Botafogo tem terceiro técnico português em um ano com Artur Jorge; veja aproveitamento

3 min read
Novo comandante estreia contra a LDU na Libertadores Botafogo iniciou uma nova era com a chegada do treinador Artur Jorge, apresentado neste final de semana oficialmente. Ele é o terceiro português a comandar a equipe desde que o empresário americano John Textor adquiriu a SAF.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
Veja a coletiva da apresentação oficial do Artur Jorge no Botafogo
O primeiro foi Luís Castro. Ele foi o nome escolhido por Textor para iniciar o novo período do Glorioso e construir o que chamou de Botafogo Way. A estreia foi na primeira rodada do Brasileiro, contra o Corinthians. Derrota por 3 a 1 no Nilton Santos.
Ele ficou na equipe entre 28 de março de 2022 e 30 de junho de 2023. Com ele foram 80 jogos, 42 vitórias, 15 empates e 23 derrotas, um aproveitamento de 59%. Os números são do Espião Estatístico.
Leia mais sobre o Botafogo:
+ Polícia Civil do Rio diz que John Textor, dono da SAF do Botafogo, foi intimado a depor
+ Botafogo anuncia a contratação do técnico Artur Jorge
A saída de Luís iniciou uma transição para a chegada de Bruno Lage. Mas o período do segundo português à frente do clube não foi duradouro. Irritação e uma entrevista polêmica gerou desgaste interno que culminou na demissão.
Teve somente 15 jogos, 4 vitórias, 7 empates e 4 derrotas, e 42% de aproveitamento, que iniciaram uma má fase terminando na perda do título brasileiro. A primeira partida foi um empate em 1 a 1 com o Patronato pela Copa Sul-Americana.
Ter técnicos portugueses no comando é uma decisão de John Textor, que enxerga uma qualificação maior dos europeus e a capacidade em desenvolver um projeto que se encaixe no que ele almeja para o futuro do clube.
Artur Jorge em treino do Botafogo
Vitor Silva/Botafogo
+ Leia mais notícias do Botafogo
Os portugueses no Brasil
Desde a chegada de Jorge Jesus ao Brasil, em 2019, a opção por treinadores portugueses virou uma tendência forte no futebol brasileiro. Outros dos bastiões dessa “invasão” é Abel Ferreira, ídolo e multicampeão pelo Palmeiras.
Levando em consideração o período em que John Textor assumiu o comando da SAF, no começo de 2022, foram 15 trabalhos conduzidos por lusitanos na Série A do Brasileirão. O ge listou todos eles com o aproveitamento abaixo nos números do Espião Estatístico. A era Abel no Palmeiras começou antes, mas entrou na conta.
Os treinadores portugueses na Série A desde 2022
Entre os 15 listados, só três conquistaram títulos no futebol brasileiro. Além de Ferreira, campeão de duas Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, uma Supercopa do Brasil e três Campeonatos Paulistas, Ivo Vieira e António Oliveira ganharam o Campeonato Mato-Grossense pelo Cuiabá.
Artur Jorge terá um forte desafio na adaptação ao Brasil: o calendário. O grande drama do futebol brasileiro se apresentará logo cedo ao português. Nos primeiros dois meses de trabalho, ele terá partidas praticamente a cada três dias, sem tempo para treinar e preparar a equipe.
O primeiro desafio será contra a LDU na Libertadores. O jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos acontece nesta quinta-feira, às 19h, no Estádio Casablanca, em Quito, no Equador.
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours