Como Thiago Mendes pode jogar no São Paulo? Veja as opções táticas

5 min read
Jogador chega como primeiro volante e pode jogar na função de Alisson e Pablo Maia. Confira como pode ficar o time com ele Thiago Mendes deve pintar como reforço? GE São Paulo explica a situação
O São Paulo está muito próximo de anunciar Thiago Mendes como novo reforço para a equipe.
O volante assistiu o empate de 2 a 2 com o Corinthians num camarote na Arena Neo Química e está no Brasil para acertar os detalhes de sua contratação. Com passagem pelo clube entre 2015 e 2017, Thiago Mendes retorna ao Brasil transformado por uma passagem de sete anos no futebol francês.
+ Siga o canal ge São Paulo no WhatsApp
Como Thiago Mendes joga?
Segundo volante de origem, ele vem jogando mais como primeiro homem de meio-campo. Na atual temporada pelo Al-Rayyan, do Catar, ele é escalado numa dupla de volantes dentro do esquema 5-2-3 montado pelo treinador Leonardo Jardim. O equilíbrio marca a posição: ele é um meia que articula, ajuda a organizar e protege a defesa. Um camisa 8 mais voltado a dar sustentação para o meio-campo, e por isso, sem chegar tanto no ataque
Thiago Mendes joga numa dupla de volantes num esquema com três zagueiros
Reprodução
Por falar em saída de bola, essa é a principal qualidade de Thiago Mendes atualmente. Ele já não tem mais a explosão muscular de quando tinha 23 e 24 anos em sua primeira passagem, mas tem mais visão e experiência de jogo. Por isso, Thiago era o principal pensador do time lá de trás: quando o Al-Rayyan se organizava para atacar, os meias e atacantes viravam o corpo e procuravam receber passes curtos de Thiago, como na imagem abaixo.
Thiago Mendes ajuda mais na saída de bola, sempre de trás
Reprodução
+ Alisson + 10? Como volante virou pilar de três técnicos e se tornou quem mais joga no São Paulo
+ Entenda a tática de Zubeldía para Lucas e Luciano jogarem juntos no São Paulo
+ Wellington Rato ou Luciano? São Paulo ganha nova opção e vê concorrência aumentar no ataque
Como Zubeldía pode montar o São Paulo com Thiago Mendes?
Pela análise acima, Thiago Mendes vem para jogar na mesma posição de Alisson, Bobadilla e Pablo Maia. Luiz Gustavo tem características mais defensivas e Rodrigo Nestor definitivamente deixou a posição de volante para virar meia-armador, como Dorival e Zubeldía o escalam.
No time titular atual, Thiago Mendes entra na vaga do incansável Alisson, um dos pilares do time e que merece descanso. A ideia desse esquema 4-2-3-1 é ter Lucas e Nestor como meias armadores para que Luciano jogue próximo do gol. Thiago daria suporte defensivo a essas jogadas e contribuiria com a armação das jogadas lá de trás, para que Lucas não precise voltar tanto.
4-2-3-1 com Thiago Mendes na vaga de Alisson
Reprodução
Uma outra opção é montar um losango no meio-campo. Nesse esquema 4-3-1-2, Luciano jogaria ao lado de Calleri e Lucas voltaria a ser meia centralizado, mesma forma que jogou na campanha vencedora da Copa do Brasil em 2023. Thiago Mendes poderia aparecer como primeiro jogador de meio, com Alisson mais recuado e Nestor se movimentando mais como meia.
Losango no meio-campo é opção para o São Paulo
Reprodução
Ainda no losango, Zubeldía pode reforçar o meio com Luiz Gustavo na proteção e Thiago Mendes e Alisson no meio. André Silva e até Juan podem jogar junto de Calleri no ataque, com Lucas como meia principal. Um time mais veloz, que pode ser usado num duelo fora de casa na sequência da Libertadores e da Copa do Brasil.
Outra opção de losango com meio mais reforçado
Reprodução
Dá até para montar um 4-3-3 com Welington Rato e Lucas nos lados. Lucas continuaria como um meia armador e Alisson e Thiago teriam mais liberdade para chegar na frente, com Rato puxando a marcação pelo lado direito. Juan pode até aparecer por esse lado direito, assim como Michel Araújo.
4-3-3 é opção, com Rato e Lucas nos lados
Reprodução
Questionado sobre a posição do provável novo reforço tricolor, o treinador argentino citou a concorrência no meio e a lesão de Pablo Maia como fatores para contar com Thiago Mendes:
– Falei com Thiago Mendes. É um jogador que pode nos aportar ao plantel. Não é um plantel muito grande. Sofremos a lesão do Pablo Maia, conseguimos repor com o rendimento alto de Alisson, de Luiz Gustavo, com Galoppo ou Bobadilla. Seria para incorporar um jogador na zona média, que é muito importante no esquema de jogo. Tomara que dê certo
Thiago Mendes vai deixar o Lyon após quatro temporadas
Marcio Machado/Eurasia Sport Images/Getty Images
+ Leia mais notícias do São Paulo
🎧 Ouça o podcast ge São Paulo🎧
+ Assista: tudo sobre o São Paulo no ge, na Globo e no sportv

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours