Campeonato Uruguaio é suspenso após pedrada em assistente

5 min read
Caso aconteceu após jogo entre Racing Montevidéu e Peñarol e recebeu comentários até do presidente da Fifa: “Ultrajante” A Associação Uruguaia de Futebol (AUF) suspendeu todos os jogos do campeonato nacional após um árbitro assistente levar uma pedrada na saída de campo. O ataque à arbitragem aconteceu após o apito final do jogo entre Racing Montevidéu e Peñarol, realizado no último domingo, no Estádio Parque Alfredo Víctor Viera, na capital uruguaia.
Initial plugin text
Após a derrota do Racing por 2 a 1 para o Peñarol em casa, a torcida atacou o trio de arbitragem. Na saída de campo, o árbitro assistente Federico Piccardo levou uma pedrada no nariz.
Ainda no domingo à noite, a AUF foi à público e informou a paralisação dos jogos do Campeonato Uruguaio. Em comunicado, a federação disse também que o árbitro assistente recebeu atendimento médico e que estava “em bom estado de saúde”.
O pronunciamento da AUF pediu ainda “consciência geral” contra atos violentos cometidos em âmbito esportivo.
A Federação informou que o agressor já foi identificado. Porém, nesta segunda-feira, o Ministério Público do Uruguai informou que ele ainda não foi identificado pela Justiça e que a investigação solicitou à polícia as imagens de câmeras de vigilância e relatos de testemunhas.
Árbitro auxiliar Federico Piccardo, com a mão no rosto após levar pedrada da torcida do Racing-URU em jogo com Peñarol
Reprodução/Tenfield
Anfitrião naquela noite, o Racing Montevidéu também se pronunciou. O clube se colocou à disposição da Justiça para identificar o agressor e prometeu desvincular o torcedor do quadro de sócios, quando identificado.
Através das redes sociais, a Associação uruguaia de árbitros (Audaf) lamentou o ocorrido e suspendeu a atuação da arbitragem em todas as categorias. Leia esse e outros pronunciamentos completos mais abaixo.
Nesta segunda-feira, a repercussão do caso cresceu ainda mais. O presidente da Fifa Gianni Infantino falou sobre o caso. O dirigente da entidade máxima do futebol classificou o caso como “vergonhoso” e “ultrajante”. Além disso, o suíço-italiano pediu para que as autoridades uruguaias que garantam a segurança no esporte.
— A segurança dos árbitros e dos seus assistentes deve ser garantida em todos os momentos. […] Por isso, faço um apelo às autoridades pertinentes para que façam os responsáveis prestarem contas e continuem a implementar medidas de dissuasão adequadas para garantir que a violência seja erradicada do esporte — escreveu nas redes sociais.
Leia o comunicado da AUF:
“Dada a medida de greve determinada e comunicada publicamente pela AUDAF, informa-se que todas as disciplinas e categorias da AUF estão suspensas até novo aviso.
Durante o último mês, antes e durante as datas do Torneio Apertura 2024, a AUF tomou medidas de prevenção de atos de violência com controle de identificação pessoal e monitoramento com câmeras de videovigilância, entre outras que foram dispostas para proteger os atores que realizam suas atividades em nossos campeonatos e que foram publicadas tempestivamente.
Ontem, como é de conhecimento público, o senhor Federico Piccardo, membro da equipe de arbitragem, sofreu um ataque através de uma pedra que atingiu seu nariz, levando ao seu exame médico em um hospital privado, e atualmente se encontra sem consequências e em bom estado de saúde.
Imediatamente após o incidente, a AUF, através do seu departamento de segurança, identificou o agressor, contactou a associação de árbitros, clube cujo partido foi responsável pelo ataque, e colocou-se à disposição da vítima e da sua família, para efeitos de apresentação. as provas correspondentes às autoridades.
Dada a situação vivida, a AUF reitera o seu compromisso com a repressão de todos os tipos de atos violentos. Apela à sensibilização geral dos intervenientes e do público em geral para canalizar os eventos desportivos numa linha de coexistência de acordo com a sua importância.”
Leia o comunicado do Racing:
“TENDO EM CONTA OS FATOS DE CONHECIMENTO PÚBLICO OCORRIDO ONTEM POR OCASIÃO DO JOGO REALIZADO COM O CLUBE ATLÉTICO PENAROL, O RACING CLUB DE MONTEVIDEO (doravante “RACING”) DESEJA TOMAR A SEGUINTE CONHECIMENTO DA OPINIÃO PÚBLICA:
O RACING REJEITA A VIOLÊNCIA EM TODOS OS SEUS TERMOS, E NENHUMA FORMA EM QUE ELA SE MANIFESTE É ACEITÁVEL PARA O CLUBE.
O RACING se solidariza com o árbitro agredido e expressa as mais sinceras desculpas pela situação ingrata sofrida.
O RACING COOPERARÁ COM AS AUTORIDADES DE FUTEBOL E DE JUSTIÇA PARA IDENTIFICAR O AGRESSOR E ADOTAR AS MEDIDAS CORRESPONDENTES DENTRO SUAS COMPETÊNCIAS.
SE A PESSOA PERTENCIA AO QUADRO DO RACING, SERÁ SOLICITADA SUA IMEDIATA DESINCLUSÃO E/OU SUSPENSÃO DE QUALQUER ATIVIDADE VINCULADA AO MESMO, ATÉ QUE SEJA RESOLVIDA A EFETIVA PARTICIPAÇÃO DA PESSOA NOS FATOS RELATADOS.”
Leia o comunicado da Audaf:
“A Associação Uruguaia de Árbitros de Futebol lamenta profundamente e expressa seu mais absoluto repúdio ao ato de violência ocorrido recentemente no Estádio Parque Alfredo Victor Viera, onde nosso colega Federico Piccardo foi agredido de forma covarde por um torcedor que estava na arquibancada da torcida do Racing Club de Montevidéu.
Neste momento, esta diretiva mantém que os atos de violência contra o nosso grupo não cessaram, agravando-se e reiterando-se ao longo do tempo, impossibilitando o normal desempenho da atividade.
Assim, a AUDAF resolve:
Paralisar atividades em todas as categorias e disciplinas, permanecendo em sessão permanente”

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours