Eurocopa 2024: Alemanha cria centro internacional para evitar terrorismo

2 min read
Organização da Euro adota medida inédita para garantir a segurança durante o evento; mais de 300 especialistas de 24 países diferentes trabalharão juntos no monitoramento Atentados terroristas, ações de extremistas e ataques cibernéticos. A segurança é a maior prioridade dos organizadores da Eurocopa de 2024. Pensando nisso, a Alemanha resolveu criar uma iniciativa inédita na história do torneio: um Centro de Cooperação Internacional de Polícia (IPPC), com mais de 300 especialistas, de todas as nações participantes.
+ Confira a tabela da Eurocopa de 2024
Eurocopa 2024: a 100 dias do início, Uefa lança vídeo comemorativo
O comitê organizador da próxima Eurocopa espera até 2,7 milhões de espectadores, em 51 jogos. Além disso, há a segurança das 24 seleções, que estarão baseadas em diferentes lugares da Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho. As chamadas “fan zones” poderão receber até 12 milhões de pessoas.
— Desde o início, a segurança foi a maior das nossas prioridades — afirmou o ex-jogador Philipp Lahm, presidente do comitê organizador da Euro-2024, à AFP.
No mês passado, autoridades da Alemanha entraram em alerta diante da possibilidade de ataques terroristas durante a Eurocopa. O Centro de Cooperação Internacional de Polícia atuará junto com o governo do país, a Europol e a Uefa, para monitorar e coordenar medidas de segurança.
O centro, que ficará na cidade de Neuss, contará com uma sala de 500 metros quadrados, equipada com 129 computadores e um telão de 40 metros quadrados.
— Cada país conhece melhor que qualquer outro seus causadores de problemas, os especialistas estrangeiros presentes poderão identificá-los mais rapidamente — explicou Oliver Strudthoff, diretor do IPCC.
O contexto internacional tem potencializado ameaças ao evento, com conflitos no Oriente Médio e a Guerra na Ucrânia. A Alemanha vai reforçar a presença policial nas fronteiras com seus nove países vizinhos, assim como nos aeroportos.
+ Eurocopa 2024: seleções poderão inscrever até 26 jogadores cada
Segurança é a maior preocupação dos organizadores da Eurocopa de 2024
Getty Images

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours