Decisão de título e duas semis: relembre mata-matas entre Palmeiras e Ponte no século

4 min read
Duelo do próximo sábado vai definir primeiro semifinalista do Paulistão Palmeiras e Ponte Preta vão decidir uma vaga na semifinal do Campeonato Paulista no próximo sábado, às 18h (horário de Brasília), em jogo único das quartas de final que será disputado na Arena Barueri.
Será o primeiro confronto entre as equipes nesta fase, porém, ao todo, é o quarto mata-mata entre eles na competição no século.
Ponte Preta encontra novamente Palmeiras no mata-mata do estadual
+ Veja a tabela do Paulistão
A final de 2008
O ano de 2008 quebrou um jejum de 12 anos sem títulos estaduais do Palmeiras. A equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo, justamente o treinador na conquista de 96, eliminou o São Paulo na semifinal – 4 a 1 no placar agregado – antes de enfrentar a Ponte Preta na decisão.
Palmeiras e Ponte Preta em 2008
Marcos Ribolli
O Verdão contava com nomes de peso como Valdivia, Kléber, Marcos, Alex Mineiro, Diego Souza, Denílson e Marcos.
Já a Macaca chegava como “zebra” após vencer o Guaratinguetá nos dois jogos da semifinal, apostando na ascensão dos seus principais jogadores: o goleiro Aranha, o volante Elias e o meia Renato Cajá.
No primeiro jogo, em Campinas, venceu por 1 a 0, gol de Kléber, de cabeça.
O gol de Ponte Preta 0 x 1 Palmeiras pela final do Paulistão 2008
Antes do segundo e decisivo jogo, no Palestra Itália, o Palmeiras foi goleado pelo Sport por 4 a 1, na Ilha do Retiro, em Recife, e acabou eliminado precocemente da Copa do Brasil. Mesmo assim, o Verdão não se abalou e massacrou a Ponte por 5 a 0 para ser campeão paulista pela 22ª vez.
Os gols de Palmeiras 5 x 0 Ponte Preta pela final do Paulistão 2008
+ Leia mais do Palmeiras
A revanche de 2017
A campanha da Ponte Preta em 2017 é inesquecível para o torcedor. O time de Gilson Kleina já havia alcançado um grande feito ao eliminar o Santos no Pacaembu na fase anterior e chegou na final após vencer o confronto com o Palmeiras.
Lance de Ponte Preta x Palmeiras em 2007
Marcos Ribolli
Presente na decisão de 2008, o goleiro Aranha também participou da revanche alvinegra. A Macaca venceu o jogo de ida por 3 a 0, com todos os gols marcados no primeiro tempo.
Os gols de Ponte Preta 3 a 0 Palmeiras pela semifinal do Campeonato Paulista
Na volta, os campineiros foram derrotados no Allianz Parque, por 1 a 0, mas ficaram com a vaga para a final.
O gol de Palmeiras 1 x 0 Ponte Preta pelo campeonato Paulista
O resultado pesou para a saída de Eduardo Baptista. O treinador não resistiu ao momento negativo e deixou o cargo pouco tempo depois, na derrota para o Jorge Wilstermann, pela Libertadores.
A experiência do elenco alviverde, que contava com Felipe Melo, Fernando Prass, Edu Dracena, Dudu, Roger Guedes e Borja, não deu conta da Ponte, apoiada pelo ataque formado com William Pottker, Lucca e Clayson.
+ Leia mais sobre a Ponte
O reencontro na semi de 2020
Três anos depois da semifinal de 2017, Palmeiras e Ponte Preta se reencontraram na mesma fase, mas com diversas mudanças. O jogo foi realizado sem a presença das torcidas porque aconteceu durante o período agressivo de Covid-19.
Palmeiras x Ponte Preta, semifinal Campeonato Paulista
Cesar Greco/ Palmeiras
A Macaca, aliás, chegou ao mata-mata depois de flertar com o rebaixamento e conseguir a recuperação depois da paralisação do Paulistão na pandemia.
Nas quartas de final, assim como em 2017, venceu o Santos e avançou para enfrentar novamente o Palmeiras, mas com desfecho diferente.
Desta vez a vaga na final seria definida em jogo único, e o Verdão fez a lição de casa no Allianz Parque. O time de Vanderlei Luxemburgo levou a melhor e venceu por 1 a 0, com gol de Patrick de Paula.
O gol de Palmeiras 1 x 0 Ponte Preta pela semifinal do Campeonato Paulista 2020
Na decisão, o Palmeiras venceu o Corinthians nos pênaltis e ficou com o título.
+ Paulistão 2024: veja datas e horários dos confrontos das quartas de final
Em confrontos de mata-mata no século, o Palmeiras leva vantagem sobre a Ponte: 2 a 1. Já no retrospecto geral a vantagem é ainda maior, com 59 triunfos do Alviverde contra 30 da Macaca, além de 31 empates em 120 partidas.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours