Antes do início da Série A, veja os treinadores com trabalhos mais longevos na elite nacional

4 min read
Somente sete treinadores estão há mais de um ano nos seus clubes; Abel Ferreira, do Palmeiras, lidera A Série A do Campeonato Brasileiro vai começar neste sábado e deve aumentar o volume da música que embala a “dança dos treinadores”. Dos 20 clubes que vão disputar a elite do futebol nacional, apenas sete são conduzidos por técnicos com mais de um no no cargo. Neste cenário, o destaque vai para Abel Ferreira, no Palmeiras desde novembro de 2020.
Times se preparam para a estreia do Brasileirão
A primeira rodada começa neste sábado com quatro jogos e segue com mais seis partidas no dia seguinte. O destaque vai para Vitória e Palmeiras, atuais campeões das Séries B e A, que fazem jogo isolado às 18h30 de domingo (horário de Brasília).
Abel Ferreira é o treinador com mais tempo de trabalho em um mesmo clube na Série A do Brasileiro
Marcos Ribolli
Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza), Cláudio Tencati (Criciúma), Fernando Diz (Fluminense), Renato Gaúcho (Grêmio), Pedro Caixinha (Bragantino) e Léo Condé (Vitória) são os outros profissionais com mais de um ano de casa. Na contramão destes clubes o Cuiabá vai estrear na competição nacional com um treinador interino (Luiz Fernando Iubel).
Técnicos do Brasileiro 2024
*Treinador interino do Cuiabá
Além do Dourado, outros sete clubes da Série A já trocaram de treinador em 2024: São Paulo, Juventude, Corinthians, Athletico, Atlético-MG, Botafogo e Cruzeiro. Ou seja, 40% dos clubes da elite já fizeram o técnico dançar nesta temporada.
António Oliveira trocou o Cuiabá pelo Corinthians
Rodrigo Coca/Agência Corinthians
O número de estrangeiros também chama atenção. Dos 19 clubes com treinador definido, oito nasceram fora do Brasil: 42%. São quatro portugueses (Abel Ferreira, Pedro Caixinha, Artur Jorge e António Oliveira) e quatro argentinos (Juan Pablo Vojvoda, Ramón Díaz, Eduardo Coudet e Gabriel Milito).
Estreantes
Léo Condé com a taça de campeão da Série B em 2023
Victor Ferreira / EC Vitória
Léo Condé (Vitória) e Thiago Carpini (São Paulo) vão trabalhar na Série A pela primeira vez na carreira. Os dois comandaram equipes que subiram de divisão no ano passado. Condé com o próprio Vitória, campeão da Série B, e Carpini com o Juventude. Além deles, o argentino Gabriel Milito e o português Artur Jorge são estreantes.
Carpini e Léo Condé também estão entre os treinadores mais jovens da Série A em 2024. O técnico do São Paulo é quem puxa a lista, com apenas 39 anos. António Oliveira (41), Gabriel Milito (43), Léo Condé (45), Jair Ventura (45) e Abel Ferreira (45) vêm na sequência. Aos 62 anos, Tite é o mais velho.
Campeões
Tite tem dois títulos do Brasileiro
Marcelo Cortes/Flamengo
Dos 19 treinadores que iniciam o Campeonato Brasileiro, apenas quatro já venceram a competição. Abel Ferreira, Cuca e Tite são os recordistas com dois títulos cada, e Rogério Ceni completa a lista.
Técnicos com títulos na Série A
Abel Ferreira: 2022 e 2023 (Palmeiras);
Cuca: 2021 (Atlético-MG) e 2016 (Palmeiras);
Rogério Ceni: 2020 (Flamengo);
Tite: 2011 e 2015 (Corinthians).
Então é dada a largada no Campeonato Brasileiro 2024. Momento para acompanhar os “guerreiros” que vão se manter no cargo e também a tradicional dança das cadeiras. Promessa, então, de mais um ano com muita emoção e movimentação na beira do gramado.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours