Melhor do Brasil? Entenda por que gramado do estádio do Corinthians encanta até Abel Ferreira

5 min read
Elogiado por técnico do rival Palmeiras, piso da Neo Química Arena tem grama híbrida e sistema de refrigeração que espalha água e ar gelados a 100 km/h por dutos Com sistema de irrigação especial, gramado da Arena é o diferencial do Corinthians em casa
No último domingo, Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, afirmou que o gramado da Neo Química Arena, do Corinthians, é o melhor do Brasil. O ge, então, conversou com os responsáveis pelo plantio e também pela manutenção do local para saber qual é o segredo e por que o local é tão elogiado.
+ Siga o canal ge Corinthians no WhatsApp
André Amaral, diretor de operações da World Sports, empresa responsável por cuidar do gramado da arena corintiana, acredita que o sucesso está na peculiaridade do terreno de jogo do Corinthians.
– É a única arena do Brasil de gramado de High Grass Puro, que é uma grama de clima temperado, a grama que usam na Premier League, nos campos da Espanha e em quase todos os campos da Europa. Por isso acho que os estrangeiros até se sentem mais em casa aqui – declarou ao ge.
Mais notícias do Corinthians:
+ Rubão fica fora de viagem do Timão para a Argentina
+ Clube começa semana com clima quente nos bastidores
+ Abel diz que gramado do Corinthians é o melhor do país
Gramado da Neo Química Arena recebeu elogios de Abel Ferreira
Divulgação
– Tem algumas características diferentes da grama que temos no Brasil, a Bermuda. É um gramado híbrido com reforço sintético, que é um campo que machuca menos e drena sempre bem. Visualmente também é uma grama muito bonita. Acho que pesa todo o trabalho de manutenção e qualidade do gramado, sempre uma prioridade para o Corinthians – destacou.
A grama da Neo Química Arena tem 20 centímetros de fibra sintética inserida dentro do solo em que cresce a grama natural. Segundo André Amaral, esse modelo assegura maior estabilidade e é recomendado para os jogos de elite da Fifa.
Sistema de refrigeração do gramado da Arena Corinthians
Alexandre Lozetti
– É obrigatório nas Copas do Mundo agora, vem se difundindo muito no Brasil. Temos algumas arenas assim aqui no Brasil como a do Grêmio, o Maracanã e acho que o estádio de Cariacica também é assim – acrescentou.
Para manter o nível, a Neo Química Arena conta com um sistema de refrigeração que custou mais de R$ 1 milhão e mantém o terreno entre 15 e 21 graus. Foi a solução encontrada, ainda na construção do estádio, para se sustentar o padrão diante das altas temperaturas brasileiras.
Refrigeração Gramado da Arena Corinthians
Alexandre Lozetti
O aparelho de refrigeração fica sob o gramado e é ligado conforme a necessidade. Dutos espalham água e ar gelados (em uma velocidade acima dos 100 km/h) por baixo do gramado, e oito sensores fornecem a temperatura, umidade e salinidade em tempo real.
Reuniões constantes entre arena, Corinthians e a World Sports ocorrem para assegurar a qualidade do gramado, que volta a receber jogo nesta segunda-feira: o time feminino do Timão encara a Ferroviária, a partir das 19h (de Brasília), pelo Brasileirão.
Três funcionários da World Sports permanecem 100% do tempo dedicados à manutenção do gramado da Arena. O encarregado principal tem mais de 20 anos de experiência e trabalhava no Pacaembu.
+ Leia mais notícias do Corinthians
Corinthians troca gramado da Arena depois de quatro anos
As avaliações detalhadas são levadas em consideração durante todo o ano para, no fim, o terreno ser renovado (às vezes com o replantio total, como ocorreu em 2018).
– Esse gramado é renovado quase todo ano. Vamos fazendo avaliações aqui junto com o Corinthians, com o time, e tentamos trocar pelo menos uma vez na temporada. Um ano sim, um ano não a gente remove todo o gramado antigo e semeia o novo – explicou.
– Essa é uma característica desse gramado que é diferente do Bermuda: podemos plantar por semente e aí sai do zero. Cada vez que fazemos isso é um gramado 100% novo. Mantemos as fibras, temos máquina para renovar o gramado sem estragar a fibra – finalizou Amaral.
Gramado da Arena Corinthians passando por manutenção
Grama sintética?
O gramado híbrido do Corinthians gera comparações com gramas sintéticas recentemente adotadas no Brasil. Além do Palmeiras de Abel Ferreira, o Athletico-PR e o Botafogo também usam um terreno de jogo não-natural no Campeonato Brasileiro.
Cuidado diário e reuniões constantes entre empresa, arena e clube planejam o gramado durante a temporada
Arquivo Pessoal
André Amaral não reprova o uso de grama sintética. Porém, na visão do especialista da Neo Química Arena, o que falta muitas vezes é um cuidado especial.
– Na minha opinião, o pessoal que tem gramado sintético acha que não precisa fazer manutenção porque ele é sintético. É aí que está o grande erro e é aí que acontecem os problemas com o gramado sintético, e quando acontece, sempre é um custo muito alto – finalizou.
🎧 Ouça o podcast ge Corinthians🎧
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge
e

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours