Corinthians inicia Brasileirão para tentar rechear calendário de 2025 e evitar trauma recente

4 min read
Timão lutou contra o rebaixamento na temporada passada e busca neste ano objetivo duplo: garantir vagas na Conmebol Libertadores e na Copa do Brasil do ano que vem “O maior objetivo do Corinthians é ter um ano tranquilo”, diz Loffredo
O Corinthians inicia a sua caminhada no Campeonato Brasileiro neste domingo, às 16h (de Brasília), contra o Atlético-MG, na Neo Química Arena. Em um ano de mudança de gestão, troca de técnico e reformulação do elenco, o Timão tem objetivos bem traçados para a atual edição do Brasileirão.
+ Siga o canal ge Corinthians no WhatsApp
Não correr risco de rebaixamento é a grande prioridade do Timão. Apesar de ter terminado o Brasileirão de 2023 na 13ª colocação e sete pontos acima do Santos, primeiro time entre os rebaixados à Série B, o Corinthians sofreu ao longo da competição e ficou algumas rodadas dentro da zona da degola. Por isso, o plano inicial neste ano é não sofrer.
– A gente vai brigar bastante, pode ter certeza. A partir do meio do ano estamos preparando muitas coisas, não adianta falar agora, mas primeiro é reestruturar a parte financeira, vocês não têm ideia o que a gente pegou isso e vocês vão saber na semana da transparência.
– Não foi fácil, mas quando eu reestruturar a parte financeira o Corinthians vai começar a voltar ao normal – disse o presidente Augusto Melo em entrevista após a vitória sobre o Nacional-PAR.
Mais notícias do Corinthians:
+ Timão busca recuperar versão “2022” de Fausto Vera
+ Entenda por que Palacios ainda não retornou de lesão
António Oliveira, técnico do Corinthians, tem missão de ter bom desempenho no Brasileirão
Marcos Ribolli
Nas últimas quatro edições do Brasileirão, o Corinthians alternou entre boas e más campanhas. Foram dois anos de bom desempenho, com direito a vaga na Conmebol Libertadores, e dois resultados abaixado do esperado.
Veja abaixo a pontuação e posição final nas últimas quatro temporadas:
2020: 12º lugar (51 pontos)
2021: 5º lugar (57 pontos)
2022: 4º lugar (65 pontos)
2023: 13º lugar (50 pontos)
Vaga na Libertadores e Copa do Brasil
Eliminado na primeira fase do Campeonato Paulista, o Corinthians ficou sem uma das vagas destinadas pela federação estadual para a disputa da Copa do Brasil em 2025.
A mudança no regulamento da CBF para a distribuição das vagas pode acabar prejudicando o Timão em 2025. Em vez de usar o ranking da entidade como critério, agora as vagas são preenchidas de acordo com o desempenho nos campeonatos estaduais.
Time posado do Corinthians antes de jogo contra o São Bernardo pela Copa do Brasil 2023
Marcos Ribolli
A Federação Paulista tem direito a seis vagas na Copa do Brasil, sendo cinco delas preenchidas de acordo com a classificação no Campeonato Paulista. A sexta e última vaga na Copa do Brasil destinada a um clube paulista está em jogo na Copa Paulista, competição regional que é disputada no segundo semestre e foi criada para preencher o calendário dos times de São Paulo que não disputam o Campeonato Brasileiro, por exemplo.
Atualmente, apenas três cenários podem garantir o Corinthians na disputa da Copa do Brasil de 2025. Em todos eles o clube depende única e exclusivamente do seu próprio desempenho dentro de campo. Veja abaixo:
Título da Copa do Brasil de 2024;
Título da Copa Sul-Americana 2024;
Classificar-se para a Libertadores 2025 via Brasileirão.
O que o Corinthians precisa para se classificar para a Copa do Brasil 2024?
+ Leia mais notícias do Corinthians
Ou seja, diante disso, o Corinthians precisaria ser campeão de pelo menos um dos três campeonatos que ainda tem em disputa na sequência da temporada. No pior cenário, o clube teria de garantir a classificação para a próxima edição da Conmebol Libertadores.
O Brasileirão tem vagas no principal torneio sul-americano para os seis primeiros colocados. O número pode aumentar caso algum time conquiste a Copa do Brasil, Conmebol Libertadores ou Copa Sul-Americana e fique entre os seis primeiros colocados.
Neste cenário, novas vagas seriam abertas de acordo com a classificação.
Se Palmeiras, Bragantino e São Paulo garantirem vaga na Copa do Brasil via Paulistão, forem campeões da Libertadores ou Copa do Brasil e ficarem entre os seis primeiros colocados no Brasileirão, o Corinthians pode garantir a classificação para a Copa do Brasil com a abertura de mais vagas via competição nacional.
🎧 Ouça o podcast ge Corinthians🎧
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge
e

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours