Conheça Edin Terzic, o fanático pelo Borussia Dortmund que levou o azarão à final da Champions

6 min read
Técnico cresceu nos arredores da cidade, frequentava a arquibancada e agora lidera time do coração contra o favorito Real Madrid Imagine você comandar o seu time do coração na maior final possível. Essa é a situação de um dos personagens deste sábado, na decisão da Champions League. A história de Edin Terzic com o Borussia Dortmund é digna de filme diante da paixão que o atual treinador tem pelo clube. O sentimento de amor pela equipe da Alemanha começou muito antes de 2010, quando trabalhou pela primeira vez no clube, atuando na equipe de scout.
Mais da final:
+ Conheça o preparador físico brasileiro do Dortmund
+ Como Ancelotti se superou para levar o Real a mais uma decisão
Terzic tem 41 anos e cresceu assistindo ao Borussia Dortmund numa era vencedora. Ele é de Menden, uma cidade nos arredores de Dortmund. Até completar a maioridade, o atual treinador viu a equipe conquistar dois títulos seguidos da Bundesliga, uma Copa da Alemanha, três Supercopas da Alemanha, uma Copa Intercontinental e uma Liga dos Campeões.
O atual comandante do clube chegou a atuar no futebol amador do país para poder pagar financiar seus estudos em Ciência do Esporte, na cidade de Bochum. Depois de terminar a graduação, foi convidado para trabalhar como olheiro do Borussia Dortmund em 2010. Ele ficou por lá até o ano de 2013 e viu a equipe ser bicampeã da Bundesliga e chegar à final da Liga dos Campeões diante do Bayern de Munique com Jürgen Klopp.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
Na temporada seguinte, Terzic se aproximou ainda mais do campo de jogo e virou auxiliar técnico no Besiktas, onde ficou por dois anos até seguir para o West Ham, da Inglaterra, junto com Slaven Bilic. Por lá, o alemão trabalhou na mesma função por três temporadas até voltar para seu clube de coração.
Ele chegou ao time de Dortmund em 2018 para ser auxiliar de Lucien Favre, que ficou no clube até a metade da temporada de 2020/21. O treinador suíço foi demitido depois de uma goleada por 5 a 1 para o Stuttgart e o então auxiliar assumiu o comando da equipe até o fim da temporada, fazendo um trabalho de sucesso, coroado com o título da Copa da Alemanha.
É uma situação inacreditável. Eu vim ao estádio pela primeira vez quando eu tinha nove anos de idade
Edin Terzic, na estreia como técnico do Borussia Dortmund, em dezembro de 2020
Getty Images
+ Veja o caminho das duas equipes até a final da Champions
Ao comando no tempo certo
Apesar do sucesso de Terzic, que conseguiu um aproveitamento de 66% em 32 jogos com o Borussia Dortmund, o clube alemão seguiu o prometido aos torcedores e fechou com Marco Rose, então treinador do Borussia Mönchengladbach, no fim da temporada.
Após a chegada de Rose, Terzic assumiu o cargo de diretor técnico. Novamente, após resultados abaixo do esperado, o Dortmund decidiu encerrar o compromisso firmado com o técnico escolhido pela diretoria ao fim da temporada e resolveu dar espaço ao responsável por liderar o clube ao título mais recente conquistado.
Terzic foi anunciando oficialmente como técnico da equipe no dia 23 de maio de 2022 e celebrou o novo passo dado na carreira.
— Eu nasci e cresci a 30 quilômetros daqui (Dortmund), como torcedor desse clube. Mesmo assim, nunca ousei sonhar que um dia eu poderia trabalhar aqui ou que eu poderia estar aqui nessa função — disse, em sua primeira apresentação.
“Tem algo muito especial em acordar e poder pensar sobre o futebol preto e amarelo”, declarou Terzic, à época.
Terzic também teve momentos ruins no comando do Borussia Dortmund, o principal aconteceu na temporada passada, quando a equipe perdeu o Campeonato Alemão na reta final. O clube ultrapassou o Bayern de Munique na penúltima rodada e precisava de uma vitória no encerramento da Bundesliga para ficar com o título. Mas empatou com o Mainz em casa.
O emocionado Edin Terzic, após o Borussia Dortmund perder o título da Bundesliga na última rodada em 2023
Alex Grimm/Getty Images
Os rivais de Munique venceram e terminaram na primeira posição com a mesma quantidade de pontos que o Borussia Dortmund, que chegou perto de conquistar o Campeonato Alemão depois de 11 anos de jejum. E o técnico (e torcedor) não escondeu sua tristeza. Abalado, ele consolou seus jogadores e chorou bastante no gramado depois do apito final.
— Parece vazio. Parece injusto. Quando se olha para o que vivemos nos últimos 10 meses. Estamos muito tristes por termos perdido a oportunidade. Ficamos a um gol de vencer o título aqui. Tentamos de tudo até o final. Vocês podem ver como esse esporte pelo qual nos apaixonamos pode ser. Extremamente doloroso. Não há final feliz para nós nessa temporada. Não importa quão grande é a dor de hoje, será a nossa motivação para o futuro. Estávamos numa boa fase, especialmente na segunda metade da temporada. Um dia seremos recompensados — disse Terzic, após a partida.
Assim como Joselu, do Real Madrid, Terzic também viveu a fase de torcedor de arquibancada. Na conquista da Copa da Alemanha pelo Borussia Dortmund, em 2012, o atual treinador da equipe alemã esteve entre os torcedores apoiando o time de coração. Um registro foi publicado pelo próprio alemão no Instagram.
Initial plugin text
Liga dos Campeões
Na Champions, o Borussia Dortmund foi sorteado para o considerado “Grupo da Morte”, com PSG, Newcastle e Milan. A equipe alemã começou a campanha sem vitórias nas duas primeiras partidas, conseguindo apenas um empate e uma derrota. Nos quatro jogos seguintes, a equipe de Terzic conseguiu 10 dos 12 pontos disputados e terminou na primeira colocação do Grupo F.
Nas oitavas, os alemães enfrentaram o PSV, da Holanda, e se classificaram com um placar agregado de 3 a 1. Nas quartas, o Atlético de Madrid não conseguiu segurar o Borussia Dortmundo mesmo vencendo o duelo de ida por 2 a 1 na Espanha. Na Alemanha, a equipe da casa bateu a equipe de Diego Simeone por 4 a 2 e chegou às semis.
Na última fase disputada na Champions, o Borussia Dortmund enfrentou o PSG, que também estava no Grupo F e era um dos grandes favoritos ao título da competição. Os atletas comandados por Terzic venceram as duas partidas das semis por 1 a 0 e conseguiram voltar à final da Liga dos Campeões 10 anos depois do vice-campeonato diante do Bayern de Munique.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours