Andreas Pereira torna-se o primeiro jogador nascido fora do Brasil a marcar pela Seleção

4 min read
Outros “estrangeiros” já vestiram a amarelinha, mas nunca balançaram as redes; nascido na Bélgica, meio-campista tenta se consolidar na Seleção seis anos após primeira convocação Assista ao gol de Andreas Pereira contra o México
No dia em que a CBF completou 110 anos de sua fundação, pela primeira vez na história um jogador nascido fora do Brasil marcou um gol pela Seleção. Natural de Duffel, na Bélgica, Andreas Pereira foi o responsável pelo feito, ao abrir o caminho para a vitória por 3 a 2 sobre o México, em amistoso, no último sábado.
Filho de brasileiros, Andreas foi criado na Europa, onde o pai dele, também jogador de futebol, atuou durante a maior parte da carreira. Na juventude, passou por seleções de base da Bélgica, tendo disputado 27 jogos e feito 13 gols entre as categorias sub-15 e sub-17.
O meio-campista, porém, garante que o sonho sempre foi vestir a amarelinha. A possibilidade que parecia remota tornou-se real quando ele tinha 17 anos e recebeu uma visita de Alexandre Gallo, então coordenador das divisões de base do Brasil. Sem hesitar, aceitou o convite para trocar a Bélgica pelo Brasil.
Andreas Pereira beija a camisa após marcar o primeiro gol pela seleção brasileira
Rafael Ribeiro / CBF
A oportunidade na Seleção principal viria apenas em 2018, com Tite, que o convocou para amistosos. Andreas disputou 23 minutos de partida contra El Salvador e teve de esperar quase seis anos até voltar a ter chance em março de 2024, dessa vez com Dorival Júnior.
– Claro que é muito difícil ficar tanto tempo longe da seleção, mas eu sempre acreditei e as pessoas em volta de mim falaram comigo que eu tinha que trabalhar muito para um dia voltar. Sempre mantive esse sonho vivo e, graças a Deus, depois de muito tempo trabalhando muito forte eu estou agora colhendo os frutos – festejou o meio-campista do Fulham.
Veja também:
+ Análise: Seleção “B” traz boas notícias e também alertas a Dorival antes da Copa América
+ Endrick faz gol de cabeça e brinca: “Falam que sou muito pequeno para ser 9”
Andreas Pereira criança camisa Brasil
Arquivo Pessoal
O primeiro gol pela seleção principal veio na quarta partida, a primeira como titular. Além de balançar as redes, Andreas teve boa atuação.
– Foi uma sensação incrível, inexplicável, eu estou muito feliz, ainda não caiu a ficha que eu fiz o primeiro gol. Na hora passaram muitas coisas na cabeça, tudo o que eu passei para estar aqui. É um sonho desde criança fazer um gol na Seleção e hoje estou vivendo esse momento. Estou muito feliz – afirmou.
Ao longo de mais de um século de existência, a seleção pentacampeã do mundo contou com alguns poucos atletas nascidos em outros países, mas nenhum deles conseguiu balançar as redes. Foram eles:
Sidney Pullen (Inglês) – três jogos;
Casemiro do Amaral (Portugês) – seis jogos;
Francisco Police (Italiano) – um jogo;
Também há divergências sobre onde teria nascido Adolpho Milman, conhecido como Russo, que disputou um jogo com a amarelinha. Registros apontam Pelotas, no Rio Grande do Sul, como cidade natal dele, mas por muitos anos houve a lenda de que teria nascido em um território do império russo onde hoje é o Afeganistão. Anos depois, a família descobriu que, na verdade, o ex-atacante tinha nascido na Argentina, como mostrou reportagem do Esporte Espetacular.
Nascido na Bélgica, Andréas não é o primeiro atleta nascido fora do Brasil a ser convocado
Assim como os outros “estrangeiros”, Russo não conseguiu marcar pela Seleção. Tal façanha caberia ao mais brasileiro dos belgas, Andreas Pereira.
+ CLIQUE AQUI e veja mais notícias da Seleção

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours