Ancelotti, Guardiola ou Mourinho? Xabi Alonso se esquiva sobre maior inspiração

3 min read
Na véspera de final da Liga Europa, técnico do Bayer Leverkusen afirma que estilo vem do dia a dia com jogadores e minimiza série invicta de 51 jogos Principal mente por trás da equipe que é sensação na temporada, Xabi Alonso teve inúmeras referências ao longo da carreira de jogador. Foi comandado por José Mourinho e Carlo Ancelotti no Real Madrid, e Pep Guardiola no Bayern de Munique. Mas quem foi a maior inspiração para o espanhol no trabalho realizado no Bayer Leverkusen? Perguntado sobre isso, ele se esquivou.
Veja a tabela da Liga Europa
Wirtz é eleito o craque da Bundesliga
– Com certeza eu adquiri experiências como jogador com esses grandes treinadores, mas também aprendo muito com os jogadores. Eles me ensinam muitas coisas, e a gente tenta melhorar com os erros – comentou Alonso, na véspera da final da Liga Europa, contra a Atalanta.
“Então, aprendo muito com esse trabalho que a gente faz no dia a dia. A prática é como você aprende melhor”, definiu Alonso.
Aos 42 anos, o técnico campeão da Bundesliga busca a Tríplice Coroa com Bayer Leverkusen. Decide nesta quarta a Liga Europa, contra a Atalanta, e no próximo sábado, encara o Kaiserslautern na final da Copa da Alemanha.
Xabi Alonso, em treino do Bayer Leverkusen antes da final da Liga Europa
Paul Childs/Reuters
Invicto na temporada, o treinador diz não pensar na série de 51 jogos sem perder até agora em 2023/24. E reitera que o que levou o time a ficar imbatível é a sua capacidade de se reinventar durante as partidas.
– Vamos nos preparar como fizemos em todos os jogos anteriores. Não perdemos há 51 jogos, por isso os meus rapazes sabem adaptar-se a diferentes situações. Isso também se aplica à final.
O Bayer Leverkusen é dono da maior série invicta do futebol moderno na Europa. E pode ser o primeiro do período a passar uma temporada inteira sem perder. Nem mesmo o Benfica de Eusébio, que detinha o recorde anterior, de 48 partidas de invencibilidade entre 1963 e 1965, fechou uma temporada sem derrota.
Mas Xabi Alonso tenta não pensar nisso. Ou melhor, pensa nisso, mas de outra forma: quer o título e, portanto, se manter imbatível.
– Nosso foco tem sido preparar o jogo; não mudamos nada. Disputamos 51 jogos, por isso falamos muito e é ótimo que os jogadores tenham esta compreensão da diferente situação da preparação. Agora, a tarefa é vencermos os próximos dois jogos.
Bayer Leverkusen e Atalanta se enfrentam nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília), em Dublin, na Irlanda, pela final da Liga Europa. O time alemão busca o seu segundo título da competição, e a equipe italiana está em sua primeira final internacional.
Xabi Alonso, em treino do Bayer Leverkusen antes da final da Liga Europa
Paul Childs/Reuters

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours