Nico Williams, da Espanha, apoia Vini Jr: “Insultam porque é grande jogador e negro”

3 min read
Jogador espanhol do Athletic Bilbao não esconde ter sofrido racismo no próprio país: “Futebol é para ser apreciado, não para insultar” Pouco antes da forte coletiva de Vinicius Junior sobre a luta contra o racismo, o atacante Nico Williams deu declarações em apoio ao brasileiro. Em entrevista ao Diario As, antes do confronto de terça-feira entre Espanha e Brasil, o atacante da seleção espanhola revelou já ter sofrido racismo no próprio país e afirmou que o craque do Real Madrid recebe insultos apenas por ser um ótimo jogador e ter a pele preta.
— Eles o insultam porque é um grande jogador e porque é negro. Isso é muito ruim e temos que cortar essas coisas. Futebol é para ser apreciado, não para insultar — respondeu Nico.
Nico Williams em ação pela Espanha durante amistoso contra Colômbia
Sebastian Frej/MB Media/Getty Images
Nico Williams deu a resposta acima quando questionado se Vinicius Junior era insultado apenas por ser negro ou por “vestir branco” (ser jogador do Real Madrid).
Na sequência, o atacante do Athletic Bilbao foi perguntado se já havia sofrido insultos de cunho racista na Espanha. Williams não se omitiu e confirmou ter passado por racismo na terra natal.
— Sim, é verdade que te insultam. Insisto que o futebol é para ser apreciado, não para insultar — disse.
Nesta segunda-feira, Vini Jr. deu fortes declarações sobre a luta contra o racismo na Espanha durante coletiva. O craque do Real Madrid, inclusive, revelou que sente “cada vez menos vontade de jogar” futebol.
— É cada vez mais triste. Cada vez eu tenho menos vontade de jogar. […] Acredito que seja muito triste tudo que eu venho passando a cada jogo, a cada dia, a cada denúncia vai aumentando. É muito triste, não só eu, mas todos os negros que sofrem no dia a dia. O racismo verbal é minoria perto de tudo que os negros passam no mundo — declarou Vini.
Vini Jr. se emociona ao falar do combate ao racismo
Durante a coletiva, um jornalista citou para Vini a declaração de Nico Williams e perguntou se o atacante do Real Madrid sentia apoio dos companheiros. O brasileiro respondeu postivamente e disse que recebe mensagens de apoio nas redes.
— Sim, acho que sim. Todos os jogadores me apoiam, me escrevem mensagens, aparecem na imprensa para me defender. Eles conhecem as dificuldades desta profissão. Pensar no que pode acontecer no campo é complicado. Quero fazer o melhor em campo. Eu sou assim, adoro jogar futebol — contou.
Mais cedo, o capitão do Real Madrid e lateral da Espanha Daniel Carvajal fez diversos elogios a Vinicius ao longo da conversa com os jornalistas e afirmou que a Espanha não é um país racista.
— Não é por aí. Não acho que a Espanha seja um país racista. Venho de um bairro humilde de Leganés, nunca houve problema… Tenho amigos de outra cor de pele, e nunca houve problema. Depois estão os casos de quem entra nos estádios para desafogar, que não deveria mais entrar nos estádios. Eles insultam com o que sabem que dói — destacou Carvajal.
Brasil e Espanha se enfrentam nesta terça-feira, às 17h30 (horário de Brasília), no Santiago Bernabéu, em amistoso que visa ser um marco na luta contra o racismo no país europeu. A TV Globo e o sportv transmitem a partida ao vivo, que terá todos os lances em tempo real no ge.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours