Como estava o Botafogo antes do Brasileiro em 2023? Compare com esse ano

3 min read
Após início turbulento na Libertadores, Alvinegro estreia na competição nacional contra o Cruzeiro neste domingo O Botafogo inicia a caminhada no Campeonato Brasileiro às 17h deste domingo contra o Cruzeiro, no Mineirão, já um pouco pressionado pelos recentes resultados na Conmebol Libertadores. O Alvinegro perdeu as duas primeiras partidas da fase de grupos da competição internacional e é lanterna do Grupo D.
De Quito para Belo Horizonte: Botafogo tem um dia de preparação para estreia no Brasileiro
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
O cenário de questionamentos e pressão externa não é muito diferente se comparado ao que o Alvinegro encarou antes de iniciar o Brasileirão ano passado. Em 2023, sob o comando de Luís Castro, a torcida estava na bronca pela eliminação precoce no Campeonato Carioca e a partida diante do Sergipe, na primeira fase da Copa do Brasil, quando o time carioca se classificou contra o rival, que estava na Série D, apenas com um gol no último lance.
Em campo, os números não se mostravam ruins: antes da 1ª rodada, o Botafogo havia feito 19 jogos, com 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. As críticas, na época, eram mais pela eliminação no Carioca.
A equipe mudou da água para o vinho no começo do Brasileirão. Os questionamentos viraram elogios com o começo do Botafogo na competição, o melhor da história do clube. A equipe de Castro iniciou a competição vencendo o São Paulo por 1 a 0 no Estádio Nilton Santos.
Leia mais sobre o Botafogo:
+ John Textor, dono do Botafogo, entrega documentos sobre manipulação de resultados à Polícia Civil
+ Irritação, chute no banco e olho no relógio: veja as reações de Artur Jorge em estreia pelo Botafogo
Em 2024, há um novo elemento: a fase preliminar da Libertadores. O Alvinegro novamente ficou fora das semifinais do Carioca, mas colocou a classificação para a fase de grupos do torneio internacional como prioridade. A missão foi cumprida com as eliminações sobre Aurora e RB Bragantino, mas o desempenho caiu nas derrotas para Junior Barranquilla e LDU.
Junior Santos na derrota do Botafogo para LDU
Rodrigo BUENDIA / AFP
Aproveitamento semelhante, defesa pior
São 21 partidas disputadas em 2024, com 12 vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Esses números resultam em 63,4% de aproveitamento. Em comparação com 2023, o aproveitamento é um pouco pior – no ano passado, o desempenho do Alvinegro era de 64,9%.
Compare os números do Botafogo em 2023 e 2024 antes de estrear no Brasileirão.
Botafogo 2023
19 jogos
11 vitórias
4 empates
4 derrotas
35 gols feitos (1,84 por jogo)
14 gols sofridos (0,73 por jogo)
64,9% de aproveitamento
Botafogo 2024
21 jogos
12 vitórias
4 empates
5 derrotas
40 gols feitos (1,90 por jogo)
20 gols sofridos (0,95 por jogo)
63,4% de aproveitamento
A principal diferença fica na questão defensiva. Com números similares em aproveitamento e média de gols marcados, o número de tentos sofridos aumentou, em média, +0,22.
Título do Botafogo da Taça Rio em 2023
Vítor Silva/BFR
+ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours