Novo calendário de datas Fifa busca preservar jogadoras; período em setembro será retirado a partir de 2026

4 min read
Entidade ainda anuncia Mundial de Clubes feminino com 16 clubes para o período entre janeiro e fevereiro de 2026. Classificação será por meio de competições continentais A Fifa divulgou na quarta-feira um calendário reformulado para as temporadas de 2026 a 2029. O principal objetivo é dar mais momentos de descanso às atletas entre os momentos com seus clubes e seleções. Por isso, foram reduzidos os números de datas Fifa, de seis para cinco. A data Fifa de setembro, a partir de 2026, passa a não existir mais justamente para, após grandes competições, jogadoras não precisarem novamente se deslocar para jogos de seleções. Vale lembrar que o período é o seguinte após disputas como Copas do Mundo, Jogos Olímpicos ou torneios continentais como Copa América.
Seleções terão novo calendário a partir de 2026
Lívia Villas Boas / CBF
Outra mudança no calendário foi a diminuição de tipos de data Fifa. Antes eram três formatos e agora ficam somente dois, distribuídos nos períodos de fevereiro/março, abril, maio/junho, outubro e novembro/dezembro.
Duas janelas serão as do tipo I a cada ano – maio-junho e outubro. Essas janelas terão nove dias de duração, sendo permitidas até duas partidas por seleções nacionais. Outras três janelas serão do tipo II – fevereiro/março, abril e novembro/dezembro. Essas janelas terão duração de 12 dias, sendo permitidas até três partidas por seleções nacionais.
A Fifa comenta que os ajustes feitos no tipo de janela II tem como objetivo beneficiar todo o ecossistema do futebol feminino. Com o começo sendo às terças-feiras, como é a previsão, as jogadoras teriam mais chance de descanso entre os compromissos pelo país e pelo clube. De acordo com a entidade, a intenção também é que as federações deem maior destaque às suas seleções femininas “planejando e programando mais futebol internacional às sextas-feiras, sábados e domingos, quando existem as melhores oportunidades possíveis de conexão de fãs e comercialização” dos jogos.
No novo desenho, haverá ainda ao menos 10 semanas entre os principais torneios globais, incluindo a Copa do mundo de 2027, e a janela internacional seguinte. Ou seja, evitando que atletas sejam sobrecarregadas com jogos sem um intervalo maior. Um detalhe: as seleções estarão jogando nas datas Fifa na mesma janela e ao mesmo tempo. A coordenação também visa uma maior organização para as ligas poderem se organizar da maneira mais apropriada. No total, durante o ano, os times nacionais poderão agendar um total de 13 partidas amistosas.
A preocupação da Fifa para adequar o calendário internacional também é dar oportunidades a atletas para que joguem em nível internacional com suas seleções já que muitas ligas ainda não são de um nível tão alto – de acordo com números da entidade, apenas 28% das ligas femininas no mundo são totalmente profissionais.
Alguns períodos estão já previamente bloqueados entre 2026 a 2029 para torneios oficiais de seleções. Entre eles, o período de treinos e disputa da Copa do Mundo de 2027 – entre 31 de maio a 25 de julho.
MUNDIAL DE CLUBES FEMININO
O torneio terá a mesma periodicidade do masculino e ocorrerá a cada quatro anos. No feminino, a primeira edição será em 2026. A disputa reunirá 16 clubes que serão definidos através da competições continentais – Libertadores, pela América do Sul. A Fifa ainda definirá o número de dias do torneio, mas planeja não fazer um número muito alto de partidas. O período será entre janeiro e fevereiro. O ano escolhido será justamente no intervalo entre disputas mundiais e olímpicas.
Com a competição, a Fifa planeja criar mais uma competição de peso para a exibição em grande estilo do futebol feminino. Além disso, formalizar mais uma competição em nível mundial que pode render financeiramente a todos os personagens envolvidos.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours