De olho no acesso para a Série C do Brasileiro, Nova Iguaçu vive risco de debandada depois do Carioca

5 min read
Atacante Carlinhos acerta com o Flamengo na véspera do primeiro jogo da final entre os dois times, que será neste sábado, às 17h (de Brasília), no Maracanã Clubes de menor investimento lidam com dificuldades intensas na formação de seus elencos. Mesmo na final do Campeonato Carioca, onde enfrenta o Flamengo neste sábado no jogo de ida, às 17h (de Brasília), no Maracanã, o Nova Iguaçu vive essa mesma realidade, ainda que tenha uma estrutura de centro de treinamento já de longa data na Baixada Fluminense, capaz de manter uma indústria de formação de jogadores ou mesmo de recuperar talentos.
+ Nova Iguaçu joga por sua identidade em decisão do Carioca contra o Flamengo
Nova Iguaçu pode viver debandada depois do Carioca
O atacante Carlinhos, de 27 anos, está entre esses talentos recuperados. Em 2017, foi artilheiro e campeão da Copa São Paulo pelo Corinthians. Passou por vários clubes do país até chegar ao Nova Iguaçu, onde se destacou, fez oito gols no Campeonato Carioca e acertou sua transferência para o Flamengo, que deve ser sacramentada logo depois da decisão da competição entre os dois times.
Outro destaque do time no Campeonato Carioca, Bill, de 24 anos, é exemplo dessa indústria de formação. Ele saiu do Nova Iguaçu ainda nas categorias de base, foi para o Flamengo, onde teve sua primeira chance no profissional, mas não se firmou. Vendido ao Dnipro, da Ucrânia, em 2021, acabou sendo emprestado seguidas vezes até voltar agora ao clube onde começou para tentar se reerguer.
+”CalDiniz”? Técnico do Nova Iguaçu recupera promessas e quer surpreender o Vasco
+Bill, do Nova Iguaçu, é alvo de intolerância religiosa após gol sobre o Vasco: “Precisam me respeitar”
O sucesso de Bill nesse momento também significa uma ameaça ao Nova Iguaçu. O time tem pela frente a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, que começa no fim de abril. No entanto, há dúvidas sobre o futuro de alguns jogadores do elenco, que podem se transferir para outros clubes brasileiros na janela entre os dias 1 e 19 de abril.
+Técnico do Nova Iguaçu revela dica da filha para vencer o Vasco e inspiração em Tite: “Me agrada muito”
Bill comemora o gol do Nova Iguaçu com a torcida do Vasco no Maracanão ao fundo
André Durão
– Tenho contrato aqui ainda com o Nova Iguaçu, uma final para jogar pela frente muito importante. O futuro fica mais para o futuro. Tenho que estar aqui, por mais que esteja no fim, mas ainda tenho contrato para cumprir no clube, funções a cumprir. Tenho minhas particularidades, mas acho que é uma situação mais para o futuro – comentou Bill, que tem contrato até junho.
+ Dicas de Ganso e Andrezinho ajudam Yago “Chuchu” a evoluir no Nova Iguaçu e ser alvo da Série A
Dos jogadores utilizados no Campeonato Carioca, a maioria tem contrato até o dia 20 de setembro, dois dias antes do primeiro jogo da final da Série D, segundo a tabela básica publicada no site oficial da CBF. Eles, por exemplo, precisariam até de uma renovação de contrato em caso de uma eventual classificação do Nova Iguaçu para a decisão da competição.
Contratos como esses por exemplo já permitem hoje que os jogadores assinem pré-contrato com outros clubes. Exemplo do lateral-esquerdo Maicon, um dos destaques do time. Poucos assinaram contratos mais longos, casos do lateral-direito Cayo Tenório, do zagueiro Gabriel e do atacante Carlinhos, que já tem um acordo para se transferir ao Flamengo.
Fabrício, goleiro do Nova Iguaçu; Campeonato Carioca
Thiago Ribeiro/AGIF
Gabriel, inclusive, esteve perto de acertar com o Bolívar, mas não foi possível concluir a negociação antes do fim da janela de transferências. Sergio Raphael está a caminho da Ponte Preta, e o goleiro Fabricio praticamente acertado com o Internacional.
Além deles, ainda há os casos de jogadores emprestados, como Bill. Xandinho pertence ao Olaria, Yago, filho de Iranildo, tem contrato com o Fluminense, e Ronald chegou do Falcon, de Sergipe.
Nova Iguaçu 1 x 0 Vasco – Gol – Campeonato Carioca 2024
O técnico Carlos Vitor mantém a concentração na final e evita falar sobre o possível desmanche do elenco. Mas ele tem consciência dessa possibilidade, sem perder a confiança de que ainda assim o Nova Iguaçu terá forças para brigar pelo acesso para a Série C.
– Por enquanto, não estou sabendo de nada. Até porque nossa mente está voltada para esses dois jogos das finais. Realmente, é um momento mágico que o clube está vivendo. Independentemente do que vai acontecer, o Nova Iguaçu tem que continuar, é outra parte nossa estrutural que a gente senta, se relaciona, bate papo para sanar o que não é um problema, pois faz parte do futebol. Tem que se preparar para o que vem pela frente, pois não tem como resgatar os atletas se isso acontecer. É se calçar para esse momento e entrar no cenário nacional de forma honrosa e buscar aquilo que interessa que é a vaga na Série C. Se reestruturar novamente porque faz parte do processo – comentou Carlos.
Na temporada atual, além da disputa do Carioca, o Nova Iguaçu já teve a oportunidade de disputar a Copa do Brasil. Acabou sendo eliminado na segunda fase pelo Internacional.
Contratos dos jogadores do Nova Iguaçu

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours