Documentário relembra história das primeiras atletas a vestirem a camisa da seleção feminina

2 min read
Filme “As Primeiras” conta com depoimentos como os de Elane, Leda, Roseli e Fanta e estará no Cinefoot A história do futebol feminino do Brasil merece sempre ser exaltada principalmente para lembrar aquelas que no passado enfrentaram até mesmo proibições de leis para jogar futebol. Um pouco de todo esse contexto está no documentário “As Primeiras”, que conta a trajetória das atletas que vestiram a camisa da primeira seleção feminina brasileira de futebol. O filme traz depoimentos de Elane dos Santos Rego, Leda Maria Cozer Abreu, Maria Lucia da Silva Lima (Fia), Marilza Martins da Silva (Pelé), Marisa Pires Nogueira, Roseli De Belo, Rosilane Camargo Motta (Fanta).
O filme As Primeiras acompanha a rotina de cada uma dessas ex-jogadoras. O cotidiano em que o futebol não é mais parte central do trabalho – elas vivem de trabalhos informais, como vendedora ambulante, uber, churrasqueira, pedreira e treinadora de futebol em projetos sociais – mas é sim parte central de suas memórias. Memórias essas de enfrentamento de muitas barreiras.
– A gente se concentrava em locais que eram troca de favores. Isso era muito dolorido. Enquanto atleta isso doía muito. Lutamos muito contra o sistema. Me honra muito ter feito parte da história da seleção brasileira – afirma Leda Maria Abreu.
Ex-jogadoras reunidas em parte do documentário
Reprodução
A rotina de encontros entre elas também foi retratada no documentário e acompanhada. Nessas resenhas, sobram histórias e também algumas partidas amistosas de futebol.
– Foi muito legal filmar todas juntas. São histórias que contamos nas nossas resenhas, nos nossos encontros – afirmou Leda, sobre o documentário, que tem direção e roteiro de Adriana Yañez.
No próximo sábado, dia 27, ocorre o Cinefoot, no Estação Net Rio, com exibição do documentário.
Assista ao trailer aqui.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours