Abel estava certo! Palmeiras é quem mais finaliza no Brasileiro, mas o que tem menor eficiência

4 min read
Verdão aumenta eficiência do ataque de 24% para 28% em pouco mais de um mês, mas ainda é pior percentual comparado a outros clubes Palmeiras 2 x 1 Bragantino | Melhores momentos | 10ª rodada | Brasileirão 2024
“Não estava chateado, mas frustrado, porque tanto volume tem que traduzir em gols.” Essas foram as palavras de Abel Ferreira depois da vitória do Palmeiras, por 2 a 1, sobre o Bragantino no Allianz Parque. Não se deixou levar pela sequência de quatro vitórias, inédita nesta temporada, e fez evidente aquela que tem sido sua preocupação: a eficiência do ataque.
Levantamos, portanto, números do Alviverde em comparação aos demais participantes do Brasileiro para responder: esse é um problema recorrente no time? Ou caso isolado de uma única partida?
Entre as 20 equipes da Série A, o Palmeiras é a que mais finaliza – com 175 tentativas -, mas tem o menor índice de eficiência, com 28% das finalizações no alvo em 10 rodadas no campeonato. Veja o ranking completo com dados do Espião Estatístico no fim.
+ Siga o ge Palmeiras no WhatsApp
Weverton e Rony comemoram gol do Palmeiras contra o Bragantino
Marcello Zambrana/AGIF
Mais notícias do Palmeiras:
+ “Tudo isso vai se esquecer”: como Dudu voltou ao Palmeiras
+ Escalação: Palmeiras pode repetir formação contra o Juventude
O Flamengo de Tite aparece com o segundo maior número de tentativas e é o time que mais acertou finalizações no alvo: 59 de 151. Mas esses são números brutos. Quando se fala em eficiência, o Rubro-negro carioca está em terceiro lugar com 39,1% de acerto, enquanto o time que lidera os percentuais é o São Paulo de Zubeldia, com 39,6%.
Lembrando que há sete times com partidas a menos, afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. É o caso de Grêmio, Criciúma, Fortaleza, Juventude, Atlético-MG, Internacional e Cruzeiro.

GE Palmeiras debate o encaixe do time após a saída de Endrick
Os números não são garantia de resultado, claro. Até porque o próprio Palmeiras e o Flamengo, por exemplo, estão à frente do São Paulo na classificação do Brasileiro. Mas é um ponto importante quando pensado a longo prazo.
É tanto que essa não é a primeira vez que o técnico expressa esse tipo de preocupação. Fez o mesmo há pouco mais de um mês, depois do empate com o São Paulo por 0 a 0 no Morumbi.
– O que me preocupa não é a forma que criamos, é que temos que ser efetivos – disse na ocasião.
São Paulo e Palmeiras fazem clássico em paz e ficam no 0 x 0
Era ainda início do Brasileiro, e o Verdão tinha só uma vitória em quatro jogos. Havia sido conquistada na estreia e em seguida o time emendou uma derrota para o Inter e dois empates com Flamengo e São Paulo.
Desde então, no entanto, o Alviverde se organizou, encontrou sua melhor forma e só perdeu uma partida – para o Athletico, ainda com mau desempenho – em seis jogos. As demais foram vitórias sobre Cuiabá, Criciúma, Vasco, Atlético-MG e Bragantino. As três últimas, aliás, com alguns dos melhores desempenhos do Palmeiras nesta temporada.
O Verdão mudou os alvos de contratação no mercado? GE Palmeiras debate
E essa arrancada passa também pela melhora de eficiência no ataque. Se tem 28% de aproveitamento nas finalizações agora, no período o percentual era de 24%. Só uma das tentativas havia resultado em gol, justamente no triunfo sobre o Vitória. Desde então, marcou 12 gols nas seis partidas que teve pela frente.
Ainda não é o melhor ataque do campeonato, tem outros sete a frente do Verdão, mas tem sido fundamental para a entrada na briga pela liderança. E isso é algo que o Palmeiras quer manter.
A equipe entra em campo novamente às 18h30 deste domingo, contra o Juventude, pela 11ª rodada da Série A.
+ Veja mais notícias do Palmeiras
Mais Lidas
🎧 Ouça o podcast ge Palmeiras🎧
+ Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours