Botafogo enfrentou brasileiros em cinco das seis vezes que jogou a Libertadores; veja desempenho

4 min read
Confronto com o Palmeiras vai manter sina do Alvinegro O Botafogo terá pela frente o Palmeiras nas oitavas de final da Conmebol Libertadores 2024. Enfrentar brasileiros na competição continental passa longe de ser uma novidade para o clube. Em cinco das seis participações que teve encontrou um adversário local pelo caminho.
Reforço do Botafogo, Igor Jesus chega ao Brasil
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
O histórico geral não é de dar muitas esperanças ao torcedor. Foram 9 partidas com duas vitórias, três empates e quatro derrotas. Em três dos quatro confrontos acabou eliminado do torneio pelo compatriota.
Curiosamente, a pior campanha do Botafogo na Conmebol Libertadores foi justamente quando não encontrou nenhum brasileiro, em 2014. Caiu nos grupos daquela edição. É, até hoje, a única vez que não chegou à segunda fase.
Os duelos
O primeiro encontro foi em 1963, quando o Glorioso de Garrincha duelou com o Santos de Pelé. À época, apenas o campeões nacionais de cada país classificavam para a competição. Como a equipe paulista era detentora do título continental, os cariocas entraram pelo vice Brasileiro, justamente contra o mesmo adversário.
A sina da decisão do Brasileirão de 1962 se repetiu na Libertadores de 1963. Depois de passar da fase de grupos com três vitórias em três jogos, o Botafogo encontrou o Peixe na semifinal. Empate em 1 a 1 no primeiro jogo e derrota por 4 a 0 no segundo. Somando os dois, Pelé fez quatro gols.
Santos x Botafogo, Revista Fatos e Fotos, 1963
Reprodução
Leia mais sobre o Botafogo:
+ De Neymar a Rashford: vídeos de highlights inspiram Júnior Santos em ano mágico no Botafogo
+ Reforço do Botafogo, Igor Jesus chega ao Brasil; apresentação será adiantada
O histórico da Libertadores de 1973 é o que traz esperanças ao Botafogo para a atual edição. Foi naquele ano que o Alvinegro encontrou o Palmeiras e eliminou o rival. Em três partidas, teve um derrota por 3 a 2 e duas vitórias por 2 a 0 e 2 a 1.
A partida decisiva teve gol de Jairzinho para garantir a vaga na segunda fase, que era o equivalente à semifinal. O formato era de um grupo com três times cujo vencedor ia à decisão. Foi aí que o Alvinegro acabou eliminado.
O Grêmio foi o rival nas duas últimas vezes que o caminho do Glorioso cruzou com um adversário brasileiro na Libertadores, em 1996 e 2017. Ambas no mata-mata, com os gaúchos levando a melhor com um empate no Rio de Janeiro e uma vitória no Sul.
Na década de 90, a primeira partida das oitavas de final no Maracanã terminou em 1 a 1, com gols de Jamir e Jardel. O Olímpico viu os gremistas vencerem a volta por 2 a 0. Luciano Dias e Carlos Miguel marcaram.
Em 1996, Grêmio vence o Botafogo por 2 a 0 pela Taça Libertadores da América
Foi mais equilibrado em 2017. Depois de um 0 a 0 no Estádio Nilton Santos, o Grêmio garantiu a vaga na semifinal com uma vitória por 1 a 0, gol de Lucas Barríos. O Imortal terminou aquela edição com o título sobre o Lanús.
Barrios, Grêmio x Botafogo
Estadão Conteúdo
O longo histórico do Botafogo pode ser ampliado consideravelmente nesta temporada. O clube pode chegar até a final da Libertadores 2024 enfrentando apenas brasileiros. Se passar do Palmeiras, pode pegar o São Paulo nas quartas, e o Flamengo ou o Grêmio* na semifinal.
Em uma eventual decisão, poderia ainda encontrar Atlético-MG, Fluminense, além do Tricolor Gaúcho.
*o lado da chave do Tricolor vai ser definido apenas no sábado
+ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours