Ele é Odara: conheça camisa 10 do Palmeiras com nome de origem iorubá e que terá chance no campo

5 min read
Artilheiro do Metropolitano Sub-18 e com bisavô africano, meia de 16 anos iniciará transição no clube a partir desta quarta-feira, conciliando futsal e futebol Voz do Setorista traz novidade sobre Odara, jogador destaque do futsal do Palmeiras
Odara dançou contra a marcação do Corinthians e balançou as redes três vezes para decidir o título do Metropolitano de Futsal Sub-18, encerrado após a invasão de torcedores alvinegros no ginásio Presidente Ciro II. Menos de uma semana depois, o camisa 10 que encantou as quadras na vitória por 5 a 2 do Palmeiras ganha uma oportunidade no futebol de campo.
+ Siga o ge Palmeiras no WhatsApp
Odara em campo pela final do Metropolitano Sub-18, em que o Palmeiras venceu o Corinthians por 5 a 2
Murilo Matheus
Mais notícias do Palmeiras:
+ Garotos do futsal prestam depoimento após agressões
+ Briga e invasão encerrou decisão de título
Sob a leveza da chuteira sem travas, o prata da casa atua como ala no futsal e será equivalente a um meia no futebol de campo. Aos 16 anos, inicia a partir desta quarta-feira um processo de transição para os gramados.
ge Palmeiras analisa atuação no empate com o São Paulo
Ainda não é uma mudança definitiva, tanto que o atleta vai conciliar os treinos do campo com o futsal, segundo explica o Palmeiras. Trata-se portanto de um período de avaliação, sem tempo definido, para que a comissão técnica da base, na categoria Sub-17, possa acompanhar a evolução dele.
+ Abel discorda de Veiga em desabafo, mas defende meia: “Não é uma máquina”
Odara em campo pela final do Metropolitano Sub-18, em que o Palmeiras venceu o Corinthians por 5 a 2
Murilo Matheus
O nome poderia ser inspirado na música de Caetano Veloso, lançada em 1977, mas surgiu por outro motivo.
Odara nasceu Odanaqué Okin Rodrigues de Souza Friche, um nome de origem iorubá e que significa “aquele que veio para trazer prosperidade e amor”.
A ideia inicial, aliás, era batizá-lo como Odara, mas o que seria nome virou apelido. É uma palavra que pode significar belo, alegre e iluminado em iorubá – idioma e cultura de origem nigeriana, na África Ocidental, mas que também está presente nos territórios de Gana, Benin e Togo, além de contribuir para a formação cultural brasileira.
No caso de Odara, faz parte das heranças deixadas pelo bisavô africano na família e em casa.
Odara veste camisa 10 do Palmeiras no futsal
Murilo Matheus
+ Como a tecnologia ajuda Palmeiras a melhorar jogo, contratar reforços e até buscar um novo Endrick
Em campo, o meia é visto como alguém de dribles rápidos em espaços curtos, além de ter visão de jogo, boas tomadas de decisão, bom passe e aceleração – ou desaceleração – nas quadras.
Na final do Metropolitano de Futsal Sub-18, por exemplo, essas características ficaram evidentes para quem estava presente.
– É um jogador diferenciado, sem dúvidas, inteligente demais. Conseguimos notar a qualidade pelo domínio – conta o narrador Victor Luís, que trabalha há cinco anos com futsal e narrou a decisão para uma plataforma digital no fim de semana.
– A torcida do Palmeiras que estava presente conhece ele, sabe da qualidade, mas muitos na transmissão não conheciam. Ele acabou com o jogo, pegou a bola debaixo do braço e falou: “Dá aqui que o jogo é meu”. Foi mais ou menos isso – diz o narrador.
Odara comemora um dos três gols marcados na final do Metropolitano Sub-18, em que o Palmeiras venceu o Corinthians por 5 a 2
Murilo Matheus
+ Realidade virtual: testamos óculos 3D usados por astros de City, Real e que ajudam joias do Palmeiras
Os vídeos com lances de Odara na final bateram mais de 100 mil visualizações nos perfis do atleta nas redes sociais e quase um milhão no canal Renan Footz, que é influencer e treinador em uma escolinha de futsal.
– A joia rara do Palmeiras e a futura promessa do futsal que sou fã – escreveu o treinador.
Initial plugin text
Foi após a repercussão nas redes, aliás, que o coordenador da base do Palmeiras, João Paulo Sampaio, falou sobre a chance no campo em resposta a uma postagem do jornalista Gabriel Amorim, posteriormente detalhada pelo clube.
Antes do Verdão, o ala defendeu as equipes do Gremetal, Santos e Portuários no futsal na cidade de Santos, além do Corinthians no campo pela categoria Sub-15.
Desde 2022, porém, defende a camisa do Palmeiras nas quadras, sendo artilheiro no Metropolitano Sub-18 deste ano e também do Metropolitano Sub-16 de 2023 e do Estadual Sub-16 do mesmo ano, com 31 gols marcados neste último.
Artilheiro do Metropolitano Sub-16 de 2023: 8 gols
Artilheiro do Estadual Sub-16 de 2023: 31 gols
Artilheiro do Metropolitano Sub-18 de 2024: 8 gols
Odara em quadra pela final do Metropolitano Sub-18 entre Palmeiras e Corinthians
Murilo Matheus
Durante a ainda curta carreira, conquistou – além dos títulos do Metropolitano – os troféus do Estadual Sub-9, Paulista Sub-10, Metropolitano e Estadual Sub-12, Ibercup Sub-13 e Copa Votorantim Sub-15. Dará agora nos campos, portanto, o primeiro passo do que sonha ser uma longa trajetória.
Mais sobre Odara
Nome: Odanagué Okin Rodrigues de Souza Friche (Odara)
Idade: 16 anos (23/08/2007)
Local de Nascimento: São Paulo-SP
Altura: 1,70m
Clubes que passou: Gremetal, Santos, Portuários, Corinthians (campo Sub-15) e Palmeiras
Ano que chegou ao Palmeiras: 2022
Títulos: Estadual Sub-9, Paulista Sub-10, Metropolitano e Estadual Sub-12, Ibercup Sub-13, Copa Votorantim Sub-15, Metropolitano Sub-16 (artilheiro) e Metropolitano Sub-18 (artilheiro)
+ Veja mais notícias do Palmeiras
Odara em quadra pela final do Metropolitano Sub-18 entre Palmeiras x Corinthians
Murilo Matheus
Mais Lidas
🎧 Ouça o podcast ge Palmeiras🎧
+ Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours