Alemanha busca encerrar década de decepções com a força de anfitriã na Euro 2024

4 min read
Campeã mundial em 2014, seleção jogará torneio em casa em busca de tetracampeonato europeu, após fracassos nas últimas grandes competições que disputou Sede da Eurocopa, Alemanha tem retrospecto ruim nos últimos anos
A Euro 2024 será uma chance de ouro para uma seleção multicampeã reencontrar as vitórias. Anfitriã do torneio, a Alemanha tenta usar o fator casa como impulso para ir longe e buscar um título que deixe para trás as decepções da última década, após o tetracampeonato mundial em 2014. A estreia será nesta sexta-feira, diante da Escócia, às 16h (de Brasília), em Munique. A TV Globo, o sportv e o ge transmitem a partida ao vivo.
+ Veja a tabela da Euro 2024
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
Além de interromper um jejum de 28 anos sem conquistar a Euro, a seleção alemã quer voltar a mostrar força um grande torneio – o que não vem acontecendo nos últimos anos. Nas duas últimas Copas do Mundo, fracassos históricos: eliminação na fase de grupos em 2018, na Rússia, e em 2022, no Catar. Em Euros, a situação não foi muito melhor: queda nas oitavas de final em 2021 e nas semifinais em 2016.
Neuer é um dos três sobreviventes do elenco campeão mundial em 2014
Getty Images
Sem contar as campanhas ruins nas Ligas das Nações e resultados negativamente históricos, como a goleada diante da Espanha, por 6 a 0, em 2020, e o 4 a 1 para o Japão, no ano passado – resultado que decretou o fim da passagem do técnico Hansi Flick. Depois de ter Jöachim Löw no comando por 15 anos, os alemães trocaram de técnico duas vezes desde 2021: Julian Nagelsmann foi contratado após a saída de Flick e será o chefe do time na Euro.
– Acho que é necessário descobrir por que um grupo de jogadores tã obons não conseguiu converter isso em resultados como time. É a questão-chave, mas não tem sido apenas uma questão nos torneios, mas em outros jogos. Precisamos achar como balancear como time. Às vezes se trata do melhor grupo, não dos melhores jogadores. Estamos tentando ajustar isso para voltar ao caminho do sucesso – avaliou Kroos em entrevista à Uefa.
Assim, o cenário para a anfitriã nesta Euro é a divisão de opiniões entre os torcedores. Há quem acredite que jogar em casa será um impulso raro, capaz de fazer os comandados de Nagelsmann se superarem. Outros pensam que a pressão pode ser ainda maior para um time que foi perdendo a confiança com as decepções.
+ O Cara da Euro: Wirtz renova esperança da anfitriã Alemanha
– Não é bom para a Alemanha neste ano, porque estamos em um mau momento mental. Muitos jogadores do Bayern tiveram uma temporada horrível, e Neuer cometeu um grande erro na Champions League (contra o Real Madrid) e não se recuperou disso. Todos estão em um momento mental ruim. Não estou muito otimista – diz um torcedor do Bayern.
E é impossível falar da seleção alemã sem citar o clube bávaro. Base do time campeão mundial há 10 anos, o Bayern segue sendo celeiro para a equipe nacional. Nesta Eurocopa, é quem mais teve atletas convocados para a Alemanha. Cinco estarão no elenco, após o corte de Pavlovic às vésperas da estreia: o goleiro Neuer, os meias Kimmich e Musiala, e os atacantes Sané e Müller. Todos jogarão em casa na estreia, nesta sexta-feira, na Arena de Munique.
+ Onde vai ser a Euro 2024? Confira sedes e estádios do torneio
Únicos sobreviventes de 2014 junto a Kroos, do Real Madrid, Neuer e Müller tentam resgatar o espírito vencedor com a injeção de esperança que vem através dos jovens Musiala e Wirtz, do Bayer Leverkusen.
– Para mim, Florian Wirtz e Jamal Musiala. Eles em dupla… Eu amo como jogam. É mágico – afirma Phil, de 17 anos.
A Alemanha está no grupo A da Eurocopa, junto a Escócia, Hungria e Suíça. Os dois primeiros de cada um dos seis grupos avançam para as oitavas de final, além dos quatro melhores terceiros colocados. A final da Euro 2024 será no dia 14 de julho, em Berlim.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours