Neta de Betty Faria e Daniel Filho, Valentina Daniel fala do legado recebido dos avós: ‘Privilégio’

5 min read
Jovem de 20 anos cursa Teatro e se aperfeiçoa para seguir a carreira artística da família Valentina Daniel com os avós Betty Faria e Daniel Filho
Arquivo pessoal
Quando um dia conversavam sobre a vida aos 15 anos, Valentina Daniel e o irmão gêmeo, João Paulo Daniel, responderam juntos o que gostariam de cursar no futuro: “Cinema”.
Não por acaso, os irmãos tiveram a mesma influência desde que nasceram. Os jovens, hoje com 20 anos, são netos da atriz Betty Faria e do diretor Daniel Filho, que são pais de João Daniel, 49, patriarca dos jovens com a gestora de loja Tatiana Carvalho, 50.
Valentina com Betty Faria ao lado do irmão, João, e da prima, Giulia, no teatro
Arquivo pessoal
Valentina lembra que desde criança as conversas na mesa de jantar na companhia dos avós giravam em torno de filmes, trilhas sonoras e a arte de atuar. Como não seguir o mesmo caminho de Betty e Daniel?
“Sou muito próxima dos meus avós. Tenho muita intimidade com a minha avó. Converso sobre tudo, tanto com ela quanto como o meu avô. Eles sabem de tudo que acontece. Amo e dou muito valor a isso. Toda oportunidade de passar com eles eu agarro”, diz ela.
Valentina Daniel está com 20 anos
Divulgação/@mmourajoao
Valentina faz bacharelado em Teatro na CAL (Centro de Artes de Laranjeiras), no Rio. No momento a turma prepara uma montagem de “O Casamento”, texto de Nelson Rodrigues, e em julho se prepara para passar seis semanas em Nova York onde vai cursar teatro no The Barrow Group.
Apesar da influência de Betty na escolha de sua atual carreira, a jovem atriz reconhece que demorou a descobrir o tamanho da avó no cenário artístico nacional. Dos trabalhos que é fã incondicional, ela destaca a Salomé do consagrado “Bye Bye Brasil”.
Valentina Daniel segue os passos dos avós
Divulgação/@mmourajoao
No filme de Cacá Diegues lançado em 1979, a personagem da atriz é uma dançarina e garota de programa que faz espetáculos eróticos com a Caravana Rolidei, uma trupe de artistas ambulantes. Em novembro de 2015, o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
“Não consigo pensar na Salomé sem me emocionar. É sem dúvida um dos filmes mais lindos, o meu favorito. Uma loucura pensar que aquela força de personagem foi interpretada pela minha avó!”.
Betty Faria como Salomé em ‘Bye Bye Brasil’, filme de Cacá Diegues, de 1979
Reprodução
E uma das experiências mais emocionantes que Valentina diz ter tido na vida foi assistir ao longa em 35 milímetros ao lado de Betty, do diretor do filme Cacá Diegues e da produtora do longa Lucy Barreto.
“Aquilo foi demais para mim! O filme emociona a todos, inclusive a minha avó até hoje. É divino e atemporal. Vou parar de falar senão eu choro (risos).”
Lembre a participação de Valentina e Betty Faria no Altas Horas em 2023
Betty Faria fala sobre o início de sua carreira
Daniel e Betty nunca esconderam de Valentina que a profissão, apesar de encantadora, tem seus percalços. Trilhar a carreira artística exige resiliência e muita persistência, disseram a ela:
“Eles sempre dividiram comigo as dificuldades que enfrentaram e o quanto eles fizeram para chegar onde chegaram. Acho que a maior influência que eles me passaram foi me dar a noção real de quanto a gente tem que abrir mão para seguir essa carreira.”
Outro momento recente de Betty que marcou Valentina foi a personagem Elvira, vivida pela atriz na novela A Força do Querer (2017). As cenas da personagem dançando “Olha a Explosão”, de MC Kevinho, fizeram sucesso com as amigas:
“Lembro de eu chegar à escola e todas as minhas colegas estarem comentando que amaram ver a minha avó rebolando no baile funk ao som do Kevinho. Elvira era icônica!”
Elvira, vivida por Betty em A Força do Querer, encantou as colegas de escola de Valentina
Betty Faria como Elvira em A Força do Querer causou ao dançar funk
Valentina é grata por ter Betty e Daniel no seu caminho:
“Meu avô é um grande diretor, o maior cineasta que já vi. Qualquer conversa com ele é muito enriquecedora. Sei que sou uma pessoa muito privilegiada, mas acho que meu maior privilégio foi ter recebido a base cultural que recebi por conta da minha família. Graças à influência deles sou a maior consumidora dos produtos nacionais. Sou muito noveleira, viciada no globoplay. No momento assisto a Renascer, No Rancho Fundo, Encantado’s… Tudo ao mesmo tempo. Uma das minhas metas como profissional é poder honrar todo esse legado deles.”
Valentina e o avô, Daniel Filho
Arquivo pessoal
Valentina com Betty Faria em sua formatura da escola
Acervo pessoal
Mais Lidas

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours