Histórico e desafiador: Seleção volta a Wembley para batismo de Dorival e com tabu a ser quebrado

4 min read
Brasil nunca venceu após reinauguração em 2007. Com mais de 100 anos de tradição, estádio nunca recebeu um jogo de Pelé e viu brasileiros triunfarem apenas duas vezes, em 81 e 95 Um desafio imponente e com cara de batismo para o início da era Dorival Júnior na seleção brasileira. Enfrentar a Inglaterra em Wembley costuma ser uma das missões mais difíceis e honrosas para qualquer equipe, e com o Brasil vem acompanhada de um desafio: vencer pela primeira vez em um dos palcos mais tradicionais do mundo do futebol após a modernização.
Wembley recebe a Seleção após sete anos
Reuters
Com o peso de mais de 100 anos de história, Wembley carrega consigo fatos relevantes na relação com o Brasil. Pelé, por exemplo, nunca jogou no estádio que recebeu a final da Copa do Mundo de 1966. São 12 partidas da seleção principal com sete empates, três vitórias inglesas e apenas duas brasileiras, ambas antes da reforma realizada entre 2003 e 2007.
Retrospecto da Seleção em Wembley
12 jogos
3 vitórias da Inglaterra
2 vitória do Brasil
7 empates
14 gols da Inglaterra
13 gols do Brasil
Inaugurado em 1923, Wembley teve sua construção original demolida para que uma arena moderna e multifuncional fosse erguida no mesmo local. Com capacidade para 90 mil torcedores, o novo estádio hoje é palco de shows, jogos de rúgbi e poucas partidas de futebol: apenas da seleção inglesa, finais de Copas e jogos de acesso das ligas profissionais.
A relação com o futebol brasileiro é tão forte, porém, que foi a Seleção a convidada para a reinauguração em 1º de junho de 2007 em empate por 1 a 1. Terry abriu o placar e Diego Ribas igualou já nos acréscimos. O novo Wembley recebeu o Brasil ainda em 2013 para vitória inglesa por 2 a 1, gols de Rooney, Lampard e Fred, e no 0 a 0 em 14 de novembro de 2017.
Seleção perfilada na última vez em Wembley: 0 x 0 em 2017
Pedro Martins / MoWA Press
Os capítulos pré-era Moderna, no entanto, é que reservam as melhores memórias para o Brasil. Após ser superado na primeira visita por 4 a 2, em 1956, e empatar em 1963 e 1978, a Seleção venceu pela primeira vez em 12 de maio de 1981: 1 a 0, golaço de Zico. Quinze anos depois, a geração do tetra repetiu a dose com um jovem Ronaldo Fenômeno como protagonista.
Brasil e Inglaterra fizeram a final da Copa Umbro em 11 de junho de 1995, um ano depois do título nos EUA, e o time comandado por Zagallo fez 3 a 1 de virada. Le Saux abriu o placar, mas Juninho Paulista, Ronaldo e Edmundo garantiu uma imponente vitória. A escalação naquele dia tinha: Zetti, Jorginho, Aldair, Márcio Santos e Roberto Carlos; Dunga, Cesar Sampaio, Zinho, Juninho; Edmundo e Ronaldo. Ronaldão, Leonardo e Giovanni entraram.
Em 1995, Brasil vence a Inglaterra por 3 a 1 em Wembley
Derrotas na olímpica e feminina
A história do Brasil em Wembley vai além da equipe principal masculina e com recordações que não são das melhores. Já após a modernização, a Seleção viveu momentos decisivos pela Olímpica e pela Feminina, mas acabou derrotada em ambos.
Neymar, o principal astro da seleção brasileira em Londres 2012, desaba após a derrota no gramado de Wembley
AFP
A então inédita medalha de ouro escapou pelas mãos de um Brasil favorito sob o comando de Neymar e com Mano Menezes como treinador nos Jogos de Londres-2012. Com peças como Thiago Silva, Hulk e Oscar no time titular, a Seleção foi derrotada por 2 a 1 para o México em uma final traumática pelo gol sofrido após erro individual logo no primeiro minuto e domínio mexicano. Oribe Peralta marcou os dois gols para Hulk descontar já nos acréscimos.
Naquela mesma Olimpíada, Brasil e Inglaterra disputaram o primeiro jogo entre mulheres no tradicional palco. Houghton, logo aos dois minutos, deu a vitória para as britânicas.
Andressa Alves comemora empate em Inglaterra x Brasil, pela Finalíssima, em 2023
Reuters/Andrew Boyers
Em abril do ano passado, a seleção feminina voltou a Wembley, dessa vez para uma decisão emocionante, mas acabou superada pela Inglaterra na Finalíssima. O jogo que reúne as campeãs da Eurocopa e da Copa América terminou nos pênaltis após Andressa Alves empatar já aos 48 do segundo tempo. As inglesas ficaram com a taça por 4 a 2.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours