Mariska Hargitay é dona de recorde na TV e filha de ícone de Hollywood; curiosidades sobre a atriz de ‘Law & Order: SVU’

14 min read
Estrela da série com atores mais longeva da televisão tem ONG em defesa de mulheres vítimas de violência sexual e é amiga de Taylor Swift Mariska Hargitay é a estrela de ‘Law & Order: SVU’, a série americana em live-action mais longeva da atualidade
Reprodução/IMDb
Mariska Hargitay carrega o distintivo da capitã Olivia Benson diante das câmeras há tanto tempo que seu nome se tornou praticamente um sinônimo de “Law & Order: SVU”.
Estrela do desdobramento mais popular da franquia criada pelo “megaprodutor” Dick Wolf, Hargitay interpreta a resiliente e obstinada policial da Unidade de Vítimas Especiais há 25 anos, o que a faz ocupar o posto de personagem mais longeva da TV americana na atualidade.
▶ Assista à ‘Law & Order: SVU’ no Globoplay
Mariska Hargitay nos bastidores de ‘Law & Order: SVU’
Reprodução/Instagram
“Não sei onde a Mariska termina e a Olivia começa. Elas estão ficando entrelaçadas e acho que isso é uma coisa boa”, já assumiu a atriz ao avaliar seu envolvimento com a personagem em uma entrevista sobre o legado da série da qual faz parte desde 1999.
Além de ser o rosto de uma das franquias mais icônicas da televisão americana, Hargitay também tem uma relevante atuação como ativista em defesa de mulheres vítimas de violência sexual e um histórico familiar marcante. A seguir, conheça mais detalhes da vida e carreira da atriz vencedora do Emmy e do Globo de Ouro.
Pais famosos
Mickey Hargitay e Jayne Mansfield
Reprodução/Instagram @jaynemansfieldofficially
Os holofotes acompanham Mariska Hargitay desde muito cedo. Nascida em 1964, no ano em que seus pais se divorciaram, a atriz é filha da atriz e modelo Jayne Mansfield, que foi coelhinha da Playboy e sex symbol da Era de Ouro de Hollywood, e de Mickey Hargitay, fisiculturista húngaro eleito Mister Universo em 1955.
Atriz presenciou trágico acidente que vitimou a mãe
Mariska Hargitay, protagonista de “Law & Order: SVU” é filha da lenda dos anos 50, Jayne Mansfield
Reprodução/Instagram
Mariska tinha apenas três anos quando presenciou o trágico acidente de carro que abreviou a vida de sua mãe. A atriz e seus dois irmãos — Miklós (com 8 anos na época) e Zoltán (com 6 anos na época) — sobreviveram, mas Mansfield não resistiu aos ferimentos e morreu no momento da batida, que também vitimou Sam Brody, então namorado da modelo, e o motorista do carro.
Mariska Hargitay no colo do pai, Mickey Hargitay, em raro registro em família
Reprodução/Instagram @therealmariskahargitay
Apesar de não se lembrar dos eventos daquela traumática noite, Mariska carrega uma cicatriz na lateral de sua cabeça devido ao acidente e conta que passou a infância se sentindo culpada e desamparada, sentimentos que a acompanharam inclusive na vida adulta. “Em toda a minha vida tive esse problema de não me sentir merecedora. Não ter uma mãe faz você pensar coisas como: ‘Se eu tivesse sido melhor, ela não teria me deixado'”, desabafou a atriz em entrevista para a revista Ladies’ Home Journal em 2008.
Mariska conta que passou a compreender melhor o legado de sua mãe após se casar e ter seus próprios filhos, mas já assumiu que “detestava” ser constantemente comparada a Mansfield, a quem já se referiu como “a cicatriz de minha alma”.
Início da carreira
Mariska Hargitay e Jerry Seinfeld em ‘Seinfeld’
Reprodução
Hargitay teve seu primeiro contato com a atuação ainda no ensino médio, quando fez parte de um grupo de teatro na escola. Filha de duas figuras que se destacavam pela beleza, a atriz venceu o concurso de Miss Beverly Hills aos 18 anos, em 1982, e competiu no concurso Miss Califórnia no ano seguinte, perdendo para a modelo que seria coroada Miss Estados Unidos.
Mariska Hargitay em imagem de divulgação da novela ‘Falcon Crest’
Divulgação/IMDb
Foi nesta fase da vida da atriz que ela passou a ser agenciada e interpretar seus primeiros papeis em Hollywood. Em seus primeiros passos diantes das câmeras, fez pontas em filmes e séries, além de atuar em videoclipes.
Mariska Hargitay foi uma das personagens principais da comédia ‘Can’t Hurry Love’
Divulgação
Antes de “Law & Order”, Hargitay fez participações em séries como “A Hora do Pesadelo – O Terror de Freddy Krueger” (1988), “Baywatch” (1989), “Thirtysomething” (1990), “Seinfeld” (1993) e “All-American Girl” (1995). Ela teve papéis mais substanciais na comédia policial “Tequila and Bonetti” (1992), na sitcom “Can’t Hurry Love” (1995–1996) e no drama médico “ER” (1997–1998).
Mariska Hargitay fez parte do elenco de ‘ER’
Divulgação
Nos cinemas, atuou no terror “Ghoulies” (1985), na ação “A Arma Perfeita” (1991) e fez uma ponta em “Despedida em Las Vegas” (1995), drama rendeu um Oscar para Nicolas Cage.
Virada de chave em ‘Law & Order: SVU’
Christopher Meloni e Mariska Hargitay no primeiro episódio de ‘Law & Order: SVU’, originalmente exibido em 1999
Divulgação/NBC
No final da década de 1990, Hargitay tinha um pressentimento de que sua carreira iria se consolidar em produções de comédia até ser surpreendida pela oportunidade que mudaria o rumo de sua trajetória artística.
“Meu agente me falou: ‘Dick Wolf tem uma nova série. É um spin-off, não sei se vai fazer o seu estilo. É muito sombria'”, relembrou a atriz em entrevista recente para a Variety. “Li o roteiro e me lembro de pensar: ‘Essa série é minha'”.
Mariska Hargitay e Dick Wolf
Reprodução/Instagram
“Law & Order: SVU” estreou em 1999, marcando a primeira de muitas produções derivadas de “Law & Order”. Em contraste com a série-matriz, o spin-off tem menos destaque para julgamentos nos tribunais e mais ênfase na investigação de crimes sexuais, abuso infantil e violência doméstica. As investigações são conduzidas pela Unidade de Vítimas Especiais, divisão de elite da polícia de Nova York.
Mariska Hargitay e Christopher Meloni em ‘Law & Order: SVU’
Reprodução/IMDb
Na primeira temporada, Hargitay encarnou Olivia Benson, então detetive júnior da polícia de Nova York e parceira do experiente investigador Elliot Stabler, vivido por Christopher Meloni — que deixou o elenco regular da série na 12ª temporada.
“O mundo e a cultura precisavam de uma Olivia Benson, precisavam de alguém que falasse dessas coisas e lutasse pelas sobreviventes e vítimas”, comentou a atriz à Variety. “A origem dessa série foi muito preciosa porque Olivia era uma mãe amorosa que todos gostaríamos de ter e Stabler era o pai furioso e protetor. Foi uma construção linda e perfeita do que uma alma ferida precisava.”
Christopher Meloni e Mariska Hargitay em ‘Law & Order: Organized Crime’
Divulgação
A partida de Meloni abriu o caminho para que Benson assumisse, sozinha, o papel de protagonista e de “rosto” da série. A partir da 12ª temporada, a personagem foi promovida a detetive sênior, sargento, tenente e capitã ao longo dos anos. Nos bastidores, a atriz também ganhou mais influência e poder, chegando a assinar a direção de oito episódios da trama e se tornando produtora executiva da atração.
Mariska Hargitay em ‘Law & Order: SVU’
Reprodução/IMDb
Por seu trabalho em cena, foi premiada com um Emmy, um Globo de Ouro e homenageada com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood ao lado da honraria dedicada a sua mãe, Jayne Mansfield.
Tenho muito orgulho do progresso que Benson fez. Gosto de pensar que ela representa os avanços que as mulheres em geral tiveram nos últimos 25 anos
Personagem recordista
Mariska Hargitay (‘Law & Order: SVU’), Eamonn Walker (‘Chicago Fire’) e Jason Beghe (‘Chicago P.D.’) se encontram nas gravações do crossover que conectou as linhas do tempo das três séries em 2015
Reprodução/IMDb
Único nome do elenco original de “Law & Order: SVU” a permanecer no elenco desde a estreia da série em 1999, Mariska Hargitay detém o recorde de personagem mais longeva de uma série de TV produzida nos Estados Unidos.
Além de atuar em todas as 25 temporadas da atração, a atriz já viveu Olivia Benson em outras cinco produções do universo compartilhado de séries criado por Dick Wolf, totalizando 572 episódios como a personagem.
Veja uma relação com todas as participações da atriz nas séries da franquia:
“Law & Order: SVU” : 549 episódios até o fechamento desta matéria (de 1999 até hoje)
“Law & Order: Organized Crime”: 13 episódios (entre 2021 e 2023)
“Law & Order”: 5 episódios (entre 2000 e 2022)
“Chicago P.D.: Distrito 21”: 3 episódios (entre 2014 e 2016)
“Law & Order: Trial by Jury”: 1 episódio (em 2005)
“Chicago Fire: Heróis Contra o Fogo”: 1 episódio (em 2015)
Mariska Hargitay e Joe Biden na 18ª temporada de ‘Law & Order: SVU’
Reprodução/IMDb
Tenho sorte de poder viver com essa personagem que é uma estrela-guia que aponta na direção da justiça. Ela tem essa fonte inesgotável de energia para buscar isso, sendo destemida de muitas formas. Tem sido lindo viver com essa personagem que me formou de tantas maneiras. Mas ela definitivamente não é tão divertida quanto eu. Com minha família, fico muito à vontade e sei ser engraçada e boba.
Atriz fundou ONG que acolhe vítimas de violência sexual
Kelli Giddish, Eowyn Young e Mariska Hargitay em ‘Law & Order: SVU’
Reprodução/IMDb
Em “Law & Order: SVU”, a capitã Olivia Benson adota uma postura incansável no combate a crimes sexuais e empática com as vítimas. Essa forma de interpretar a personagem aproximou Hargitay de mulheres que sobreviveram a abusos. A atriz chegou a receber cartas de fãs relatando terem sido vítimas de estupros e abusos. Em algumas das cartas, as sobreviventes diziam que nunca expuseram os casos para ninguém, o que fazia de Hargitay a única confidente dessas mulheres.
Mariska Hargitay é a fundadora da ONG Joyful Heart Foundation
Reprodução/Instagram
“Eu recebia cartas de espectadoras revelando suas histórias de abuso para mim. Geralmente eu recebia cartas dizendo: ‘Oi, você poderia autografar a minha foto?’ Mas agora as coisas eram diferentes: ‘Eu tenho 15 anos, meu pai me estupra desde os 11 e eu nunca contei isso para ninguém'”, recordou a atriz em entrevista para a Variety em 2013.
Inspirada por essa conexão que sua personagem tem com o público, a atriz fundou em 2004 a ONG Joyful Heart Foundation, organização que visa apoiar vítimas de violência sexual, de violência doméstica e de maus-tratos na infância e adolescência.
Mariska Hargitay depõe no Congresso dos Estados Unidos
Reprodução/Instagram @thejhf
Em 2010 e 2017, a atriz testemunhou no Congresso dos Estados Unidos para defender sobreviventes de crimes sexuais. A atriz denunciou a lentidão das autoridades para avaliar kits com amostras genéticas que ficavam armazenados pela polícia tempo indeterminado, impedindo a possível resolução de muitos casos de estupro.
O assunto foi tema do documentário “I Am Evidence”, produzido por Mariska para o canal HBO, que venceu o prêmio de melhor documentário no Emmy. O filme narra as histórias de sobreviventes que passaram anos pressionando as autoridades para que realizassem os testes necessários nas amostras de DNA que poderiam levar à condenação de seus estupradores.
Cartaz do filme ‘I Am Evidence’
Reprodução/IMDb
Em janeiro de 2024, Mariska escreveu um artigo em primeira pessoa na revista People revelando que havia sido estuprada quando estava na casa dos 30 anos por um homem que ela optou não identifcar, dizendo apenas que era alguém que, até então, considerava ser um amigo.
Amizade com Taylor Swift
“Law & Order: SVU” é uma das séries de TV favoritas da cantora Taylor Swift, que até batizou uma de suas gatas de estimação com o nome de Olivia Benson. Mariska, por sua vez, devolveu o favor dando o nome de Karma para seu gatinho, uma alusão à música que a estrela pop lançou em 2023 no álbum “Midnights”.
Mariska Hargitay e Taylor Swift
Reprodução/Instagram
As duas são amigas e já tiveram a chance de trabalhar juntas. A atriz atuou no clipe do hit “Bad Blood”, lançado em 2015, que também conta com a presença de nomes como Selena Gomez, Gigi Hadid, Zendaya e Cindy Crawford.
Mariska Hargitay no clipe de ‘Bad Blood’, da Taylor Swift
Reprodução/YouTube
Em 2017, Swift fez uma doação para Joyful Heart Foundation após vencer uma batalha judicial contra um DJ que a cantora acusava de tê-la assediado durante uma sessão de fotos em 2013.
“Espero que a experiência pública de Taylor, e sua decisão de falar, não só ajudem a capacitar outras vítimas para denunciar e agir, mas que também as ofereça solidariedade”, comentou Mariska ao Huffington Post na época.
Família
Casados, Mariska Hargitay e Peter Hermann se conheceram durante as filmagens de ‘Law & Order: SVU’
Divulgação/NBC
Mariska Hargitay conheceu o também ator Peter Hermann quando ele interpretou o advogado Trevor Langan em “Law & Order: SVU”. O romance que nasceu no set de filmagens logo se transformou em casamento e os dois trocaram alianças em 2004.
O casal deu à luz ao primeiro fruto dessa união em 2006, quando nasceu August. A atriz tinha 42 anos na época e viveu uma gestação de risco, sofrendo com diabetes gestacional que causou um sobrepeso do bebê e a obrigou a ser submetida à uma cesariana de emergência.
Mariska Hargitay e família curtem férias na Disney em dezembro de 2022
Reprodução/Instagram
Anos mais tarde, em 2011, a família aumentou mais uma vez com a adoção da menina Amaya Josephine, que logou cedeu o posto de caçula para o pequeno Andrew, adotado poucos meses depois.
Mariska Hargitay e família têm o costume de caprichar nas fantasias de Halloween
Reprodução/Instagram
“Nossa família é perfeita, ao menos perfeita para mim”, comentou a atriz à revista People em 2018. “O que faz de mim uma mãe melhor são os meus filhos porque eles me ensinam a realmente ouvir. Meu marido é minha estrela-guia e meus filhos são meus professores. Juntos formamos essa união alegre, divertida, caótica e louca.”
Fortuna
Mariska Hargitay
Reprodução/Instagram
Ser uma das figuras mais icônicas e estáveis da televisão americana rendeu bons frutos financeiros para a atriz.
Em 2018, um relatório produzido pela revista Forbes informou que a atriz ganhou um cachê de US$ 13 milhões (R$ 65,9 milhões na cotação atual, em valores não corrigidos pela inflação) para atuar na 19ª temporada de “Law & Order: SVU”. Isso significa que naquele ano, a atriz ganhou cerca de US$ 541 mil por episódio da série. Em levantamento feito em 2014, a mesma publicação estimou que a atriz recebia US$ 450 mil por episódio de “SVU”.
Mariska Hargitay com o elenco da 25ª temporada de ‘Law & Order: SVU’
Reprodução/Instagram
O site Celebrity Net Worth estima que a fortuna de Mariska esteja na casa de US$ 100 milhões (R$ 507 milhões na cotação atual).
Em 2010, a atriz afirmou que estava endividada antes de entrar para o elenco de “Law & Order: SVU”. “Eu tinha uma casa, um carro que eu não queria perder e muitas dívidas no meu cartão de crédito”, contou Mariska em entrevista para a revista Good Housekeeping. Ela precisou pegar dinheiro emprestado com um antigo namorado para tentar aliviar sua situação financeira.
“Quando terminamos, eu devia US$ 60 mil para ele. Não gosto de dever nada a ninguém, então o paguei assim que pude. Agora aprendi a cuidar do meu dinheiro. Tenho meu pé-de-meia e não compro nada além das minhas necessidades.”
Mais Lidas

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours