Artur Jorge, do Botafogo, aponta semelhanças entre a Libertadores e a Champions League

3 min read
Treinador disputou ambas competições nos últimos 12 meses O treinador Artur Jorge completou na última terça-feira o quinto jogo da carreira na Conmebol Libertadores. O empate em 0 a 0 com o Junior Barranquilla na Colômbia garantiu que o time dele avançou para as oitavas de final da competição na segunda colocação do Grupo D.
Junior Barranquilla 0 X 0 Botafogo | Melhores Momentos | 6ª rodada | CONMEBOL Libertadores 2024
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
O português, que foi apresentado no dia 6 de abril, passou pela experiência de disputar duas das principais competições continentais de clubes do mundo no espaço de menos de um ano. Treinando o Braga, ele esteve na Uefa Champions League até dezembro de 2023.
– São duas competições muito semelhantes, tendo em conta aquilo que é a dificuldade de cada uma das partidas. São equipes muito boas, de grande intensidade, de grande nível. Aqui jogamos com contextos ligeiramente diferentes, com a questão das viagens, da altitude, muitas vezes também com condições climatéricas muito diferentes de país para país – comparou o treinador após o empate na Colômbia.
É uma competição que nos dá muito prazer de participar porque temos visto que tem bom nível naquilo que é o jogo jogado em relação às equipes
Leia mais sobre o Botafogo:
+ Análise: Botafogo cria para vencer Junior, mas Artur Jorge vira refém da escolha por time misto
+ De virtual eliminado a classificado: veja os cinco motivos que levaram o Botafogo às oitavas
Diferente do que foi com o Botafogo, Artur pegou o Braga durante toda a disputa da Liga dos Campeões. Foram quatro vitórias nas duas primeiras fases prévias, contra TSC Backa Topola e Panathinaikos. A fase de grupos não foi de tanto sucesso. Apenas uma vitória e um empate com o Union Berlin, e quatro derrotas contra Napoli e Real Madrid.
A chegada ao Brasil já foi em meio à disputa da Libertadores. Ele acompanhou do camarote a derrota justamente para o Junior Barranquilla na primeira rodada da fase de grupos. A estreia na competição continental foi contra a LDU em Quito e nova derrota, que colocaram a equipe na lanterna da chave.
– Estamos satisfeitos por aquilo que fizemos até ao momento. Sabemos que começamos mal esta competição, mas fizemos um grande trabalho de trás para a frente para terminar hoje esta fase de grupos com os mesmos pontos do primeiro colocado é um sinal de crescimento – completou.
Artur Jorge em Junior Barranquilla x Botafogo
LUIS ACOSTA / AFP
+ Leia mais notícias do Botafogo
As três vitórias que se seguiram viraram completamente a história e classificaram o Botafogo com antecedência às oitavas de final, o que possibilitou até mesmo ao treinador utilizar os reservas na última partida.
Os números do técnicos são consideravelmente melhores no torneio sul-americano do que no europeu. Em termos de aproveitamento, ele tem 66% na Libertadores, e 53,3% na Champions, contando a fase prévia. Levando em consideração somente a de grupos, o desempenho cai para 22,2%.
A competição sul-americana dá agora uma pausa e retorna apenas na segunda semana de agosto com as oitavas de final. Isso porque em junho começa a Copa América e a Conmebol não dividirá o calendário para não ter equipes desfalcadas em campo.
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours