Coreia do Norte se recusa a receber jogo contra o Japão após surto de infecção bacteriana

3 min read
Em meio a problema de saúde pública japonês, federação norte-coreana pede mudança de local da partida, marcada para a capital do país. AFC adia confronto O confronto entre Coreia do Norte e Japão, pelas eliminatórias da Ásia para a Copa do Mundo de 2026, foi adiado após pedido da federação norte-coreana. A Confederação Asiática de Futebol (AFC) anunciou o adiamento nesta sexta-feira, indicando que os responsáveis pela seleção da Coreia do Norte pediu a transferência da partida para um local neutro “devido a circunstâncias inevitáveis”. A imprensa local indica temor por parte dos norte-coreanos quanto a “doenças contagiosas”.
+ Veja a tabela das eliminatórias da Ásia para a Copa de 2026
Coreia do Norte e Japão se enfrentaram na última quinta
Getty Images
– A decisão, tomada em consulta com a Fifa e as partes interessadas relevantes, surge depois de a AFC ter sido informada, em 20 de março, pela Associação de Futebol da Coreia do Norte, da necessidade de transferir o jogo para um local neutro devido a circunstâncias inevitáveis – diz a nota oficial da AFC.
A partida estava marcada para a capital da Coreia do Norte, Pyongyang, e seria válida também pelas eliminatórias para a Copa da Ásia de 2027. O pedido da federação local será encaminhado para a Fifa, que tomará uma decisão sobre a nova data, junto à AFC.
A Coreia do Norte não mantém relações diplomáticas com o Japão atualmente, e o a federação do país teria alegado estar preocupada com doenças contagiosas, de acordo com a agência de notícias “Kyodo News”. O Japão, segundo a agência “Reuters”, registrou nos últimos meses 474 casos de infecção grave causada por uma bactéria, a síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS).
O porta-voz do governo japonês, Yoshimasa Hayashi, se recusou a comentar a decisão da Coreia do Norte de não receber a partida. Hayashi ainda frisou que outros países vêm sendo afetados por infecções nas vias respiratórias nos últimos anos. A “Reuters” cita que ondas de infecções por bactérias do grupo dos estreptococos A também ocorreram na Europa, América do Norte e Austrália, entre 2022 e 2023.
A infecção por bactérias deste tipo se daria através do contato direto com secreções corporais. Por isso, o Ministério da Saúde vem fazendo um apelo para que a população siga lavando as mãos regularmente, além de procurar utilizar máscaras em locais com aglomerações.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours