanto esse dia não chega, o gshow começa hoje uma contagem regressiva sobre a diva pop.
Então, abaixo, veja 10 momentos marcantes de sua carreira:
1. O primeiro casamento (explosivo) com Sean Penn
Madonna e Sean Penn
Vinnie Zuffante/Getty Images
Em 1989, Madonna se casou com o então ator Sean Penn. Ambos eram conhecidos pelo temperamento forte e não deu outra. Boatos sobre brigas explosivas entre os dois logo pipocaram nos noticiários. A imprensa sensacionalista chegou a falar em episódios de violência física, mas Madonna nega tais relatos até hoje.
Ainda assim, o casamento terminou em 1989. Madonna seguiu em frente, casou-se com o diretor de cinema Guy Ritchie e Sean Penn também tocou a própria vida, casando com a atriz Robin Wright e teve dois filhos. Atualmente, Madonna namora o treinador de box Josh Popper e Penn tem sido visto com a atriz e modelo ucraniana Olga Korotyayeva.
Os dois parecem ser grandes amigos. Em 2016, chegaram a brincar que “se casariam de novo para arrecadar fundos” para ajudar uma das obras de caridade da qual Madonna está à frente. Tudo brincadeirinha, claro. Mas onde há fumaça…
2. A primeira bunda da história do pop
Madonna apresenta o sucesso ‘Like a Virgin’ no VMAs
Sonia Moskowitz/Getty Images
Em 1984, a MTV norte-americana apresentava a primeira edição do Video Music Awards (VMA), a premiação dos artistas que mais se destacaram na música naquele ano. Madonna estava em alta rotação nas rádios com “Like a Virgin”, faixa que dava nome ao título do seu segundo álbum.
Madonna surgiu no palco dentro do vestido de noiva que ilustra a capa do disco. O cenário da apresentação contava com um gigantesco bolo de casamento. Ao descer os degraus do cenário, Madonna perdeu um dos sapatos que calçava. Ela própria contou ao apresentador Jimmy Fallon que tentou “disfarçar” inventando uma coreografia na qual se arrastava pelo palco para tentar alcançar o sapato perdido.
O problema é que os movimentos acabaram levantando a saia do vestido e sua calcinha apareceu. “Ao contrário de hoje em dia, naquele tempo quem queria fazer sucesso não mostrava a bunda”, brincou Madonna.
O fato é que o bumbum aparente deixou seu empresário enfurecido. Madonna conta que, ao sair do palco, seu empresário profetizou: “Sua carreira acaba de acabar”. Tolinho.
3. O primeiro filme
Madonna em ‘Procura-se Susan Desesperadamente’
Reprodução/IMDb
O filme “Procura-se Susan desesperadamente” (1985), sob direção de Susan Seidelman, trazia Madonna no papel-título. Ela interpretava uma menina livre, irreverente, divertida e, claro, rebelde. Sua antagonista era uma mulher bela, recatada e do lar, encarnada por Rosana Arquette.
Ainda que fosse o segundo filme de Madonna, foi a partir desse longa que Madonna começaria realmente a investir no cinema como uma das suas expressões artísticas.
Ainda que não tenha conquistado muito reconhecimento como atriz, Madonna segue apaixonada pela telona. Em 2012, estreou como diretora de “W.E. – O romance do século”. O filme conta a história do caso de amor entre o rei Eduardo VIII, que abdicou do trono para se casar com a atriz americana Wallis Simpson, em 1936.
Esnobada pela crítica, ela não desiste fácil. Depois da “Celebration Tour”, Madonna deverá se dedicar ao roteiro e à direção da sua própria cinebiografia. Oremos.
4. Madonna x Oscar
Madonna canta ‘Sooner or Later’ no Oscar
Reprodução/Youtube
Pois é, ainda que o mundo do cinema tente desviar de Madonna, ela não é conhecida exatamente por se dar por vencida. A artista permanece próxima à Hollywood e tornou sua festa pós-Oscar uma das mais disputadas de Los Angeles, rivalizando com a tradicional celebração pós-Oscar da revista “Vanity Fair”.
Só que em 1991 Madonna foi uma das estrelas da festa propriamente dita. Ela cantou “Sooner or Later”, do pai dos musicais, Steven Sondheim. A faixa faz parte da trilha sonora do filme “Dick Tracy”, no qual contracenou com seu então namorado, o ator Warren Beatty.
Mas não foi apenas a apresentação que chacoalhou a noite. Madonna levou como acompanhante para a festa ninguém menos do que o Rei do Pop, Michael Jackson. Chamou a atenção de todos os fotógrafos e estampou as capas das principais revistas de celebridades naquele ano. Taí uma coisa que Madonna sabe fazer como poucos: uma entrada triunfal.
5. O toco de Antonio Banderas
Madonna e Antonio Banderas
Reprodução/IMDb
Antes do advento das redes sociais, Madonna já exercitava a superexposição, transformando a própria vida num espetáculo a ser acompanhado por fãs e haters. Um bom exemplo está no filme “Na cama com Madonna” (1991).
No documentário que narra os bastidores da turnê “Blond Ambition”, a loira relata toda sua animação ao descobrir que seria apresentada ao ator espanhol Antonio Banderas, que naquela época estava em franca ascensão por conta de filmes como “Mulheres à beira de um ataque de nervos” e “Ata-me”, ambos de Pedro Almodóvar, que havia organizado o jantar.
Ao chegar ao evento, Madonna se surpreendeu ao descobrir que Banderas estava casado com a atriz Ana Leza, sua primeira esposa.
A loira ficou arrasada. Nas cenas que se seguem, podemos ver Madonna querendo enfiar a cabeça no vaso sanitário, envergonhada de ter depositado esperanças num relacionamento com pouquíssimas possibilidades de se concretizar. Quem nunca?
6. Beijo lésbico
Beijo entre Britney Spears e Madonna repercutiu no VMA de 2003
BANG Showbiz
Dizem por aí que Madonna já teve relacionamentos homossexuais. Nada foi oficialmente confirmado, ainda que a diva seja uma das maiores defensoras dos direitos e da liberdade de expressão da população LGBTQIA+. Tanto que ela protagonizou um dos maiores beijaços da história do pop no VMA de 2003.
Em referência à histórica apresentação de 1985, Britney Spears e Christina Aguilera entraram no palco vestidas de noiva, cantando “Like a Virgin”. E Madonna surgiu de smoking, masculino, à la Marlene Dietrich, cantando “Hollywood”.
Ao final da dancinha, Madonna beijou na boca Britney e Christina. Sempre que alguém pergunta a Madge o que acha de Britney, ela não pestaneja e manda: “Beija bem”.
7. Levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima!
Madonna cai durante apresentação no Brit Awards
REUTERS/Toby Melville
Em 2015, Madonna pagou um dos maiores micos de sua carreira. Foi durante o British Music Awards, no qual apresentou a faixa “Living for Love”. Ela entrou no palco usando uma capa Armani que estava amarrada ao seu pescoço com um leve nó.
A coreografia previa que as bailarinas puxariam a capa de Madonna, revelando seu look de toureiro por baixo. Só que a popstar não conseguiu desfazer o nó a tempo e acabou sendo puxada violentamente para o chão.
Todo mundo levou um susto. Foi um estabaco es-pe-ta-cu-lar.
Pois ela não se fez de rogada. Levantou-se, e voltou a cantar. Curiosamente, a letra da música parecia fazer referência justamente ao episódio. O verso “I’m gonna carry on”, traduzido livremente como “vou continuar”, ganhou uma nova camada de significado naquela noite. Como se diz no mundo da dança: “Caiu? Levanta!”.
8. Livramento
Madonna e Guy Ritchie
Orban-Klein/ABACA PRESS
Madonna se casou com o diretor de cinema Guy Ritche em 2000. A união durou oito anos e rendeu dois filhos. O que muita gente percebeu ao longo deste período é que Madonna se tornou uma espécie de dama inglesa. Há quem diga que até seu sotaque mudou.
Em 2015, a popstar disseo ao jornal “The Sun” que sentia-se “encarcerada” no casamento. “Não podia ser eu mesma”, alegou.
Madonna lançou o álbum “Hard Candy” (2008) na mesma época em que o acordo de divórcio saiu. Não por acaso, a capa do álbum traz a Madonna ousada que estamos acostumados a ver. A turnê “Candy Shop” veio ao Brasil naquele ano. Em dezembro, Madonna já estava andando pra lá e pra cá com um certo carioca moreno e de olhos claros batizado com nome de profeta.
9. Gostosa!
Jesus Luz e Madonna no Circo Voador, no Rio
Roberto Teixeira/Photo Rio News
Madonna conhece algumas palavras em português. Entre elas, o adjetivo “gostosa”. A julgar pelo sotaque carioca que ela aplica ao pronunciar “goxtosa”, há quem jure de pés justos que ela teria aprendido o vocábulo com Jesus Luz, seu namorado entre 2008 e 2010.
Ninguém confirma. Jesus sempre foi muito elegante ao falar da ex-namorada, evitando qualquer indiscrição. No entanto, o namoro com o carioca rendeu bastante para ambos. Jesus tornou-se um personagem notório entre as celebridades brasileiras, o que alavancou sua carreira como DJ, modelo e ator.
Por outro lado, Madonna compõs a faixa “Celebration” supostamente inspirada no primeiro encontro dela com o rapaz, no Hotel Fasano, no dia seguinte da sessão de fotos em que se conheceram.
Ainda que ninguém confirme, a faixa que dá título à atual turnê tem um videoclipe estrelado por ninguém menos que o próprio Jesus. Não tem outro ex-namorado com tanta moral na vida da loira. Carioca, né, mores?
10. O primeiro show no Brasil
Cartaz dos primeiros shows de Madonna no Brasil
Reprodução
O décimo item deste primeiro texto para esquentar a chegada de Madonna ao Rio não poderia terminar sem recordar a primeira vez da popstar por estas bandas. Foi em 1994. Madonna divulgava o álbum “Erotica”, um dos mais significativos e relevantes de toda sua discografia.
Madonna balançou as estruturas do país. Reuniu 120 mil pessoas no Maracanã (pré-reforma de 2016, que diminuiu a capacidade do estádio para pouco mais de 70 mil pessoas) e fez história chamando todo mundo de “bunda suja”. Do que será que ela nos chamará no dia 4?
Mais Lidas

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours