Dia do Goleiro: inspiração dentro do Vasco, Léo Jardim emociona atleta do feminino com presente

5 min read
Goleiros Keiller, Pablo, Phillipe Gabriel e os treinadores Mateus Famer e Enzo Noce explicam como é a preparação no dia a dia; jogadores do masculino e feminino trocam presentes Em 26 de abril é comemorado o Dia do Goleiro. Para celebrar a data, o Vasco preparou um conteúdo especial com os quatro goleiros do elenco profissional e também os dois treinadores da posição. Léo Jardim é o titular da equipe e tem servido de inspiração tanto no masculino quanto no feminino.
+ Antes de Barbosa, Vasco teve goleiro que deixou o clube após ganhar na loteria
Vasco faz amigo secreto entre goleiros do masculino e do feminino
Uma das ações do Vasco foi um “amigo secreto” entre os goleiros das duas categorias (vídeo acima). Léo Jardim emocionou a goleira Taty Silva, que ganhou de presente as luvas do jogador. Ela teve uma breve passagem pelo clube em 2022 e retornou no início deste ano a pedido da treinadora Verônica Coutinho. No último amistoso pré-Campeonato Brasileiro Série A3, contra a seleção feminina sub-20, a atleta de 29 anos rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito.
Além de Taty, o Vasco Feminino tem outras três goleiras: Belinha, de 18 anos, veio da base do Flamengo neste mês; Monique, de 20 anos, chegou do Bahia em janeiro deste ano; e Manú Costa, que ganhou dois títulos mineiros com o Atlético-MG e atuou nos Estados Unidos, quando foi eleita melhor jogadora do ano.
Dia do Goleiro: goleiros e treinadores do Vasco falam sobre a profissão
Recém-convocado para a seleção brasileira pela primeira vez na carreira, Léo contou à VascoTV como escolheu a profissão (vídeo acima):
– Foi depois da Copa de 2002, quando o Brasil foi campeão e o goleiro Marcos teve uma participação muito importante naquele título. Depois de assistir àquela Copa do Mundo, eu tive vontade de experimentar e ver como seria. Taffarel foi um goleiro muito marcante também, e no futebol mais recente o Ederson e o Alisson são goleiros que admiro muito – disse Léo Jardim.
– Por ser o último homem, o goleiro acaba carregando essa responsabilidade maior de não sofrer o gol. Ao mesmo tempo que é uma responsabilidade é o que dá aquele frio na barriga que faz a gente amar ser goleiro. Temos um grupo muito bom, clima muito leve, com um bom ambiente as coisas tendem a render bons frutos. Importante que todos estejam trabalhando no seu máximo – completou ele.
Léo Jardim, goleiro do Vasco
Leandro Amorim/Vasco
Reserva imediato, Keiller chegou ao Vasco este ano por empréstimo do Internacional. As outras opções do elenco masculino são Pablo e Phillipe Gabriel, goleiros da base. O quarteto é treinado por Mateus Famer e Enzo Noce. Leia abaixo o que falaram os profissionais vascaínos:
Voz do Setorista: com Rayan em destaque, Vasco dá espaço à base
Keiller
– Foi natural. Desde pequeno eu sempre gostei de acompanhar os goleiros, dessa loucura de se atirar, de usar roupa diferente, usar luvas. Acabei entrando muito cedo. Inspiração técnica é o Alisson, um cara que acompanhei desde cedo… Goleiro não pode errar, é uma profissão muito difícil, tem que estar concentrado o jogo todo para minimizar os erros.
Keiller, goleiro do Vasco
Leandro Amorim/Vasco
Pablo
– Comecei jogando na linha, jogava de volante, e os treinadores me viram com uma altura boa e me colocaram no gol. Não tem como não colocar o Léo como inspiração, ele trabalha muito, um cara que hoje está próximo de mim, vejo ele treinar e jogar.
Pablo, goleiro do Vasco
Reprodução/Rede Social
Phillipe Gabriel
– Eu escolhi ser goleiro porque quando meu pai (ele é filho do ex-zagueiro Luiz Alberto) ia para os treinos eu ficava com os goleiros, vendo eles treinarem. Tomei esse gosto e estou aí até hoje. Minha inspiração agora é o Léo, não tem como deixar de falar dele. Um cara muito trabalhador, sempre quer treinar mais.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Vasco no WhatsApp
Phillipe Gabriel, goleiro do Vasco
Matheus Lima/Vasco
Mateus Famer – treinador
– A posição mais controversa dentro do futebol, onde todos querem ver e comemorar o gol, e o goleiro está ali para evitar a festa. Trabalhar com essa adrenalina, nesse risco o tempo inteiro é algo que me move demais e, hoje, como treinador de goleiro me desafia muito trabalhar os goleiros para que eles sintam essa adrenalina também.
– Acho que é a profissão que mais evoluiu dentro do futebol, é cuidar dos detalhes, desde a parte física individualiza, as partes técnica e psicológica, a troca diária e muito próxima são pilares para a evolução. Na rotina de trabalho a gente preza por intensidade e não por volume. O nosso lema é “treina forte, joga forte”. Na atualidade, o Vasco tem os goleiros de quase todas as categorias na Seleção.
+ Leia mais notícias do Vasco
Mateus Famer, treinador de goleiros do Vasco
VascoTV
Enzo Noce – treinador
– Eu comecei em um futebol diferente, onde passávamos a bola para o defensor, o defensor nos passava a bola e nós podíamos agarrar. É uma posição que vem evoluindo muito. No começo não se exigia um bom jogo com os pés. Temos encontrado uma coisa muito boa nessa evolução.
Enzo Noce, treinador de goleiros do Vasco
VascoTV
🎧 Ouça o podcast GE Vasco 🎧
Assista tudo sobre o Vasco no ge, na Globo e no SporTV:

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours