Entenda o que levou o Fenerbahçe a boicotar a Supercopa da Turquia

5 min read
Decisão de levar time sub-19 a clássico com maior rival e retirar time após um minuto representa ruptura com federação. Veja como clube chegou até tal medida O Fenerbahçe foi notícia ao redor do mundo após boicotar a Supercopa da Turquia, em um clássico contra o maior rival, o Galatasaray. Mas o que levou o clube a usar o time sub-19 na partida e ainda retirá-lo de campo após poucos minutos? São vários fatores. Mas a decisão histórica representou uma ruptura do clube com a estrutura do futebol turco.
Fenerbahçe vai com time sub-19 e se retira de campo em Supercopa da Turquia
Mais da crise no futebol turco:
+ Presidente invade gramado e agride árbitro
+ Torcida rival invade campo e agride time do Fenerbahçe
+ Fenerbahçe autoriza debate para deixar liga
A possibilidade do boicote havia sido anunciada pelo clube de Istambul, em Assembleia realizada na semana passada. O Fenerbahçe queria o adiamento da Supercopa da Turquia e exigiu arbitragem estrangeira na partida. A TFF (Federação Turca) não atendeu o pedido, e Volkan Bayarslan foi o árbitro escalado.
A Supercopa seria disputada no dia 29 de dezembro, na Arábia Saudita. A partida foi suspensa uma hora antes do início após divergência política com os organizadores. O jogo foi remarcado para o domingo passado, dia 7 de abril, em Sanliurfa, a mil quilômetros de Istambul.
Jogadores do time sub-19 do Fenerbahçe deixam campo na Supercopa da Turquia contra o Galatasaray
DHA via AFP
O Fenerbahçe se viu prejudicado por ter partida contra o Olympiacos, nesta quinta, pela Liga Conferência. Sem os pedidos atendidos, enviou um time sub-19, que ficou pouco mais de um minuto em campo contra o Galatasaray. O clube promete fazer o mesmo nas próximas duas temporadas da Copa da Turquia. Mas por quê?
– A nossa rebelião hoje, a nossa postura na Supercopa, não tem nada a ver com a data do jogo ou com o que aconteceu no último jogo fora de casa – garantiu o presidente Ali Koç, referindo-se também à agressão da torcida do Trabzonspor contra jogadores do seu clube.
Por que o Fenerbahçe protesta?
O estopim para as medidas drásticas do Fenerbahçe foi a confusão após a vitória por 3 a 2 contra o Trabzonspor, no dia 17 de março. Na ocasião, a torcida rival invadiu o campo e agrediu os jogadores do time de Istambul. Um dia depois, o Fener anunciou que faria uma Assembleia Geral, na qual votaria uma possível saída da liga local.
Torcida do Trabzonspor invade campo e briga com atletas do Fenerbahçe
No entanto, o constante histórico de violência do futebol turco não é o único motivo para a postura do Fenerbahçe. O clube se sente prejudicado pela arbitragem e pelas decisões dos tribunais esportivos do país. Além disso, o Fener se sentiu desprotegido pelas autoridades de segurança turca.
“No futebol turco, existe um sistema, uma rede ou uma gangue, que há anos desenha o rumo da liga por meio de árbitros. Eles podem manobrar como quiserem”, declarou o presidente do Fenerbahçe, antes da Supercopa.
Initial plugin text
Em vídeo de 28 minutos exibido na Assembleia Geral do dia 2 de abril e publicado nas redes sociais (assista acima), o Fenerbahçe exibiu decisões polêmicas da arbitragem e episódios de violência desde 2006. A agressão sofrida diante do Trabzonspor foi considerada a gota d’água.
– Já passamos por muita coisa, temos sido pacientes, procuramos manter a calma, gritamos as injustiças, focamos no esporte e nos atletas apesar de todas as conspirações, tentativas de assassinato, injustiças e assédios. É por isso que digo que o passo que damos hoje (domingo) é o primeiro e concreto dos passos que daremos a partir de agora – reiterou Ali Koç.
O que vai acontecer com a Supercopa?
A TFF (Federação Turca) ainda não se manifestou sobre o caso. Embora o Galatasaray tenha comemorado a conquista do título após a saída do Fenerbahçe, não houve a entrega da taça. O árbitro Volkan Bayarslan declarou o jogo suspenso. Ainda falta uma decisão oficial para decretar o vencedor e uma possível punição ao Fener.
O Fenerbahçe garantiu que pagou pela carga de ingressos que seria destinada à sua torcida. Após alguns momentos de comemoração no campo de Sanliurfa, o Galatasaray fez uma partida exibição com titulares e reservas para os seus torcedores presentes no local.
Jogadores do Galatasaray comemoram título da Supercopa da Turquia, após time sub-19 do Fenerbahçe abandonar partida
Stringer/Reuters
O Fenerbahçe vai deixar a liga turca?
A Assembleia Geral do dia 2 de abril adiou essa decisão. No entanto, foi autorizado o estudo para uma possível estruturação do clube no exterior. Não há qualquer informação sobre potencial liga que possa receber o Fenerbahçe. Uma nova assembleia deve ocorrer no fim da temporada.
Embora siga na liga, o Fenerbahçe decidiu não participar das próximas duas edições da Copa da Turquia, ou jogá-las com o time sub-19, como ocorreu na Supercopa.
A sete rodadas do fim, o clube é o segundo colocado do Campeonato Turco 2023/24, com 82 pontos, dois a menos que o líder Galatasaray.
Sócios do Fenerbahçe participam e votam em Assembleia Geral em estádio do clube
Umit Bektas/Reuters

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours