Dispensado, maior venda do Atlético-MG, treta e título histórico: como Bernard retorna após “volta ao mundo”

5 min read
Meia-atacante volta ao Atlético após 11 anos e quatro clubes defendidos além do alvinegro A “volta ao mundo” terminou, e Bernard retornou ao Atlético-MG. O meia havia prometido que voltaria ao Atlético e cumpriu a promessa. Bernard volta ao clube em que foi revelado, após 11 anos de ter sido a maior venda da história do time. O ge detalhou a carreira do jogador, desde ter sido dispensado da base, até o retorno badalado a Cidade do Galo.
Bernard volta ao Galo após 11 anos
+ Seja o primeiro a saber as notícias do Galo! Clique aqui e siga o ge Atlético no WhatsApp
Mais notícias do Atlético
Contratações do Atlético: veja quem chega, quem fica e quem sai
Quem vai substituir Arana no Atlético-MG? Milito cita possibilidades
Bernard é cria da base atleticana. O jogador chegou ao Atlético nas categorias de base e chegou a ser dispensado duas vezes pelo porte físico. Anos depois, o meia revelou que foi dispensado por André Figueiredo, ex-coordenador da base atleticana.
Em 2011, Bernard retornou e recebeu a primeira oportunidade no profissional. Dorival Júnior foi o primeiro comandante do atleta no alvinegro. Na estreia no profissional, Bernard foi utilizado como lateral direito. Após a chegada de Cuca no mesmo ano, Bernard ganhou ainda mais espaço no profissional e na sua posição de origem.
Bernard em treino pelo Atlético, em 2011
Bruno Cantini/Atlético-MG
2012 foi o ano em que Bernard se firmou de vez na equipe atleticana. O meia foi um dos destaques da equipe profissional, tendo maior número de participações em gol na carreira até aqui. Bernard foi o artilheiro do Galo naquela temporada, com 15 gols marcados em 47 partidas disputadas.
Em 2013 foi um dos principais nomes da conquista da Libertadores, fazendo gols importantes na competição, dentre eles o hat-trick contra o Arsenal de Sarandí na Argentina e o primeiro gol contra o Newells na semifinal, iniciando a remontada alvinegra.
No segundo semestre de 2013, Bernard foi vendido ao Shaktar Donetsk por 25 milhões de euros, à vista. Na época, a conversão dava R$ 76.702.500,00 (hoje seriam 143 milhões). Com esse valor, o atacante se tornou a maior venda da história do Atlético e segue nessa posição.
“Fui somente dar uma volta ao mundo e, assim que eu voltar, vestirei e honrarei essa camisa como se fosse meu primeiro jogo” – palavras que Bernard disse em sua despedida do Atlético.
Pela Seleção, e Bernard foi campeão da Copa das Confederações de 2014. No ano seguinte, disputou a Copa do Mundo. Com a lesão de Neymar nas quartas de final da competição, Bernard foi o substituto na semifinal contra a Alemanha, sendo titular no 7 a 1.
Bernard Shakhtar
Reuters
No Shaktar de 2013 até 2018, Bernard conquistou três vezes a Liga Ucraniana, três Taça Ucrânia e duas Supertaças da Ucrânia. O jogador atuou em 156 partidas, anotando 28 gols e 10 assistências.
A treta entre Bernard e André Figueiredo veio ainda mais a tona em 2017. O ex-coordenador foi demitido do Atlético. Bernard comentou o ocorrido em uma rede social. Em conversa com o ge na epóca, André se defendeu e disse que foi ele quem fez os dois primeiros contratos de Bernard com o Galo.
Ao fim do contrato com o clube ucraniano, Bernard optou pela não renovação do vínculo. O Atlético chegou a tentar repatriar o atleta naquela oportunidade, mas o meia queria seguir na Europa. Após interesse de alguns clubes, Bernard assinou com o Everton, da Inglaterra.
Bernard comemora gol pelo Everton
Divulgação/Everton
Em 2018, Bernard se transferiu à Inglaterra, para o Everton, sem ter grande destaque na equipe. O jogador disputou três temporadas na equipe inglesa, disputando 84 partidas e marcando oito gols.
Na última temporada pelo clube, o atacante atuou 18 vezes, apenas cinco como titular. Ele fez três gols e anotou uma assistência em 2020/21. Em post nas redes sociais, ele se despediu da torcida do seu ex-clube e disse querer poder falar mais sobre sua situação no time.
Em 2021 foi ao Al Sharjah, dos Emirados Árabes. Bernard defendeu a equipe por uma temporada, antes de se mudar para a Grécia, para atuar pelo Panathinaikos.
Meia-atacante Bernard jogou pelo Sharjah durante uma temporada
Reprodução/Instagram
Na Grécia ele jogou por duas temporadas, com 84 jogos disputados, 13 gols e 15 assistências, sendo o destaque da equipe na temporada 2023/24. Bernard conquistou o título da Copa da Grécia em sua última partida pelo Panathinaikos.
Bernard pelo Panathinaikos
Divulgação/ Panathinaikos
Bernard já está em Belo Horizonte, mas ainda não pode atuar pelo Galo. O atleta foi recebido por inúmeros torcedores atleticanos no desembarque na capital mineira. Bernard poderá estrear apenas após a reabertura da janela de transferências, em 10 de julho.
Bernard desembarca em Confins e é recebido pela torcida do Atlético-MG
Pedro Souza
Assista: tudo sobre o Atlético no ge, na Globo e no Sportv
t
🎧 Ouça o podcast ge Atlético 🎧

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours