John Textor skatista? Dono do Botafogo foi prodígio nos anos 70 e rivalizou com lenda na infância

3 min read
Vídeo do norte-americano andando de skate no Rio de Janeiro viralizou na internet; executivo da SAF Alvinegra só não foi profissional por uma lesão Noite de sexta-feira. No caminho ao aeroporto, após deixar um evento do Botafogo , realizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, John Textor avista o Aterro do Flamengo, tradicional ponto de lazer da cidade. Ele pede para o motorista parar o carro. Desce do veículo e vai até uma pista de skate. Algumas pessoas estão andando,e ele pede um skate emprestado para um homem que lhe reconhece. O momento é gravado e viraliza na internet (veja no vídeo abaixo).
John Textor viraliza andando de skate em pista no Rio de Janeiro
+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora
O skate não é novidade na vida de Textor. Na verdade, foi o primeiro contato do executivo com o esporte. Hoje bilionário e dono de quatro clubes ao redor do mundo, o norte-americano era considerado um prodígio do skate quando tinha 12 anos.
Nos anos 70, ainda criança, John competia em torneios de skate freestyle na Califórnia. As modalidades de destaque dele eram o Bowl Riding (atual modalidade “Park” nas Olimpíadas) e as provas livres, quando era colocado em um plano reto com alguns obstáculos para fazer manobras – algo parecido com o “Street” da atualidade.
Textor era tão bom que, mesmo aos 12 anos, entrou na “The Sims”, uma das equipes de skate mais famosas da história dos Estados Unidos. Nos anos 90, quando a empresa andava mal financeiramente, o norte-americano comprou a companhia e a salvou da falência. Atualmente, a equipe de skate acabou e esta virou uma conceituada marca de peças e equipamentos para skates.
Leia mais sobre o Botafogo:
+ STJD dá prazo de três dias para John Textor, do Botafogo, apresentar provas de corrupção
+ Textor, do Botafogo, diz haver corrupção no Brasileirão: “Tenho juízes gravados reclamando de não terem propinas pagas”
John Textor andando de skate
Reprodução
Rivalidade com lenda
Rodney Mullin é um dos maiores nomes da história do skate. Se você nunca ouviu falar, ele é considerado um dos inventores de manobras como ollie no solo, kickflip e heelflip – manobras completamente comuns para qualquer profissional atualmente.
Mullin deu os primeiros passos – ou remadas – nos anos 70 em competições na Califórnia… junto com John Textor. O atual dono da SAF do Botafogo rivalizou com uma das maiores lendas do esporte – e não ia mal.
Em novembro de 1978, Textor foi campeão de Bowl Riding no “PepsiNova Team Challenge”, um dos principais torneios de skate da época patrocinados pela empresa de refrigerantes. Aos 12 anos, o jovem ganhou US$ 4 mil pelo troféu.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
Registro da revista “National Skateboard Review” destacando Textor como um dos melhores competidores
National Skateboard Review
A edição de novembro de 1978 da “National Skateboard Review” destacou o desempenho de John Textor, afirmando que o jovem foi o “competidor notável” na categoria sub-12.
Textor seguiu na carreira de skatista até o começo dos anos 80, até sofrer uma grave lesão. Durante uma prova, ele caiu e lesionou a cabeça. Após ficar internado, abriu mão da carreira e focou nos estudos.
+ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours