Os 50 melhores jogos da história do Brasileirão: veja a eleição do 10º ao 1°

9 min read
ge entrevista 86 especialistas para eleger as partidas memoráveis da competição Principal competição do país, o Campeonato Brasileiro começa neste sábado e vai até dezembro com mais 380 jogos para a história da competição. Com partidas quase toda semana, a temporada de 2024 promete emoção do início ao fim.
Para esquentar o clima do campeonato nacional, o ge ouviu 86 especialistas, entre jornalistas de diversos veículos e ex-jogadores de várias regiões do país, para uma eleição que determinasse quais foram os 50 maiores jogos da história do Brasileirão, de 1959 até 2023.
Qual o melhor jogo da história do Brasileirão?
Initial plugin text
Ao todo, 126 partidas foram escolhidas, espalhadas por 49 edições diferentes. Até a sexta-feira, véspera do início do Campeonato Brasileiro, o ge divulgará as 50 partidas mais votadas aos poucos.
Na última terça, divulgamos as partidas ranqueadas entre a 50ª e a 36ª posição. Na quarta, publicamos do 35º ao 21º jogo e, no dia seguinte, a lista do 20º ao 11º confronto.
Nesta sexta, véspera da abertura da edição 2024, você vê os dez maiores jogos de todos os tempos do Campeonato Brasileiro:
10° – Internacional 1×0 Cruzeiro – 1975
O primeiro título do Internacional do Brasileirão veio após um embate disputadíssimo com o Cruzeiro em jogo único no Beira-Rio. Apoiados por 90 mil pessoas, os colorados saíram na frente com o gol “iluminado” de Figueroa, de cabeça, no início do segundo tempo. O goleiro Manga também foi outro destaque, tendo conseguido segurar o poderio ofensivo de Nelinho, craque daquele Cruzeiro.
Em 1975, Internacional é campeão brasileiro de futebol
9° – Cruzeiro 6×2 Santos – 1966
Na final da Taça Brasil, o Cruzeiro de Tostão enfrentava o Santos de Pelé, então campeão das últimas cinco edições. O que não era esperado, pelo cruzeirense mais otimista, era um verdadeiro passeio. Logo no primeiro tempo, a Academia Celeste vencia por 5 a 0 um dos melhores times da história do futebol, com três gols de Dirceu Lopes. Na etapa final, o Santos voltou com tudo e diminuiu para 5 a 2, mas a noite era mesma mineira. Fim de jogo, vitória do Cruzeiro por 6 a 2. Na volta, 3 a 2 para os mineiros, e o primeiro título brasileiro celeste.
Em 1966, Cruzeiro vence o Santos por 6 a 2 no jogo ida da final da Taça Brasil
Tostão com o troféu da Taça Brasil de 1966
Acervo/Cruzeiro
8° – Vasco 4×1 Flamengo – 1997
A última rodada do quadrangular decidia a vaga na final, mas o jogo entre Flamengo e Vasco tinha caráter de eliminatória. Pela tabela, quem vencesse estaria na decisão. Em um Maracanã lotado para um legítimo Clássico dos Milhões, o Vasco tinha a vantagem do empate, mas não havia quem domaria um “Animal” solto em campo. Com show de Edmundo, sobretudo na etapa final, mesmo com um a menos, o Vasco construiu a goleada por 4 a 1 com três gols do atacante – com direito a dança na comemoração do último. O camisa 10 vascaíno eliminou o rival e classificou o time para a final na qual o Vasco se sagraria tricampeão brasileiro.
Em 1997, Vasco vence o Flamengo por 4 a 1 pelo Campeonato Brasileiro
Edmundo pelo Vasco em 1997
Arquivo / Vasco
7° – Fluminense 1×1 Corinthians – 1976
Em 1976, o Corinthians enfrentava um dos piores períodos de sua história com um jejum de 22 anos sem títulos. Curiosamente, a relação com sua torcida não estremeceu. Pelo contrário, foi fortalecida em um gesto de amor. Na semifinal do Brasileirão daquele ano, o Timão enfrentou o Fluminense em jogo único e mais 70 mil pessoas do “bando de loucos” invadiram o Rio de Janeiro. Em campo, o Flu saiu na frente, mas o Corinthians logo empatou com Ruço. Nos pênaltis, deu Timão, por 4 a 1, para a alegria de sua fiel torcida.
“Superclássicos”: relembre a invasão corintiana ao Maracanã em 1976
6° – Santos 5×2 Fluminense – 1995
No Pacaembu, o Santos operou um dos grandes milagres da história do Brasileirão. Depois de ter perdido o primeiro jogo da semifinal diante do Fluminense, por 4 a 1, o Peixe conseguiu o impossível ao fazer 5 a 2, com gols de Giovanni (duas vezes), Macedo, Camanducaia e Marcelo Passos. Aquele jogou transformou o meia Giovanni em “Messias” e marcou a simbiose entre time e torcida durante o intervalo, quando o Santos decidiu não descer ao vestiário e ficar no gramado.
Em 1995, Santos vence o Fluminense por 5 a 2 pela semifinal do Brasileiro
Giovanni em Santos x Fluminense 1995
Edu Garcia/Estadão Conteúdo
5° – Corinthians 2×3 Santos – 2002
Para os santistas, o título do Brasileirão de 2002 talvez seja a maior conquista após a era Pelé. Afinal, em crise financeira e sem dinheiro em caixa, o Peixe precisou apelar às categorias de base naquela temporada. A estratégia, que na verdade era uma necessidade, deu certo e contra todas as previsões o Santos chegou à decisão daquele ano para enfrentar o favorito Corinthians. No segundo e decisivo jogo da final, o Peixe fez 3 a 2, com gols de Robinho, Elano e Léo, e voltou a conquistar um título nacional após anos de jejum.
Os gols de Corinthians 2 x 3 Santos na final do Campeonato Brasileiro de 2002
Léo em disputa de bola contra Deivid, na final do Campeonato Brasileiro de 2002 entre Santos e Corinthians
Divulgação/Santos FC
4° – Botafogo 3×4 Palmeiras – 2023
Nos pontos corridos, a maior arrancada de um time rumo ao título foi a do Palmeiras. O jogo que marcou aquela campanha foi a virada em cima do Botafogo, no estádio Nilton Santos, quando o Fogão chegou a abrir 3 a 0 no primeiro tempo, mas viu o Alviverde buscar a virada com gols de Endrick (duas vezes), Flaco López e Gustavo Gómez. No fim da partida, quando o Botafogo ainda vencia por 3 a 1, o goleiro Weverton defendeu o pênalti e manteve o Verdão vivo no confronto. Com o triunfo, o Palmeiras ficou apenas três pontos atrás do Botafogo na tabela e, nas rodadas seguintes, passou o rival para ficar com o título.
Botafogo 3 x 4 Palmeiras – Gols – 31ª rodada do Brasileirão 2023
Endrick após marcar na vitória do Palmeiras sobre o Botafogo
Cesar Greco
3° – Guarani 3×3 São Paulo – 1986
A medalha de bronze da nossa lista fica com o segundo jogo da final de 1986 entre Guarani e São Paulo. O Brinco de Ouro foi palco de um dos jogos mais eletrizantes da história do Brasileirão. No tempo normal, empate em 1 a 1 – igualando o resultado da partida de ida. Pelo regulamento da época, o campeão seria decidido na prorrogação. No primeiro tempo, um gol para cada lado. Na etapa final, o Bugre fez o terceiro e tinha o título até o penúltimo minuto, quando Careca estufou a rede de perna esquerda e manteve o Tricolor vivo. Nos pênaltis, o São Paulo fez 4 a 3 e ficou com mais um título de campeão do Brasileirão.
Em 1987, São Paulo vence o Guarani e conquista o Campeonato Brasileiro de 86
Careca São Paulo 1986
Rolando de Freitas / Estadão Conteúdo
2° – Santos 4×5 Flamengo – 2011
Neymar de um lado, Ronaldinho Gaúcho do outro. Santos e Flamengo protagonizaram um dos jogos mais marcantes da história do futebol brasileiro na Vila Belmiro. O primeiro tempo terminou 3 a 3, com um golaço para cada um, e Elano perdendo pênalti de cavadinha, defendido por Felipe, que retrucou com embaixadinhas. Mesmo assim, o Santos fez 4 a 3 após o intervalo e voltou a ficar em vantagem, mas a noite era do “Bruxo”, que fez um lindo gol de falta por baixo da barreira para empatar e virou após um contra-ataque. Jogo com hat-trick de Ronaldinho, dois gols de Neymar, um deles premiado pelo Puskás e um enredo para a memória.
Os gols de Santos 4 x 5 Flamengo pelo Campeonato Brasileiro de 2011
Neymar e Ronaldinho Gaucho, em Santos x Flamengo de 2011
Agência Estado
1° – Flamengo 3×2 Atlético-MG – 1980
O primeiro lugar da lista de melhores jogos do Brasileirão junta o Flamengo de Zico contra o Atlético-MG de Reinaldo em uma decisão. O Maracanã, com mais de 154 mil pessoas, era o palco. Os rubro-negros precisavam da vitória e abriram o placar com Nunes. Os mineiros, que precisavam do empate, igualaram o placar com Reinaldo. Com um belo gol, Zico deixou novamente o Fla em vantagem. Na etapa final, mesmo lesionado e jogando no sacrifício, o craque do Atlético-MG empatou a partida outra vez calando o Maraca.
No entanto, o árbitro José de Assis Aragão expulsou Reinaldo, o que gerou muita revolta nos mineiros. Com um a mais, o Flamengo foi para cima e fez o terceiro, com Nunes, artilheiro das decisões. No fim, Palhinha e Chicão também foram expulsos, e o Galo não conseguiu reagir com oito jogadores. Vitória para o Flamengo, que conquistava seu primeiro título brasileiro.
Em 1980, Flamengo conquista o Campeonato Brasileiro ao vencer Atlético-MG
Como funcionou a eleição?
O ge explicou o regulamento da eleição e pediu aos votantes que enviassem 10 jogos, em ordem do 1º ao 10º, para a participação. O melhor jogo ganhava 10 pontos, assim sucessivamente até o 10º, que ganhava um ponto. O jogo Santos 4×5 Flamengo, de 2011, foi o mais citado, mas a final Flamengo 3×2 Atlético-MG, de 1980, venceu pela pontuação – com 542 pontos a 479.
Confira abaixo todos os votos e todos os jogos citados.
Votos da eleição
Ranking geral de votos

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours