Opinião: seja qual for o campeão, Champions desta temporada guarda grande história

5 min read
Capítulo final da relação entre Reus e Dortmund, redenção de Kane, ascensão de Mbappé e coroação de Vini Jr… título da atual edição do maior campeonato de futebol da Europa necessariamente contará uma grande história Coroação de uma história de amor com um clube, redenção de um craque que nunca levantou uma taça, objetivo de um projeto alcançado após 13 anos e a possibilidade de um brasileiro conquistar o prêmio de melhor jogador do mundo. Qual é a melhor história para ser contada nesta Champions League?
Vencedor da Champions terá grande história para contar
Eddie Keogh/Getty Images | Angelika Warmuth/Reuters | Getty Images | Christophe Petit Tesson/EFE | Diego Souto/Getty images
Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Paris Saint-Germain e Real Madrid estão na disputa do título da edição 2023/2024. Entre os quatro clubes presentes nas semifinais do campeonato, cada um tem uma história interessante – seja de forma individual ou coletiva.
Uma história de amor e fidelidade
No último ano de contrato, o meia-atacante alemão Marco Reus pode coroar o relacionamento único que tem com o Borussia Dortmund, clube que o formou. Com 423 jogos e 168 gols pela equipe, ele virou ídolo e símbolo dos torcedores que vão ao estádio Signal Iduna Park.
Marco Reus
AFP
Desejado por gigantes europeus no passado, como Barcelona e Bayern de Munique, Reus rejeitou várias propostas para seguir no seu clube do coração – apesar de várias decepções. No seu período em Dortmund, foram sete vezes na segunda colocação da Bundesliga e um vice-campeonato na Champions, todas diante do Bayern.
Conquistar o maior campeonato da Europa, pelo seu clube do coração, no último ano de contrato – e possivelmente da carreira – seria a coroação dessa história de amor entre Marco Reus e Borussia Dortmund. Só seria melhor se fosse contra o Bayern.
Redenção de um craque sem título
Um dos melhores atacantes dos últimos anos, o inglês Harry Kane já foi artilheiro da Copa do Mundo de 2018 e maior goleador da Premier League em três oportunidades, mas nunca conseguiu vencer um título – foi vice na Champions em 2019.
Harry Kane comemora um dos gols marcados pelo Bayern de Munique contra o Eintracht Frankfurt
Getty Images
Sem conquistas com seleção inglesa e no Tottenham, o atacante assinou com o Bayern de Munique, clube que venceu a Bundesliga em 11 temporadas seguidas, só que essa sequência terminou logo no seu primeiro ano no clube alemão, pois Bayer Leverkusen fez uma campanha irretocável e ganhou o campeonato pela primeira e de forma invicta.
Apesar do azar de Kane, ele pode conquistar a Champions League e quebrar essa “maldição”. No primeiro confronto da semifinal disputada com o Real Madrid, o atacante inglês fez o gol da virada do Bayern, mas o time espanhol empatou e a partida terminou em 2 a 2. Ele ainda pode ser o artilheiro da competição, já que possui 8 gols, assim como Mbappé.
Projeto “concluído” e ascensão de Mbappé
Campeão da Liga Francesa pela 12ª vez no último domingo, o Paris Saint-Germain virou uma potência do futebol europeu recentemente, após ser adquirido e administrado pela Qatar Sports Investments, fundo de gestão esportiva sediada no Catar que assumiu o clube em junho de 2011.
Fundado em 1970, o PSG conquistou só dois dos 12 títulos antes disso. Milhões de euros foram injetados no clube ao longo desse período com um grande objetivo: conquistar a Champions League.
Mbappé comandou festa do PSG após goleada sobre o Barcelona na Champions
Getty Images
O time francês gastou muito, mas bateu na trave. Em 2020 foi derrotado na final pelo Bayern. Agora, com o atacante francês Kylian Mbappé como destaque, pode conquistar seu primeiro título da Champions.
Mbappé é um dos artilheiros do campeonato, com oito gols, e seria um forte candidato aos prêmios individuais após liderar e conquistar a primeira Champions da história do PSG. Seria fantástico para o camisa 7, que está de saída da França e deve atuar pelo Real Madrid.
Bola de Ouro de volta ao Brasil?
Vini Jr. Vinicius Junior Bayern x Real Madrid
Kirill Kudryavtsev/AFP
Em 2007, Kaká desbancava Cristiano Ronaldo e Messi e conquistava a Bola de Ouro e o prêmio de melhor jogador do ano concedido pela FIFA – hoje conhecido como The Best. Foi a última vez que um brasileiro foi escolhido como o grande craque da temporada.

Cerca de 16 anos depois, um jogador nascido em solo brasileiro pode conquistar essas premiações novamente. Usando a camisa 7, Vinícius Jr. lidera a equipe do Real Madrid.

O melhor jogador do time que conquista a Champions League costuma ser o grande favorito para levar os maiores prêmios individuais. Tudo isso é potencializado quando esse atleta atua em um clube gigante como o Madrid. oi assim com o atacante francês Karim Benzema em 2022.

A iminente conquista da La Liga ainda daria um peso maior para a temporada do atacante brasileiro.
Sorteio da Champions League – taça da Liga dos Campeões, a orelhuda
REUTERS
Veja o resultado do primeiro jogo entre Bayern e Madrid e datas das semifinais da Champions:
Jogos de ida:

30/4 – Bayern de Munique 2 x 2 Real Madrid
1/5 – Borussia Dortmund x PSG

Jogos de volta:

7/5 – PSG x Borussia Dortmund
8/5 – Real Madrid x Bayern de Munique
A final da Champions está marcada para o dia 1º de junho, no famoso estádio de Wembley, em Londres.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours