Concentração, orientações e muita chuva: como foi o retorno de Tite à Libertadores após sete anos

5 min read
Campeão em 2012, treinador retorna à competição continental para dar continuidade na etapa 2 de sua primeira missão no Rubro-Negro Tite foi contratado com a missão de classificar o Flamengo para a fase de grupos da Libertadores. À época, em outubro de 2023, o clube corria o risco de ficar fora da competição continental. Tite foi a solução, a meta foi cumprida e o treinador iniciou na última terça-feira a segunda etapa de sua primeira missão: a caminhada rumo à Glória Eterna.
Tite Flamengo x Millonarios na Libertadores na altitude
RAUL ARBOLEDA / AFP
Não bastasse viver a estreia na Libertadores pelo Flamengo, Tite carregou também o frio na barriga do retorno à competição após sete anos. Os longos períodos no comando da Seleção Brasileira fizeram com que o treinador não disputasse a competição continental desde 2016, quando estava no Corinthians.
Tite nega que Flamengo tenha administrado vantagem com um a mais: “Seria covardia”
Atuações do Flamengo: Arrascaeta é o melhor, e Viña e Igor Jesus vão mal; dê suas notas
Essa é a nona Libertadores da carreia de Tite. O ge acompanhou de perto o retorno do treinador à competição que já foi campeão, lá em 2012 também com o Corinthians. A primeira experiência com o Flamengo foi um empate amargo com o Millonarios debaixo de muita chuva já nos minutos finais da partida no El Campín, em Bogotá, na Colômbia.
À beira do gramado, Tite exibia a sua clássica pose em que leva a mão no queixo, franze a testa e observa muito seriamente todo o seu redor. De casaco preto e impermeável já se precavendo da chuva prevista para a cidade colombiana para o fim do segundo tempo.
Algumas reações de Tite nos minutos finais de Millonarios x Flamengo
Duas palavras resumem o treinador em sua estreia na Libertadores pelo Flamengo: concentração e orientação. Quieto e observador, Tite ficou quase todo tempo sozinho na área da comissão técnica – diferente dos recentes jogos em que os auxiliares Matheus Bachi e Cléber Xavier eram figuras presentes para debate.
Nesta noite, Matheus aparecia ao pé do ouvido do pai quase que exclusivamente nos lances de bolas paradas. O auxiliar tomava a frente para dar as instruções aos jogadores enquanto Tite observava e pontuava quando sentia necessidade. Cléber desta vez, ficou praticamente os 90 minutos na segunda cadeira do banco de reservas fazendo anotações.
Se César não levantava, Tite ia até ele e para trocar rápidas palavras antes de voltar para beira do gramado e dar as instruções. Não em todas, mas em muitas jogadas do Flamengo era possível ver o treinador dando o ‘passo a passo’ para os jogadores.
tite, flamengo, libertadores, millonarios
REUTERS/Luisa Gonzalez
No primeiro tempo, em que o Flamengo sofreu muito pelo lado esquerdo, Viña e Cebolinha foram os que mais ouviam as recomendações do treinador, que também puxou Igor Jesus para conversar enquanto a bola rolava. No segundo tempo, as orientações foram mais coletivas.
A cena curiosa fica para o momento em que, enquanto Matheus dá as instruções, Tite senta no banco de reservas e faz um rápido alongamento no pé direito. No fim de 2023, o treinador colocou uma prótese no joelho e desde então aproveita os momentos de descanso para se cuidar. (Veja no vídeo abaixo)
Tite senta no banco de reservas e se alonga rapidamente em Millonarios x Flamengo
A hora do pênalti foi o momento em que Tite apareceu mais inquieto. Andando de um lado para o outro, o treinador se posicionou perto de sua comissão técnica e comemorou serrando os punhos, pouco antes de abraçar os companheiros.
Mais ao lado, os jogadores que estavam no banco de reservas comemoravam o gol de Pedro em uma rodinha. Tite corre até lá, comemora rapidamente e já pede para os atletas se sentarem no banco e colocarem o colete – peça obrigatória para permanecer naquela área. (Veja no vídeo abaixo)
Tite e banco do Flamengo comemoram gol de Pedro
Depois do gol de empate, que aconteceu já aos 35 minutos do segundo tempo, Tite começou a dar novas instruções através de muitos gestos direto da área técnica. O treinador a todo momento olhava para o telão que estava a sua esquerda para monitorar o tempo da partida.
Os últimos dois minutos foram com uma forte chuva. Mas não abalou o treinador, que via o Flamengo tentar pressionar para conseguir o empate. Não deu. E assim que o juiz apitou o fim da partida, Tite foi rapidamente ao banco de reservas falar com Matheus e Cléber. E o dos últimos ato à beira do gramado foi o abraço no treinador do Millonarios, Alberto Gamero.
Se a caminhada da Libertadores começou agora há um outro caminho em que Tite já está próximo de um título. No domingo, treinador retorna para beira do gramado em jogo que vale o Carioca. A vitória por 3 a 0 em cima no Nova Iguaçu no primeiro jogo deixou o treinador muito perto de sua primeira conquista pelo Flamengo.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp
🗞️ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours