Fluminense mira recorde do Palmeiras em estreias e defende invencibilidade na Libertadores

8 min read
Tricolor só está atrás do Alviverde entre clubes brasileiros com melhor aproveitamento em estreias, e também não sabe o que é perder em logo na 1ª rodada O Fluminense faz a sua primeira partida na Conmebol Libertadores nesta quarta-feira, diante do Alianza Lima, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Alejandro Villanueva. Além de iniciar a caminhada pela defesa do seu título, já que é o atual campeão, o Tricolor também joga para manter uma escrita: nas nove edições anteriores que disputou da competição, nunca foi derrotado na estreia.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Fluminense no WhatsApp
Marcello Neves traz informações sobre o Fluminense direto de Lima
O Fluminense soma cinco vitórias e quatro empates nas primeiras nove edições que disputou. O aproveitamento é de 70,37%.
Os números dão ao Fluminense a condição de ser o segundo brasileiro com melhor aproveitamento em estreias de Libertadores. O Tricolor só perde para o Palmeiras neste quesito, com os Alviverdes somando 88,89% — são 15 vitórias e três empates.
Curiosamente, diante do Alianza Lima, o Fluminense repetirá um fato que iniciou a campanha do título: em 2023, também fez a sua estreia em Lima, no Peru. Na ocasião, venceu o Sporting Cristal pelo placar de 3 a 1. A partida acontece no Estádio Monumental. O ge relembra as estreias na competição:
1971: Palmeiras no primeiro jogo
Fluminense, Libertadores 1971
Reprodução / Jornal dos Sports
Embalado pelo título brasileiro de 1970, o Fluminense fez seu primeiro jogo na competição logo contra o Palmeiras. Em São Paulo, o time de Mário Jorge Zagallo venceu por dois a zero, com dois gols do atacante Flávio Minuano.
Mesmo com a vitória na estreia, a equipe não conseguiu se classificar para a segunda fase. Nos dois últimos jogos da fase de grupos, o Flu perdeu para o modesto Deportivo Itália, da Venezuela, e sofreu a revanche do Palmeiras, que foi o único time que avançou no grupo – o Deportivo Galicia, também da Venezuela, foi o lanterna da chave.
1985: clássico contra o Vasco na estreia
Fluminense, Libertadores 1985
Reprodução / Jornal dos Sports
O roteiro da Libertadores de 1985 foi parecido com a de 1971. Campeão brasileiro de 1984, o Flu estreou no torneio continental do ano seguinte contra o Vasco. O clássico naquela época reunia grandes jogadores. Do lado tricolor, o “Casal 20” formado por Washington e Assis vivia seu auge. Já no Vasco, Roberto Dinamite auxiliava Romário nos primeiros passos da carreira.
A partida foi a altura dos craques que estavam em campo. Romerito (duas vezes) e Leomir marcaram para o Tricolor, enquanto Roberto Dinamite e Nenê (também duas vezes) balançaram as redes para o Vasco no empate em 3 x 3 no Maracanã.
O grupo da morte, porém, complicou a vida do time do técnico Nelsinho. A equipe perdeu duas vezes para o futuro campeão Argentinos Juniors, empatou novamente com o Vasco e teve um empate e uma derrota para o Ferro Carril Oeste, da Argentina. Com apenas quatro pontos, o Flu terminou a fase de grupos sem a classificação, em terceiro lugar.
2008: empate com a LDU, futuro algoz
Elenco do Fluminense vice-campeão da Libertadores em 2008
GloboEsporte.com
Depois de 23 anos sem disputar uma única edição, o Fluminense voltou a Libertadores em 2008 para fazer sua melhor campanha. Na estreia, o time empatou sem gols contra a LDU na altitude de Quito, no Equador.
O resto da campanha, porém, foi quase perfeita. Invicto, o time avançou em primeiro lugar no grupo que ainda tinha o Arsenal de Sarandí e o Libertad. Classificada em segundo lugar na chave, a LDU se tornou algoz do Flu no decorrer da competição, ao vencer o Tricolor nos pênaltis na final e conquistar a taça em pleno Maracanã.
2011: empate com Argentinos Juniors
Melhores momentos: Fluminense 2 x 2 Argentinos Juniors pela grupo 3 da Libertadores 2011
Em 2011, novamente o Fluminense se classificava para a Libertadores após ser campeão brasileiro no ano anterior. Desta vez, a estreia foi no Estádio Nilton Santos contra o Argentinos Juniors. Em alta na época, Rafael Moura balançou as redes duas vezes para ajudar o Tricolor a sair com o empate em 2 a 2.
No grupo mais disputado daquela edição – o líder América, do México, e o Nacional, do Uruguai, completavam a chave -, o Flu conseguiu avançar às oitavas graças a vitória contra o próprio Argentinos Juniors, na Argentina, em jogo que ficou marcado por uma confusão generalizada em campo.
2012: Fred garante vitória contra o Arsenal de Sarandí
Santiago Silva – Fluminense 1×1 Boca Juniors – Libertadores 2012
AP
Com um dos melhores elencos do Brasil na época, o Fluminense derrotou o Arsenal de Sarandí na estreia, por 1 a 0, com gol de Fred. O time avançou em primeiro lugar no grupo que ainda contava com Boca Juniors e Zamora, da Venezuela.
Após eliminar o Internacional nas oitavas de final, o Tricolor acabou caindo para o finalista Boca Juniors nas quartas. Com vários desfalques, a equipe perdeu o primeiro duelo em jogo polêmico por 1 a 0, na La Bombonera, e empatou na volta em 1 a 1.
2013: golaço de Fred salva o Flu na Venezuela
Jean em ação em Fluminense x Olimpia em 2013
Nelson Perez / Fluminense FC
O ano de 2013 marcou a primeira vez em que o time conseguiu chegar a três Libertadores seguidas em sua história. O primeiro jogo foi com a cara da competição. Em um confronto difícil contra o Caracas, na capital venezuelana, o Flu saiu vitorioso graças a um golaço de Fred.
O time foi líder da chave que ainda tinha o Grêmio, o Huachipato, do Chile, e o Zamora, da Venezuela. Nas oitavas de final, a equipe eliminou o Emelec, do Equador, mas acabou deixando o torneio nas quartas após falha de Diego Cavalieri contra o Olímpia, do Paraguai.
2021: estreia dura contra o River Plate
Melhores momentos: Fluminense 1 x 1 River Plate, pela 1ª rodada da Libertadores
Em 2021, o Flu voltava a Libertadores após oito anos sem disputar a competição, e logo com um adversário duro pela frente: o River Plate. Os argentinos abriram o placar no Maracanã com Montiel, após pênalti cometido por Marcos Felipe em cima de Borré. O meia Cazares, porém, entrou no segundo tempo e mudou o jogo. Com grande atuação, o equatoriano foi fundamental no gol de empate marcado por Fred.
A equipe passou em primeiro lugar, seguida pelo River Plate, em segundo. Os colombianos Junior Barranquilla e Santa Fé ficaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente. Após passar pelo Cerro Porteño, do Paraguai, nas oitavas, a equipe caiu para o Barcelona de Guayaquil, nas quartas.
2022: a primeira pré-Libertadores
Os gols de Millonarios 1 x 2 Fluminense, pela Libertadores
No ano retrasado, o Fluminense disputou pela primeira vez a fase prévia da Libertadores e acabou eliminado antes de alcançar a fase de grupos. Mas estreou com vitória no primeiro mata-mata em Bogotá, na Colômbia, contra o Millonarios a uma altitude de 2.552 metros acima do nível do mar. Em um estádio lotado, o Tricolor fez valer sua qualidade técnica para fazer 2 a 1 e levar a vantagem ao Rio.
Os colombianos até saíram na frente com um gol de Sosa com só seis minutos de jogo, mas o Fluminense reagiu no fim do primeiro tempo e empatou com David Braz. Na etapa final, o artilheiro Germán Cano (sempre ele!) apareceu para virar a partida. A classificação tricolor foi confirmada com um 2 a 0 no jogo da volta em São Januário (o Maracanã estava fechado para troca do gramado).
2023: o início da campanha do título
Sporting Cristal 1 x 3 Fluminense | Melhores momentos | CONMEBOL Libertadores 2023
O Fluminense estreou com o pé direito na Libertadores. No primeiro jogo de Marcelo, o Tricolor venceu o Sporting Cristal de virada, por 3 a 1, no Estádio Nacional de Lima, no Peru. O time começou perdendo a partida após bobeada de Felipe Melo que gerou o gol de Grimaldo. Ainda no primeiro tempo, porém, Cano conseguiu o empate após cobrança de escanteio. Na etapa final, o argentino fez mais um depois de lindo passe de Marcelo para Arias dar a assistência. Já no fim, o zagueiro Vitor Mendes deu números finais a partida com um belo gol de cabeça.
No dia 4 de novembro de 2023, o Fluminense viria a conquistar a Conmebol Libertadores.
+ Leia mais notícias do Fluminense
🎧 Ouça o podcast ge Fluminense 🎧
Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours