Donos suspeitos de clubes da Premier League poderão ser banidos pelo governo

3 min read
Governo do Reino Unido apresenta ao Parlamento projeto de Lei de Governança do Futebol, que criará órgão regulador independente com amplos poderes O governo do Reino Unido apresentou nesta terça-feira ao Parlamento o projeto da Lei de Governança do Futebol. Essa lei irá estabelecer um órgão regulador independente do futebol, com influência sobre a distribuição das receitas das competições. Esse órgão terá o poder de tirar dos clubes da Premier League maus proprietários.
+ Confira a tabela do Campeonato Inglês 2023/24
Clubes da Premier League serão mais vigiados pelo governo britânico
Getty Images
+ Nottingham Forest é punido com perda de quatro pontos
Essa instituição reguladora irá investigar a origem do dinheiro de um potencial comprador de participações em clubes. Ela poderá tirar de determinados proprietários o direito de administrar os clubes, forçá-los a vender suas participações, ou até mesmo bani-los. Isso acontecerá em casos de reprovação no teste de proprietários e diretores.
O órgão independente vai verificar a saúde financeira dos clubes e a capacidade deles de demonstrar “práticas financeiras sólidas”, na hora de autorizar o licenciamento. Também garantirá que os torcedores serão consultados sobre as principais questões que afetam os clubes.
— Por tempo demais alguns clubes foram abusados por donos inescrupulosos, que escapam impunes de má gestão financeira, o que, na pior das hipóteses, pode levar ao colapso total — declarou o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak.
Esse projeto de lei de governança para o futebol levou dois anos de consultas, até ser publicado nesta terça-feira. Mais detalhes serão decididos durante o trâmite junto aos parlamentares.
A Premier League se manifestou sobre o assunto na segunda-feira. A liga inglesa disse que iria estudar a Lei de Governança do Futebol, trabalhar “junto com o governo” e parlamentares. A PL defende um regime “proporcional” no que diz respeito ao financiamento da pirâmide do futebol inglês, e se mostrou “preocupada” com consequências da legislação que possam enfraquecer a sua competitividade.
Só que, caso a Lei de Governança do Futebol seja aprovada, o órgão independente terá o poder de impor um acordo financeiro entre a Premier League e a English Football League (EFL), que cuida de divisões inferiores, sobre ess financiamento da pirâmide.
+ Premier League rejeita repasse de R$ 5,7 bilhões e gera crise
“Brasil não é favorito contra Inglaterra e Espanha”, analisa Gringolândia

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours