Cinco capitais brasileiras entrarão para lista seleta das Copas; Maracanã vai virar recordista em finais

4 min read
Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife estarão entre as 13 cidades a receberem partidas em três Mundiais diferentes; veja a lista completa Com a confirmação da Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil, e suas respectivas sedes, cinco cidades do país entram no seleto grupo de 13 metrópoles a receber jogos de um Mundial da Fifa pela terceira vez.
Após hospedarem partidas do Mundial masculino em 1950 e 2014, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife também foram escolhidas como sub-sedes da Copa feminina que acontecerá daqui a três anos.
+Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil: veja os estádios que vão sediar jogos
estádio do maracanã no rio de janeiro
Photo by Buda Mendes/Getty Images)
Dessa forma, o Maracanã se tornará o único estádio a ser palco de três finais de Copa do Mundo, com a seleção brasileira tendo a chance de conquistar o seu primeiro título em casa, uma vez que em 1950 a taça ficou com o Uruguai e em 2014, com a Alemanha.
No Mundial feminino, apenas os Estados Unidos, em 1999, conseguiu ser campeão como país sede.
+ Marta se emociona com Brasil sede e pede jogo de abertura no Rio Grande do Sul
Além do Maracanã, apenas outros dois outros estádios já haviam recebido duas decisões. Um deles é o Rose Bowl, em Los Angeles, palco do tetra do Brasil em 1994 e do segundo dos quatro títulos norte-americanos no feminino, em 1999, mas que está fora da Copa de 2026, a ser disputada em conjunto entre Estados Unidos, México e Canadá.
O outro é o Azteca, na Cidade do México, que recebeu as finais masculinas em 1970 e 1986, mas não será o estádio da decisão em 2026, que ocorrerá nos Estados Unidos.
Por sinal, com as edições do Mundial de 2026 e 2027, Azteca e Maracanã serão os estádios com mais jogos de Copas, 22 em cada.
Veja a apresentação da candidatura do Brasil à Copa Feminina de 2027
Além de Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife, outras oito cidades estiveram (ou estarão) em três Copa do Mundo, considerando os torneios masculinos e femininos.
+Ednaldo celebra Copa Feminina no Brasil: “Queremos mais mulheres na gestão do futebol”
São duas no México (Cidade do México e Guadalajara, em 1970, 1986 e 2026), duas na Alemanha (Berlim e Frankfurt, em 1974, 2006 e 2011), uma na França (Paris em 1938, 1998 e 2019) e três nos Estados Unidos (Washington, São Francisco, Nova Iorque).
O Estados Unidos ainda possuem as duas únicas cidades a receberem jogos em quatro Copas (Boston e Los Angeles, em 1994, 1999, 2003 e 2026).
Brasil é escolhido para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027
Países que mais sediaram a Copa do Mundo
Estados Unidos
Copa de 1994 (masculina): Los Angeles, Boston, Chicago, Dallas, Detroit, Nova Iorque, Orlando, São Francisco e Washington.
Copa de 1999 (feminina): Los Angeles, Boston, São Francisco, Chicago, Portland, Washington e Nova Iorque
Copa de 2003 (feminina): Los Angeles, Boston, Filadélfia, Washington, Columbus e Portland
Copa de 2026 (masculina): Los Angeles, Boston, Seattle, São Francisco, Kansas, Dallas, Houston, Atlanta, Miami, Filadélfia e Nova Iorque.
Brasil
Copa de 1950 (masculina): Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Recife
Copa de 2014 (masculina): Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife, Natal, Manaus, Cuiabá, Curitiba
Copa de 2027 (feminina): Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Manaus, Cuiabá e Brasília
México
Copa de 1970 (masculina): Guadalaraja, Leon, Cidade do México, Puebla de Zaragoza, Toluca
Copa de 1986 (masculina): Cidade do México, Guadalajara, Puebla de Zaragoza, Querétaro, Leon, San Nicolás de los Garza, Monterrey, Nezahualcoyotl, Irapuato, Zapopan, Toluca
Copa de 2026 (masculina): Guadalajara, Cidade do México e Monterrey
Alemanha
Copa de 1974 (masculina): Berlim, Frankfurt, Munique, Stuttgart, Hamburgo, Gelsenkirchen, Hanover, Düsseldorf e Dortmund
Copa de 2006 (masculina): Berlim, Frankfurt, Gelsenkirchen, Colônia, Hamburgo, Hanover, Kaiserslautern, Leipzig, Munique, Nuremberg, Stuttgart e Dortmund
Copa de 2011 (feminina): Berlim, Frankfurt, Augsburgo, Bochum, Dresden, Leverkusen, Mönchengladbach, Sinsheim e Wolfsburg.
França
Copa de 1938 (masculina)*: Paris, Marselha, Bordeaux, Estrasburgo, Le Havre, Lille, Toulouse, Antibes, Reims
Copa de 1998 (masculina): Paris, Marselha, Lyon, Saint-Denis, Bordeaux, Toulouse, Lens, Nantes, Saint-Étienne, Montpellier
Copa de 2019 (feminina): Paris, Nice, Lyon, Montpellier, Rennes, Le Havre, Valenciennes, Reims e Grenoble.
*Lyon seria uma das sub sedes da Copa de 1938, mas não recebeu o jogo entre Suécia e Áustria após desistência dos austríacos devido à anexação da Áustria pela Alemanha nazista

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours