Maestro do Vasco, Payet já decidiu classificações com pinturas e gols de falta; veja desempenho

6 min read
Vasco aposta no bom início de ano do camisa 10 para as decisões no Carioca e Copa do Brasil que tem pela frente; ge levanta gols e atuações do francês em jogos de mata-mata na carreira Com quatro vitórias consecutivas e há sete partidas sem perder, o Vasco chega embalado para um momento importante da temporada, com decisões no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil pela frente. E conta, principalmente, com o brilho de Payet.
+ Contratações do Vasco para 2024: veja quem chega e quem vai embora
Payet vive boa fase, com dois gols e quatro assistências em 2024
O time de Ramón Díaz vai a campo nesta quinta-feira para enfrentar o Água Santa, em São Januário, pelo jogo único da segunda fase da Copa do Brasil. A equipe que vencer avança. E nos dois finais de semana seguintes, tem semifinal do estadual: o Vasco pega o Nova Iguaçu.
Payet ainda vai completar seu primeiro ano de Vasco . Nesse tempo, teve a oportunidade de disputar apenas um jogo mata-mata, mas não viajou por um problema de saúde e desfalcou a equipe na vitória sobre o Marcílo Dias, pela primeira fase da Copa do Brasil. A partida desta quinta será sua estreia com a camisa vascaína nesse tipo de competição, portanto.
Payet em ação pelo Vasco
Thiago Ribeiro/AGIF
Na carreira, o histórico de Payet em jogos eliminatórios tem golaços, cobranças perfeitas de falta e atuações de gala.
O ge levantou o desempenho do meia francês: ao todo, foram 12 gols e 12 assistências em partidas mata-mata, levando em conta apenas competições oficiais (Liga Europa, Liga Conferência, Liga Europa, Copa da Inglaterra…) disputadas por Payet nas passagens por Nantes, Saint-Étienne, Lille, Olympique de Marselha e West Ham, além da Eurocopa de 2016, da qual foi vice-campeão com a seleção francesa.
Brilho na Eurocopa
Payet foi titular da grande maioria dos jogos na Euro 2016, na campanha do vice-campeonato da França. Fez gol e deu assistências nas vitórias sobre Romênia e Albânia, na primeira fase. Já no mata-mata, ele teve atuação decisiva na classificação sobre a Islândia, que àquela altura era a surpresa da competição, nas quartas de final.
O meia fez o terceiro gol dos Bleus, finalizando cruzado de canhota de fora da área; e cobrou a falta na cabeça de Giroud no lance que fechou a vitória por 5 a 2. Veja os gols:
França não dá chances a zebra e está na semifinal da Eurocopa contra Alemanha
Gol de falta: especialidade da casa
A cobrança de falta é um dos pontos fortes de Payet. No ano passado, ele tirou um gol de falta da cartola para garantir a vitória do Vasco sobre o América Mineiro, em São Januário, que no final das contas foi muito importante na briga da equipe contra o rebaixamento.
O francês tem vários gols de falta marcados durante a carreira, alguns dos quais em confrontos de mata-mata. Talvez o mais lembrado deles seja o que ele anotou contra o Manchester United, no jogo de ida das quartas de final da Copa da Inglaterra 15/16 (veja abaixo). Na volta, o West Ham de Payet foi derrotado por 2 a 1 e acabou eliminado.
Initial plugin text
Golaço de Payet, do West Ham, contra o Manchester United
Tom Purslow/Manchester United
Na fase anterior da mesma competição, Payet já havia feito chover na goleada do West Ham por 5 a 1 sobre o Blackburn Rovers, com direito a dois gols e uma assistência do meia francês. Um dos gols foi nessa cobrança de falta:
Initial plugin text
Na temporada seguinte, Payet voltou a decidir uma partida eliminatória para o West Ham com uma cobrança de falta, desta vez pela Copa da Liga Inglesa.
O francês entrou no intervalo do jogo contra o Accrington Stanley e, aos 45 minutos do segundo tempo, no apagar das luzes, cobrou falta com perfeição para selar a vitória por 1 a 0 que classificou os Hammers para a quarta fase. Veja:
Veja gol de falta de Payet pelo West Ham em 2016
Os gols mais bonitos da carreira?
Foi em confrontos eliminatórios que Payet marcou dois gols que certamente estão entre os mais bonitos da carreira.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Vasco no WhatsApp
Na temporada 17/18, regido por Payet, o Olympique de Marselha fez grande campanha na Liga Europa e chegou à final. A derrota para o Atlético de Madrid na decisão é uma das grandes frustrações do camisa 10 do Vasco, que jogou muito naquele ano.
O meia deu uma assistência no confronto contra o Braga, pela segunda fase; fez dois gols e deu uma assistência nas vitórias sobre o Athletic Bilbao, nas oitavas; mais um gol e uma assistência nas quartas, contra o RB Leipzig; e três assistências nos duelos contra o RB Salzburg, na semifinal.
Golaço de Payet, do Olympique de Marselha, contra o RB Leipzig em 2018
Jean Catuffe/Getty Images
No segundo jogo contra o Leipzig, em que o Olympique venceu por 5 a 2, Payet marcou um golaço que volta e meia é compartilhado por torcedores nas redes sociais. No lance, ele recebe na entrada da área, se livra da marcação de Ilsanker com uma pedalada e coloca de três dedos na gaveta.
Veja:
Initial plugin text
Payet apresentou um recital nas duas partidas contra o RB Liepzig, tanto na Red Bull Arena quanto no Velódrome.
+ Leia mais notícias do Vasco
Initial plugin text
O outro gol de placa foi mais recente, na Liga Conferência 2021/22. O francês já havia sido destaque nos jogos contra o Qarabag, pelos playoffs, com um gol e duas assistências. Mas o lance mais memorável se deu na primeira partida contra o PAOK, nas quartas de final.
Aos 45 minutos do primeiro tempo, o turco Under cobrou escanteio pela direita para a entrada da área, a bola quicou uma vez antes de Payet acertar um chutaço de primeira, no ângulo Paschalakis (veja no vídeo abaixo). Inapelável. O outro gol do Olympique na vitória por 2 a 1 foi marcado por Gerson, hoje no Flamengo.
Initial plugin text
O Olympique de Payet e Gerson foi eliminado na semifinal da competição pelo Feyenoord, da Holanda.
🎧 Ouça o podcast GE Vasco 🎧
Assista tudo sobre o Vasco no ge, na Globo e no SporTV:

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours