Avaí, Brusque e Chapecoense: como estão os catarinenses em comparação aos outros clubes da Série B do Brasileiro

5 min read
Os vinte clubes da segunda divisão têm aproveitamentos entre 72% e 10% na temporada atual Fim dos campeonatos estaduais e com data para o pontapé inicial da Série B marcado para o dia 19 de abril, esta sexta-feira, a partir das 19h (de Brasília). Chegou a hora de conferir como estão os catarinenses que disputam a segunda divisão do Campeonato Brasileiro em comparação com as outras 17 equipes.
+ Confira a tabela completa da Série B
Troféu Série B
Cris Mattos -STAFF IMAGES
No levantamento feito pelo ge foram levadas em conta as seguintes competições da temporada 2024: Copa do Brasil, Copa Verde, Copa do Nordeste e estaduais. Amistosos e partidas não oficiais não entraram no cálculo para definir os melhores desempenhos da segundona.
Melhores aproveitamentos
+ Quatro campeões e um rebaixado: os times da Série B nos estaduais

São três catarinenses que disputam o torneio: Avaí, Brusque e Chapecoense. O melhor colocado é o Avaí, com um aproveitamento de 55,5% do Campeonato Catarinense, em 11º no ranking geral da Série B.
O Brusque por outro lado, apesar de ter sido vice-campeão do estadual, eliminando o Avaí nas semifinais, e ter avançado para a terceira fase da Copa do Brasil, está em 14º com 49% de aproveitamento.
A explicação é a quantidade de empates que o Quadricolor registrou nas duas competições, são quatro jogos a mais que a equipe Azurra e 10 partidas que terminaram sem vencedor ou com o Bruscão avançando pelos pênaltis.
Elenco do Brusque vice-campeão estadual em 2024
Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC
E por último, a Chapecoense, na 18ª colocação. A equipe foi eliminada na primeira fase do Campeonato Catarinense, terminando na nona posição. Foram 11 partidas com apenas três vitórias e dois empates, o que resultaram em um péssimo aproveitamento de 33%, à frente apenas de Guarani (27,7%) e Ituano (10,2%).
A Série B é uma competição difícil para fazer projeções. Detalhes podem levar um time ao acesso ou ao rebaixamento. O que parece provável, por tradição e investimento, é que o Santos ficará com uma das vagas do acesso. Coritiba, América-MG, Sport e Avaí partem como candidatos por terem bons times e por conhecerem o caminho para a Série A. Todos tiveram mais de três acessos desde 2003. O Ceará, que levou o título estadual, deve brigar com essa turma. E não podemos descartar algumas surpresas.
Leão da ilha é destaque ofensivo
O Avaí foi o clube com mais gols anotados durante o Campeonato Catarinense. Foram 27 tentos contra 26 do campeão Criciúma, que ficou com a segunda colocação, e 22 do Barra que foi eliminado nas semifinais para o Tigre.
Gabriel Poveda, atacante do Avaí e artilheiro do Catarinense com oito gols
Vivi Marques/Avaí
Veja mais:
+ Avaí melhora média de gols, mas sofre defensivamente em relação à 2023
O número foi responsável por deixar o Leão da Ilha como um dos destaques do Campeonato Brasileiro Série B durante este início de temporada, sendo o terceiro colocado com a melhor média de gols no começo de 2024. (confira na tabela abaixo)
Top 5 melhores ataques da Série B
Sem estar entre os melhores marcadores, o Brusque tem uma média de 1,15 gols feitos por jogo, com 22 tentos anotados em 19 jogos. No ranking geral do torneio é a 16ª equipe com melhor média.
A Chapecoense apesar do desempenho ruim, tem uma média de gols maior que a do Quadricolor. O Verdão do Oeste anotou 13 gols em 11 partidas, resultando em 1,18 gols por jogo. É a 15º equipe no ranking de melhores ataques.
Dois destaques negativos na defesa
Chapecoense se prepara para a Série B 2024
Tiago Meneghini | ACF
Se tratando do aspecto defensivo, Avaí e Chapecoense estão entre as piores equipes, ocupando a 2ª e 3ª colocação no ranking geral, atrás apenas do Ituano, único clube do Campeonato Brasileiro Série B que foi rebaixado no campeonato estadual. (confira na tabela abaixo)
Top 5 piores defesas da Série B
O Brusque por outro lado é a oitava melhor defesa da competição, com 15 gols sofridos em 19 partidas, uma média de 0,78 gols por jogo.
As estatísticas dos estaduais são balizadoras, mas temos que entender as diferenças entre as competições. O Avaí, por exemplo, se mantiver a média de gols sofridos, não vai brigar na parte de cima. Chapecoense e Brusque têm a permanência como objetivo principal e o time de Luizinho Lopes tem um trabalho mais consolidado e com bons resultados. Já a Chapecoense deposita todas as suas esperanças em Umberto Louzer, técnico campeão da Série B em 2020.
Estreia das equipes na Série B
Operário-PR x Avaí | 19/04 | 21h | Germano Krüger
Chapecoense x Ituano | 20/04 | 15h30 | Arena Condá
Brusque x Mirassol | 23/04 | 21h | Gigantão das Avenidas
Mais notícias do esporte catarinense em ge.globo/sc

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours