Euro: atacante da Albânia é suspenso por dois jogos por cânticos ofensivos

3 min read
Mirlind Daku é punido por pegar megafone e cantar “F… os macedônios”, após empate da seleção de Sylvinho com a Croácia Jogador da Albânia faz cânticos ofensivos contra os macedônios após jogo na Euro
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
O atacante Mirlind Daku, da Albânia, foi suspenso pela Uefa por dois jogos por cânticos ofensivos contra os macedônios, registrados após o empate com a Croácia. O jogador, que foi reserva nas duas rodadas da Euro até agora, só voltará a ficar disponível em uma eventual partida de quartas de final pela seleção comandada pelo brasileiro Sylvinho.
Daku, de 26 anos, pegou um megafone da torcida e cantou:
“F… os macedônios, f… os macedônios!”
Croácia 2 x 2 Albânia | Melhores momentos | 2ª rodada | UEFA Euro 2024
+ Veja tudo sobre a Euro 2024
A Uefa suspendeu o jogador por “não cumprimento dos princípios gerais de conduta, por violação das regras básicas de conduta digna, por utilização de eventos esportivos para manifestações de natureza não esportiva e por descrédito do esporte futebol”.
O vídeo com o momento se espalhou, e Daku fez um pedido de desculpas nas redes sociais depois do 2 a 2 com os croatas.
– Como qualquer jogador, nesses momentos em que as emoções estão em outro nível, onde só quem está em campo pode entender, é difícil descrever o sentimento de jogar por sua seleção, por esses incríveis torcedores, que dão um amor sem limites (…). Sentindo que ofendi alguém depois da partida com a Croácia, o efeito do jogo cobra seu preço, continuo trabalhando junto com todo o grupo pelos nossos sonhos.
“O perdão é honroso e sinto uma obrigação moral e profissional de fazê-lo, por todos aqueles que foram feridos”, escreveu.
Mirlind Daku pega o megafone e faz cânticos contra macedônios, após empate da Albânia contra a Croácia
Sergei Mikhailichenko/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Daku, que joga no Rubin Kazan, da Rússia, não saiu do banco contra a Itália e atuou os cinco minutos finais do empate com a Croácia. Ele não se manifestou depois da punição. A Federação Albanesa se limitou a informar a decisão da Uefa.
Nacionalistas albaneses idealizam uma Grande Albânia, cujo território abrangeria partes atuais de Montenegro, Sérvia, Grécia e a Macedônia do Norte. Os dois jogos da equipe na atual edição da Euro registraram cânticos das torcidas que enaltecem essa rivalidade.
A Sérvia denunciou as federações da Albânia e da Croácia depois que as torcidas dos dois países cantaram “mate os sérvios” na partida pela Euro. As duas seleções foram multadas pela Uefa. Até agora, a Federação Albanesa soma € 84.875 (R$ 492,9 mil) em multas por problemas com sua torcida na Euro.
Com um ponto no Grupo B, a Albânia pega a Espanha nesta segunda-feira, às 16h (de Brasília), pela última rodada. Croácia e Itália se enfrentam no mesmo horário. A seleção de Sylvinho precisa vencer para ter chances de ir às oitavas. A classificação é possível com um empate, mas com uma grande combinação de resultados.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours