Der Klassiker: Bayern x Borussia mantém aura especial mesmo sem briga pelo título da Bundesliga

6 min read
Principal clássico do país é o destaque da 27ª rodada do Alemão, neste sábado; sport transmite ao vivo e o ge acompanha em tempo real Um clássico que tem uma dimensão especial e vai além da briga pelo título nacional. Assim é tratado na Alemanha o “Der Klassiker”, o sempre aguardado encontro entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund. Neste sábado, os dois rivais se cruzam novamente, na Allianz Arena, pela 27ª rodada da Bundesliga. O sportv transmite o jogo ao vivo, e o ge acompanha em tempo real, às 14h30 (horário de Brasília).
Promoção da Bundesliga para o clássico Bayern de Munique x Borussia Dortmund
Divulgação
O apelido “Der Klassiker” (o clássico, em alemão) surgiu em 2013, e se tornou a marca oficial de uma rivalidade que, não só no futebol mas também geograficamente, cruza quase toda a Alemanha – Munique, no extremo sul do país, fica a 600 quilômetros de Dortmund, no noroeste alemão. Mesmo em um jogo que pode ter pouca relevância para a disputa do título, ainda assim Bayern x Borussia Dortmund não perdem o status de clássico da temporada, o que confere ainda mais prestígio à partida.
Este ano, faltando oito rodadas para o fim do Alemão, o Bayern está cada vez mais perto de ver o fim da sua hegemonia, após 11 títulos seguidos. O time bávaro está dez pontos atrás do Bayer Leverkusen (60 contra 70), e pode entrar em campo com uma distância ainda maior, já que o líder joga um pouco antes (11h30, horário de Brasília), contra o Hoffenheim, em casa. O Borussia Dortmund, quarto com 50 pontos, nem sequer tem esperança de título.
Veja a tabela completa do Campeonato Alemão
Xabi Alonso diz que fica no Bayer Leverkusen, líder da Bundesliga
Ex-Borussia Dortmund, Ewerthon fala da importância do clássico com o Bayern de Munique
Ex-jogador do Borussia, entre 2001 e 2005, o brasileiro Ewerthon destacou, em encontro por videoconferência com jornalistas brasileiros, que a rivalidade entre os clubes já é suficiente para tornar a partida especial, mesmo que o título não esteja em disputa.
– Um jogo dessa grandeza, você não precisa de motivação, ela já existe por si só. É um jogo em que você já entra ligado a 110%, não é como um jogo, com todo o respeito, contra uma equipe de menor expressão – observou.
Você não precisa de motivação, você sabe que as atenções dentro e fora da Alemanha vão estar nesse jogo.
Ewerthon vê Bayern “mais pressionado” no clássico deste sábado
Quem também conhece bem o clássico é o ex-atacante peruano Claudio Pizarro, que jogou no Bayern de Munique de 2001 a 2007, e depois entre 2012 e 2015, conquistando seis títulos da Bundesliga pelo clube bávaro, além da Champions League de 2012/13. No encontro com a imprensa brasileira em Munique, Pizarro também enfatizou a importância do clássico para os jogadores dos dois times.
– É um jogo especial, por muito tempo tem sido assim. Os jogadores se preparam diferente para este jogo. Há uma grande rivalidade, todo mundo quer vencer. Acho que os jogadores do Dortmund gostam de ir à Allianz Arena jogar, porque tem uma atmosfera espetacular. Mas o mesmo acontece do outro lado. Você vê a torcida, você quer vencer lá (em Dortmund). Enfim, é um jogo especial, que todos gostam – afirmou.
Claudio Pizarro, ex-atacante peruano do Bayern de Munique
Reprodução
Bayern defende invencibilidade no clássico
O Bayern tem vantagem no retrospecto (65 vitórias, contra 31 derrotas e 30 empates) e também defende uma invencibilidade de 11 partidas contra o rival, com direito a uma goleada por 4 a 0 em Dortmund no último encontro, em novembro, pelo primeiro turno do Alemão. A última vitória do Borussia foi em agosto de 2019, um 2 a 0 em casa que valeu o título da Supercopa Alemã. Na Allianz Arena, o jejum amarelo e preto é ainda mais longo, vai até abril de 2017, o último triunfo do Borussia como visitante no clássico.
– É hora de uma vitória em Munique novamente. Devemos ser corajosos e trabalhadores, e também precisamos de resiliência, eficácia e um pouco de sorte – afirmou o técnico do Borussia, Edin Terzic, em entrevista coletiva na quinta-feira.
Estamos entrando na fase final, a mais emocionante da temporada. Estamos ansiosos para mostrar que estamos prontos para atingir nossos objetivos.
Tuchel ganha Harry Kane, mas perde Neuer
Do lado do Bayern, o técnico Thomas Tuchel confirmou que o atacante Harry Kane, que não chegou a jogar pela Inglaterra na Data Fifa por causa de um problema no tornozelo, está recuperado e jogará o clássico.
– Harry participou de todo o treino com a equipe ontem (quinta-feira), tem melhorado a cada dia. Ele está bem e vai jogar – afirmou o treinador nesta sexta, em entrevista coletiva.
Tuchel também confirmou os retornos de Coman e Gnabry à equipe. O treinador, no entanto, não poderá contar com o goleiro Manuel Nuer, lesionado, além de Raphael Guerreiro, Aleks Pavlovic e Sacha Boey.
Ex-treinador do Borussia Dortmund, entre 2015 e 2017, Tuchel observou que o clássico tem uma atmosfera diferente.
É um jogo emocionante, importante na Bundesliga, com uma grande rivalidade e história.
Bayern de Munique x Borussia Dortmund
Data e hora: 30/03/2024, às 14h30 (horário de Brasília)
Local: Allianz Arena, em Munique (Alemanha)
Onde assistir: sportv, Rede TV, Cazé TV, OneFutebol, @bundesligabr (TikTok) e em tempo real no ge
Prováveis escalações:
Bayern de Munique: Ulreich; Joshua Kimmich, De Ligt, Eric Dier e Alphonso Davies; Konrad Laimer e Leon Goretzka; Leroy Sané, Thomas Muller e Jamal Musiala; Harry Kane. Técnico: Thomas Tuchel.
Borussia Dortmund: Gregor Kobel; Julian Ryerson, Niclas Sule, Nico Schlotterbeck e Ian Maatsen; Salih Ozcan e Emre Can; Donyell Malen, Julian Brandt e Jadon Sancho; Niklas Füllkrug. Técnico: Edin Terzic.
* O repórter viaja a convite da Bundesliga

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours