Flamengo já sente os efeitos do calendário em preparação para sequência com sintético e altitude

5 min read
Clube faz planejamento cauteloso já no início da temporada e busca alternativas para não sofrer com lesões a longo prazo O Flamengo engatou duas vitórias nas duas primeiras rodadas do Brasileirão e chegou à liderança da competição após mais de três anos. A folga estratégica nesta quinta após o jogo contra o São Paulo faz parte do planejamento rubro-negro em meio a uma sequência incômoda.
+Atuações do Flamengo: De la Cruz e Luiz Araújo são os melhores em vitória contra São Paulo; dê suas notas
Tite – Flamengo x São Paulo
André Durão
Os próximos compromissos envolvem gramado sintético e uma altitude de 3.640m em La Paz. Dois cenários que, rotineiramente, acendem o alerta do clube. Flamengo enfrenta o Palmeiras no Allianz, domingo, e o Bolívar, na Bolívia, na quarta.
+Após vitória, Tite explica gestão de atletas no Flamengo
+Flamengo volta a liderar o Brasileirão após 115 rodadas
A estratégia é analisar jogo a jogo, mas por conta dessas duas peculiaridades, a comissão técnica trabalha com ainda mais cautela no planejamento da próxima semana. Principalmente em prol da dosagem dos atletas. Um exemplo? Arrascaeta ficou fora da partida contra o São Paulo.
– Hoje tivemos que tirar o Arrascaeta. Tu acha que eu quero tirar o Arrascaeta? Eu fico aqui com… “Ah, tirou o 10 do time”. – Eu fico aqui exposto por tirar. Mas não dá. Vou estourar o cara nessa sequência de jogos? Agora é fácil. Mas e antes para tirar o 10? Então por isso que passo essa mensagem para todos os atletas. Daqui a pouco vai ter a necessidade, é inevitável a necessidade. Inevitável a troca de todos os setores, ou numa entrada, como aconteceu – comentou Tite em coletiva após a partida.
Melhores Momentos | Flamengo 2×1 São Paulo
Já em abril, o Flamengo sente os efeitos do calendário apertado que vive o clube que disputa três competições. Esta é apenas a terceira semana em que a equipe disputa jogos quarta/domingo e já procura alternativas para não sofrer com lesões a longo prazo.
– Primeiro é preparar para o jogo no sintético, depois preparar para o jogo na altitude. Fica muito difícil projetar. Primeiro temos que recuperar, ver sexta-feira como estão atletas, ver o que a gente pode continuar fazendo para domingo. Depois é ver na sequência – comentou Matheus Bachi, auxiliar de Tite durante a coletiva.
O primeiro jogo desta sequência foi com força máxima na partida de ida da final contra o Nova Iguaçu. Logo depois, o Fla foi até a altitude de Bogotá enfrentou o Millonarios. Por lá, Tite descansou Léo Pereira, Ayrton Lucas e Luiz Araújo. De la Cruz ficou fora por quadro viral.
Como o Carioca era prioridade, o Flamengo voltou com força máxima no segundo jogo contra o Nova Iguaçu mesmo já tendo a vantagem de 3 a 0. E repetiu contra o Palestino no Maracanã pela Libertadores. Na estreia do Brasileirão, contra o Atléico-GO, Varela ficou de fora por conta de quadro viral.
Arrascaeta e De la Cruz conversam em treino do Flamengo
Marcelo Cortes / CRF
Monitorando e fazendo análise individual de cada atleta com dados de diversos setores, a comissão técnica ligou o alerta para a partida contra o São Paulo. Arrascaeta, Luiz Araújo, De la Cruz, Ayrton Lucas e Pedro foram os principais que apontaram desgaste físico. Mas só os dois primeiros começaram no banco. Os outros foram a campo com a minutagem pré-estabelecida.
O elenco folga na quinta e se reapresenta na tarde de sexta-feira. Serão duas sessões de treinamento para definir o time que enfrentará o Palmeiras, levando em conta o gramado sintético do Allianz e a altitude de La Paz que virá na sequência.
Sequência do Flamengo
30/03: Nova Iguaçu 0 x 3 Flamengo – força máxima*
02/04: Millonarios 1 x 1 Flamengo – três alterações
07/04: Flamengo 1 x 0 Nova Iguaçu – força máxima
10/04: Flamengo 2 x 0 Palestino – força máxima
14/04: Atlético-GO 1 x 2 Flamengo – uma alteração
17/04: Flamengo 2 x 1 São Paulo – duas alterações
21/04: Palmeiras x Flamengo
24/04: Bolívar x Flamengo
28/04: Flamengo x Botafogo
01/05: Flamengo x Amazonas

*Força máxima é considerada como o time que mais foi a campo com Tite: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Pulgar, De la Cruz, Arrascaeta, Luiz Araújo, Pedro e Everton Cebolinha.
“Sem ilusão porque o Flamengo é líder antes da hora “, aponta Arthur | Voz da Torcida
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp
🗞️ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours